Canelo Álvarez compartilha seus exercícios de treinamento com os seguidores

O boxeador Canelo Álvarez se tornou o melhor do mundo no peso por peso. O campeão mexicano compartilhou os segredos de treinamento que o levaram ao sucesso.
Canelo Álvarez compartilha seus exercícios de treinamento com os seguidores

Última atualização: 29 Novembro, 2021

Saúl Canelo Álvarez entrou para a história do boxe ao derrotar o americano Caleb Plant em Las Vegas no dia 7 de novembro. O mexicano deu um show no ringue e se tornou o primeiro campeão indiscutível do super médio. Suas qualidades no ringue são notáveis, mas é claro que para atingir seu desempenho máximo ele precisa seguir uma rotina rígida de exercícios. Conheça o treinamento que ajudou Canelo Álvarez a chegar ao auge da carreira.

Nascido em Jalisco, Guadalajara, em 18 de julho de 1990, Álvarez é mundialmente conhecido como Canelo. O apelido, dado pelo seu primeiro treinador quando ele tinha 15 anos de idade, tem a ver com a tonalidade avermelhada de seus cabelos, parecida com a coloração da canela. Atualmente ele detém os quatro cinturões da categoria e, aos 31 anos possui um invejável recorde de 57 vitórias (38 por nocaute), 1 derrota e 2 empates.

O tapatío (como são chamadas as pessoas naturais de Guardalajara) é considerado um dos melhores pugilistas de todos os tempos, depois de se consagrar em quatro categorias de peso diferentes.

Esta é a rotina de treinos de Canelo Álvarez

O campeão do super médio se submete a uma rígida rotina de treinamento para poder explorar todas as suas qualidades no ringue. Ele se levanta cedo, trabalha nos dois turnos de segunda a sábado e descansa aos domingos.

Aumentar a força, agilidade e resistência são fundamentais para enfrentar um combate. Com um perfil ativo nas redes sociais, o pugilista compartilha vídeos dos exercícios de preparação que realiza. Vejamos como é um dia de treino para Canelo Álvarez, o melhor boxeador do mundo atualmente.

Corrida matinal

Um pouco de running matinal é a atividade ideal para começar o dia. Os músculos ficam mais flexíveis e o corpo se enche de energia para realizar as tarefas do dia. Canelo sai para correr às 6 da manhã, corre meia hora por dia, e com isso sente uma maior disposição para a parte da tarde.

Executando o treinamento pela manhã.
As sessões de corrida pela manhã são o a primeira etapa para enfrentar uma rotina extenuante durante o resto do dia.

2 horas e meia de treinamento à tarde

A rotina do pugilista é perfeitamente cronometrada. Álvarez faz exercícios na academia das 14h30 às 17h. Três dias por semana, de forma intercalada, o trabalho é dedicado a exercícios dinâmicos de boxe e táticas a serem utilizadas de acordo com o rival a ser enfrentado.

Nos três dias restantes, as atividades estão focadas no combate. Estes são alguns dos exercícios que Canelo Álvarez realiza para aprimorar agilidade, velocidade, um corpo ideal para resistir à luta e, claro, a força dos seus punhos!

  • Abdominal: fortalecer o abdome é fundamental para resistir a golpes, pois essa área é propensa a recebê-los. Canelo os executa no estilo de bicicleta, canivete, prancha e com elevação de pernas.
  • Exercícios com bola: Trabalhar sobre a bola desenvolve equilíbrio e estabilidade.
  • Exercícios com faixa elástica: fortalece diferentes músculos em diversos exercícios. Elas ajudam a desenvolver uma maior resistência.
  • Agachamento: realizado com kettlebells  (um tipo de peso) para fortalecer as pernas, com apoio em uma bancada para trabalhar o tríceps. Ele também levanta mais de 100 quilos no exercício com barra para melhorar a postura, queimar calorias e desenvolver massa muscular.

