Benefícios do bicarbonato de sódio durante o exercício

14 Janeiro, 2020
Os usos do bicarbonato de sódio são múltiplos, desde o acompanhamento da preparação dos alimentos até a eliminação de maus odores. Além disso, possui efeito anti-inflamatório, útil para aliviar condições como a artrite reumatoide.
 

O bicarbonato de sódio durante os exercícios pode ajudar na perda de peso? Sim, este composto cristalino pode influenciar direta e indiretamente na redução de peso. Continue lendo e descubra mais sobre o assunto.

O bicarbonato de sódio é um tipo de sal resultante da combinação química entre sódio e ácido carbônico.

Contribui para o treinamento físico

O bicarbonato de sódio durante os exercícios traz benefícios para a perda de peso

O bicarbonato de sódio durante os exercícios reduz o início da fadiga após o treinamento de alta intensidade.

Uma maneira indireta pela qual o bicarbonato de sódio favorece a perda de peso é através do treinamento físico. Porque pode reduzir e neutralizar o ácido lático gerado durante uma intensa rotina de exercícios.

O ácido lático é responsável por gerar fadiga no corpo durante o treinamento. Um estudo realizado na Europa mostrou os efeitos que o consumo de bicarbonato de sódio durante os exercícios tem, através de certos alimentos e bebidas, em um grupo de atletas, mostrando resultados positivos na diminuição do ácido lático. Portanto, misturar um pouco de bicarbonato nas refeições permitirá obter maior resistência no momento de um treino focado na perda de peso.

 

Você pode estar interessado: O que fazer antes, durante e após os exercícios

O bicarbonato de sódio durante o exercício controla o apetite e regula o sistema digestivo

É um ótimo remédio para a azia, pois permite neutralizar os ácidos do estômago temporariamente. Além disso, quando o adicionamos com moderação em alimentos como pães ou biscoitos, permite:

Isso pode ser facilmente verificado com o seguinte experimento: se o bicarbonato de sódio for misturado com algum tipo de ácido, como o vinagre, ele produzirá água (pH neutro) e dióxido de carbono na forma de gás. Bem, o mesmo acontece no estômago com os ácidos gástricos, mas de maneira mais moderada.

Não deixe de ler: 4 recomendações para ter um melhor controle do apetite

Benefícios do bicarbonato de sódio durante os exercícios misturado em bebidas energéticas ou dietéticas

Bebidas energéticas

Adicionar um pouco de bicarbonato de sódio a bebidas energéticas ajudará nos exercícios com a finalidade de redução de peso. Porque isso aumenta os eletrólitos no corpo, que são essenciais para o organismo, pois beneficiam os músculos e os nervos. Também pode ser adicionado em vários tipos de infusões alimentares, que serão um excelente complemento para combater o excesso de peso e até tonificar a área do abdômen.

 

Consumir bicarbonato de sódio com moderação

Apesar de todos os benefícios mencionados, é preciso ter cuidado. O bicarbonato de sódio pode ser benéfico para o estômago e os músculos até certo ponto, mas não para o coração. Em conclusão, o bicarbonato pode favorecer todo o corpo humano, desde que consumido com moderação. Pode até colaborar no tratamento de doenças reumáticas das articulações. Entretanto, sempre é necessária a consulta com o médico para que ele indique o tratamento e quantidades necessárias para cada pessoa.

 
  • Requena B, Zabala M, Padial P, Feriche B. Sodium bicarbonate and sodium citrate: ergogenic aids?. J Strength Cond Res. 2005;19(1):213-224. doi:10.1519/13733.1
  • Burke LM. Practical considerations for bicarbonate loading and sports performance. Nestle Nutr Inst Workshop Ser. 2013;75:15-26. doi:10.1159/000345814
  • McNaughton LR, Siegler J, Midgley A. Ergogenic effects of sodium bicarbonate. Curr Sports Med Rep. 2008;7(4):230-236. doi:10.1249/JSR.0b013e31817ef530
  • Al-Abri, S. A., & Olson, K. R. (2013). Baking soda can settle the stomach but upset the heart: case files of the Medical Toxicology Fellowship at the University of California, San Francisco. Journal of medical toxicology : official journal of the American College of Medical Toxicology, 9(3), 255–258. https://doi.org/10.1007/s13181-013-0300-4
  • Antunes C, Curtis SA. Gastroesophageal Reflux Disease. In: StatPearls. StatPearls Publishing, Treasure Island (FL); 2019.
  • Examen del ácido láctico. MedlinePlus. https://medlineplus.gov/spanish/ency/article/003507.htm#:~:text=El%20%C3%A1cido%20l%C3%A1ctico%20se%20produce,niveles%20de%20ox%C3%ADgeno%20son%20bajos.
  • McNaughton L, Dalton B, Palmer G. Sodium bicarbonate can be used as an ergogenic aid in high-intensity, competitive cycle ergometry of 1 h duration. Eur J Appl Physiol Occup Physiol. 1999;80(1):64-69. doi:10.1007/s004210050559