Benefícios da água morna com mel

· 3 de agosto de 2016
Você sabia que iniciar seu dia com um copo de água morna com mel pode ajudar a acelerar o metabolismo e favorecer a perda de peso?

Tomar um copo de água morna com mel todos os dias não custa nada e, além disso, ajuda muito.

Este é um daqueles remédios naturais antigos e efetivos que não deveríamos deixar de promover.

Muitas vezes, quando nos levantamos, não temos tempo para nada e fazemos tudo com pressa. Comemos qualquer coisa com nossa xícara de café e saímos de casa sem ter preparado nosso organismo para o dia.

No entanto, começar o dia com um copo de água morna com mel vai nos oferecer muitos benefícios. Se, além disso, complementarmos com um café da manhã variado, justo e equilibrado, sairemos de casa com mais energia e com um sistema imunológico mais forte e resistente.

Por isso, oferecemos 5 boas razões pelas quais você deveria incluir um copo de água morna com mel à dieta.

1. Água morna com mel pode ajudar a perder peso

Como você já sabe, o mel pode ser um substituto ideal do açúcar. Rico em aminoácidos, minerais e vitaminas é, sem dúvida, um complemento em nossa dieta que pode ajudar a reduzir parte da ingestão calórica que nos faz ganhar peso.

Começar o dia com um copo de água morna com mel irá melhorar muitas das funções básicas que nos ajudam a perder peso:

  • Vai purificar o organismo;
  • É um remédio saciante;
  • Vai melhorar a digestão e, assim, combater a prisão de ventre;
  • É um remédio energético que nos dará mais energia.
Mel para preparar o remédio de água morna com mel

Por outro lado, se você desejar perder peso com saúde, não fique na dúvida e tome um copo de água morna com mel e uma pitada de canela assim que levantar e antes de dormir. Desse modo, também será possível acelerar o metabolismo.

2. Melhora a digestão

Assim, como indicamos no início, o mais recomendado é tomar o copo de água morna com mel em jejum e de estômago vazio. Isso porque:

  • É neste momento que nossas mucosas estomacais e intestinais estão muito mais receptivas aos componentes naturais do mel, às suas enzimas e bioelementos;
  • A água quente irá ajudar também a amolecer parte das toxinas aderidas aos intestinos, e consegue purificar e arrastar todos os elementos dos resíduos;
  • Mais tarde, e graças aos intestinos mais limpos e a um estômago protegido, iremos digerir melhor os alimentos e a absorção dos nutrientes será melhor;
  • Não podemos nos esquecer também que o mel é um antibiótico natural. Ou seja, ele nos permite lutar contra as bactérias que podem causar infecções estomacais.

3. Estimula o sistema imunológico

Cabe indicar que este remédio natural somente será eficaz se formos constantes e o utilizarmos todos os dias. 

  • Somente assim nosso sistema imunológico se reforçará pouco a pouco com essa contribuição maravilhosa de vitaminas, minerais e aminoácidos capazes de aumentar nossas defesas e de enfrentar os patógenos que estão no meio ambiente e que nos enfraquecem;
  • Tampouco podemos nos esquecer que este remédio natural atua como um regulador interno que nos permite equilibrar, por exemplo, o nível de cortisol no sangue e, assim, reduzir o estresse.

Dessa forma, vale a pena ser constante e tomar todos os dias um copo de água com mel.

Leia também: 4 vitaminas para reforçar o sistema imune

Água morna com mel para fortalecer as células do sistema imune

4. Reduz o impacto das alergias

O mel não irá fazer com que as alergias desapareçam, o que fará será atenuar os sintomas como a tosse, a irritação, a secura da garganta, a asma, o nervosismo, por exemplo.

Além disso, seu efeito protetor irá nos deixar muito mais protegidos contra aqueles componentes aos quais nosso organismo reage.

5. Água com mel e limão para desintoxicar o organismo

Água morna com mel e limão

Sabemos que os remédios “detox” estão muito na moda. Agora veja bem, asseguramos que nenhum será tão fácil de ser preparado e nem tão efetivo quanto um copo de água morna com um pouco de mel e o suco de meio limão.

  • Neste caso, adicione o suco do limão para ajudar a desintoxicar o organismo, graças ao seu poder de melhorar a função do fígado;
  • Além disso, não podemos nos esquecer de que o limão e o mel, combinados com a água quente, favorecem a micção e permitem um cuidado melhor do trato urinário.

Descubra os benefícios de consumir alho em jejum

Aspectos importantes sobre a água morna com mel

  • O consumo do mel não é recomendado para crianças menores de 3 anos de idade;
  • Você jamais deve substituir uma refeição com este remédio;
  • Tome o café da manhã 20 minutos depois de usar o remédio;
  • Nunca adicione o mel na água quando esta estiver fervendo, pois assim a composição molecular do mel pode mudar. Dessa forma, a água deve estar morna, nunca fervendo;
  • Lembre-se sempre de adquirir mel puro de abelhas de cultivo orgânico. Isso porque, em certos casos, os que compramos no supermercado podem estar adulterados com um excesso de açúcar pouco saudável.