Benefícios de acampar para o corpo e mente

13 de março de 2019
Acampar tem muitos benefícios não só para o corpo como também para a mente. Trata-se de uma experiência muito agradável com várias vantagens para a saúde

Acampar é uma experiência muito agradável. Nos conecta com a natureza, nos permite conhecer pessoas novas, realizar atividades muito prazerosas, assim como relaxar e desfrutar do ar fresco. Já acampou alguma vez?

Se nunca se atreveu a viver a experiência de acampar, hoje vamos falar de até 5 benefícios de fazê-lo que certamente te farão repensar e organizar uma escapada nas próximas férias. Está animado?

Benefícios de acampar

1. Queimará calorias

Agora que o verão se aproxima e vai chegando a hora de colocar uma roupa mais leve, acampar é uma excelente ideia para queimar aquelas calorias extras. De que forma? De uma que você quase nunca percebe.

Sem dúvida, os lugares para acampar costumam ter espaços espetaculares para fazer trilhas. Caminhar, correr, não é o mesmo se sempre passamos pelos mesmos lugares.

No entanto, quando acampamos, conhecemos lugares novos e nos aventuramos a fazer longas rotas, onde perdemos a noção do tempo.

Não deixe de ler: Como evitar picadas de mosquito em suas viagens

Acampar permite conhecer lugares novos

Além disso, se você quiser fazer exercício sem quase perceber, coloque a mochila, leve algo saudável para beliscar e descubra paisagens novas, acampar é uma ótima opção para isso. Quer melhor? Ainda faz exercício ao ar livre!

2. Se desconecta por completo

Então, você tem um trabalho muito estressante? A grande cidade te aborrece? Muitas vezes não percebemos que passamos para o piloto automático e que os dias passam entre trabalho e estresse.

Por outro lado, acampar é uma excelente maneira de voltar a se conectar com a natureza, de desfrutar da vida, até de respirar ar fresco. Ao passar por esta experiência, percebemos o pouco que conseguimos focar e valorizar as pequenas coisas.

O silêncio, a calma, o frescor da brisa, o som dos rios, das folhas das árvores ao se moverem, o vento… Tudo isso são coisas nas quais não costumamos reparar habitualmente.

Também, acampar é uma excelente maneira de desconectar e reconectar ao mesmo tempo com o mundo que nos rodeia.

3. Purifica os hábitos de sono

Primeiramente, o melhor é acampar no máximo de dias que for possível. Por quê? Porque isso não só ajudará a descansar e desconectar, como também te permitirá purificar os hábitos de sono tão nocivos que estava seguindo.

Quando está na natureza e não temos que levantar rapidamente para trabalhar nem para atender nenhum tipo de obrigação, podemos nos dar o luxo de se levantar com o sol. Isso é realmente maravilhoso.

Acampar permite passar tempo com a família

Geralmente, costumamos nos levantar ainda quando o sol está dormindo e deitarmos bastante tarde. No entanto, ao acampar, poderemos prestar atenção em nosso relógio interno. Nos permite dormir o que precisemos e que o sol seja nosso despertador. Será reparador.

Confira também: Exercícios divertidos e eficazes para praticar ao ar livre

4. Afasta você da dependência tecnológica

Certamente, é possível que se desconectar absolutamente de todo o mundo não seja uma opção para você, mas faça um esforço e somente atenda o telefone para chamadas. Nada de redes sociais! Esqueça-se de atender coisas do trabalho ou de postar uma infinidade de fotos.

É o momento de experimentar a vida não através de uma tela, e sim através dos próprios olhos. Que não te venha a ansiedade para compartilhar a calma, o som do pássaro ou o feliz que estava escalando determinada montanha nas redes sociais.

Em conclusão, dedique-se a desfrutar. Estes momentos são seus. Sinta-os ao máximo e se afaste completamente a tecnologia de ti. Esta cega, condiciona e gera uma grande dependência. Será capaz de estar sem o celular e sem se conectar às redes para se desconectar por completo?

Ainda que pareça que irá se desconectar do mundo, a verdade é que irá acontecer algo mais maravilhoso: irá se reconectar com a natureza e com você mesmo. Não é fantástico?

Ao menos uma vez na vida, deveria testar e ir acampar, enquanto se afasta das redes sociais e se reconecta de maneira tão maravilhosa com si mesmo e com o mundo. Já acampou alguma vez? Conseguiu se desconectar de tudo?