Benefícios do wasabi para a nossa saúde

· 8 de outubro de 2013
Graças à sua concentração de vitamina C, o wasabi aumenta as defesas do organismo, e seus efeitos antioxidantes nos protegem contra os efeitos dos radicais livres.

Propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas são apenas dois dos múltiplos benefícios do wasabi. É um produto muito utilizado na culinária japonesa, embora seu uso esteja se tornando popular em outros países deste país.

O wasabi é uma planta da família das crucíferas, entre as quais também estão o repolho e o brócolis. As folhas do wasabi medem cerca de 15 centímetros e são de cor verde escura. As flores são pequenas e brancas, mas não são consumidas.

O que realmente é aproveitado do wasabi é a sua raiz. Ela é semelhante ao rábano e utilizada para preparar uma massa que acompanha o peixe cru.

Como previmos, são inúmeros os benefícios do wasabi para a saúde. Por este motivo, é consumido em muitas partes do mundo. Sem esquecer que é muito utilizado em diferentes preparações de sushi, também desempenha um papel importante como remédio natural.

Benefícios do wasabi para a nossa saúde

Ação anti-inflamatória

Quais são os benefícios do wasabi para a nossa saúde?

Um dos maiores benefícios do wasabi para o nosso organismo são as suas propriedades anti-inflamatórias. Portanto, pode ser útil no alívio de doenças como a artrite.

Além disso, essas propriedades anti-inflamatórias atuam de maneira especial nas cavidades nasais. Por isso, pode ser de grande ajuda em casos de asma e mucosidade em excesso. No entanto, é importante ter muito cuidado ao inalar, pois seu odor pode causar irritação e mais inflamação.

Por outro lado, esta planta não é irritante para o estômago, como resultado, pode ser utilizada quando ocorre uma infecção intestinal ou diarreia grave.

O wasabi ajuda a eliminar as bactérias capazes de prejudicar o corpo. Além disso, de acordo com alguns estudos, o wasabai é eficaz na luta contra o Helicobacter pylori.

Leia também: Tratamentos naturais para combater a Helicobacter Pylori

É uma boa fonte de vitaminas

Outro grande benefício que o wasabi pode proporcionar é seu alto teor de vitamina C. Esta vitamina pode ajudar a aumentar as defesas do organismo. Desta maneira, evita-se a gripe e muitas outras doenças que podem ser causadas pelas mudanças climáticas.

Um benefício adicional é que tem excelentes propriedades antioxidantes. Graças a isso, o wasabi ajuda a proteger as células contra os radicais livres nocivos, que podem causar alguns tipos de câncer.

O benefício de consumir a vitamina C fornecida pelo wasabi será refletido na saúde da pele e dos ossos, assim como em todos os tecidos do corpo. Não só isso, também ajuda a absorver o ferro, uma forma de prevenir e combater a anemia.

Ajuda a prevenir a trombose e o câncer

Benefícios do wasabi

Segundo alguns estudos, o wasabi  pode ser de grande ajuda para evitar a formação de coágulos no sangue. Isso significa que é um aliado para prevenir a trombose que pode afetar o cérebro ou os coágulos que podem atingir os pulmões.

Não apenas isso, também pode ajudar a prevenir o crescimento de células cancerígenas encontradas no estômago. Estes estudos ainda não estão completamente concluídos, mas até o momento foram encontrados resultados bem otimistas.

Recomendamos que você leia: 8 sintomas comuns de câncer que a gente ignora

Outros benefícios do wasabi

O wasabi é um desintoxicante natural para o nosso fígado. Além disso, facilita a digestão e tem compostos que impedem a formação de placa bacteriana nos dentes.

Se você ainda não está familiarizado com este tempero e experimentou comida japonesa, chegou a hora de fazer isso. Você pode ter certeza de que vai adorar e não vai querer deixar de consumi-lo; ainda mais depois de conhecer todos os benefícios da wasabi para o seu organismo.