O treinamento de combate que ele colocou em prática contra Plant

Na prévia da luta pela unificação do título, Canelo mostrou alguns dos movimentos e golpes que ele trabalhou com o seu treinador, Eddy Reynoso. Essas atividades foram transmitidas por meio da conta oficial do boxeador no Instagram.

Enquanto o coach o golpeava, o pugilista natural de Jalisco se esquivava com grande habilidade. Inicialmente o foco do treino era defesa, mas depois os papéis se alternaram e Canelo partiu para o ataque.

A força dos golpes do lutador pode ser percebida pelo movimento dos braços e pelo som do impacto. Felizmente o treinador tinha almofadas de treinamento para amortecer os golpes. Algo que Caleb Plant não poderia usar!

Dieta e descanso são essenciais

Uma boa alimentação é muito importante para um bom desempenho físico em competições de alto nível. É por isso que Canelo segue uma dieta rigorosa que inclui peixes e vegetais.

A carne vermelha foi eliminada do plano alimentar do tapatío, já que em 2018 ele viveu uma péssima experiência. Na ocasião, Álvarez testou positivo no controle de doping para o clenbuterol, uma substância que os fazendeiros mexicanos costumam introduzir na ração do gado, uma vez que ela ajuda a reduzir a gordura e aumentar a massa muscular dos animais.

Esta é a dieta atual do boxeador mexicano:

  • Café da manhã: ovos, presunto e suco de laranja.
  • Almoço: frango ou peixe (o preferido dele é salmão) e vegetais.
  • Jantar: frutas. As favoritas são uvas e maçãs.

O descanso também é um dos segredos para alcançar o rendimento máximo nos treinos, assim como nas lutas. Canelo geralmente tira cochilos curtos entre o turno da manhã e as atividades da tarde.

Ele também descansa aos domingos para se recuperar dos exercícios da semana. Além disso, ele enfatiza que um bom sono é suficiente para a recuperação. Ao contrário de outros grandes atletas de elite, Canelo prefere deixar de lado qualquer tipo de prática especial para acelerar a recuperação muscular.

O descanso é importante para a recuperação muscular.
Um descanso adequado melhora a recuperação muscular, por isso que não pode ser negligenciado nas rotinas de treinamento.

Anime-se e treine no ritmo da salsa!

Para competir no nível de Canelo Álvarez, é preciso ter um grande talento natural e dedicar uma vida inteira ao esforço e treinamento. No entanto, podemos adaptar as séries e pesos às nossas possibilidades, e nos encorajar a copiar alguns dos exercícios da rotina de exercícios dele.

A prática do boxe está cada vez mais difundida graças aos benefícios que ela traz ao corpo e à saúde em geral, tanto para homens quanto para mulheres. Ou seja, podemos fazer o treino de boxe sem precisar subir no ringue.

Por outro lado, apesar de sua concentração absoluta nos treinos, Canelo também se permite momentos de relaxamento e diversão. Isso foi demonstrado por meio do compartilhamento de vídeos nos quais ele combina movimentos de boxe a passos de dança, ao som de salsa.

Nada melhor do que fazer exercícios, sentir-se bem e se divertir com uma combinação de exercícios e boa música! Sinta-se como Canelo na sua casa e comece a treinar ao ritmo da salsa.

Pode interessar a você...

Fitboxing: o que é e quais são os seus benefícios?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Fitboxing: o que é e quais são os seus benefícios?

O fitboxing, uma prática que teve origem nos EUA, é uma atividade que vem ganhando popularidade entre as pessoas que querem ficar em forma.



  • Finlay MJ, Page RM, Greig M, Bridge CA. The association between competitor level and the physical preparation practices of amateur boxers. PLoS One. 2021 Sep 27;16(9):e0257907. doi: 10.1371/journal.pone.0257907. PMID: 34570828; PMCID: PMC8475992. Disponible en: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34570828/
  • Morton JP, Robertson C, Sutton L, MacLaren DP. Making the weight: a case study from professional boxing. Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2010 Feb;20(1):80-5. doi: 10.1123/ijsnem.20.1.80. PMID: 20190355. Disponible en: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20190355/