Batatas gratinadas com queijo: como prepará-las!

22 de janeiro de 2019
As batatas gratinadas com queijo costumam ser servidas como acompanhamento de outros pratos mais fortes. Mas também podemos servi-las como aperitivo ou como entrada.

A receita de batatas gratinadas com queijo constitui, em si, uma delícia para quem ama queijo. O segredo deste prato está na combinação de vários tipos de queijo, juntamente com outros laticínios, como leite, creme de leite e manteiga.

E o melhor é que podemos adaptá-lo de acordo com nossos gostos. Por exemplo, se quisermos obter um sabor mais intenso, basta incluir queijos de sabores fortes.

Também se deve levar em conta que, quando as batatas gratinadas com queijo são servidas como acompanhamento, buscamos acompanhar os demais alimentos, não os ofuscar.

Por isso, recomenda-se evitar os excessos em relação ao uso de queijos de sabores fortes. A ideia é equilibrar todos os sabores.

Geralmente, as batatas gratinadas com queijo costumam ser acompanhadas pratos tanto de carnes vermelhas quanto brancas.

Isso porque o queijo dá ao prato um toque cremoso necessário para tornar as batatas e a carne mais suculentas.

Isso facilita a deglutição e, em consequência, cada mordida se torna muito mais agradável.

Batatas gratinadas com queijo

As batatas gratinadas com queijo (gratin dauphinois, em francês) têm a sua origem na zona rural da Gália. Essa antiga região inclui a França, a Bélgica e os Alpes franceses.

O prato foi criado na província de Dauphiné (em português, Delfinado). Por isso, esta receita conta com uma longa trajetória na gastronomia francesa. Diz-se que era o prato preferido de Napoleão.

As proporções que lhe propomos nesta receita servem entre quatro a cinco pessoas, aproximadamente.

De novo, é importante lembrar que o mais comum é que as batatas gratinadas com queijo sejam servidas como aperitivo ou como guarnição. No entanto, você escolhe como quer servir este prato.

Recomendamos que leia também: Delicioso robalo assado com batatas e cebolas

Batatas gratinadas com bacon

Ingredientes

  • 500 g de batatas
  • 1 cebola pequena
  • Azeite de oliva (a gosto)
  • 70 g de manteiga
  • ½ copo de leite integral (100 ml)
  • 1 fatia média de queijo gouda (400 g)
  • 1 caixa de creme de leite (225 ml)
  • Temperos: sal, pimenta-do-reino, noz-moscada
  • Opcional: 1 pedaço pequeno de queijo azul (50 g) 1 xícara de queijo parmesão ralado (100 g), alecrim.

Preparação

  1. Em primeiro lugar, descasque e lave bem as batatas. Em seguida, você pode cortá-las em fatias, nem muito grossas, nem muito finas. Você também pode optar por um corte em meia-lua. Reserve.
  2. À parte, pique a cebola e, em seguida, doure-a em uma frigideira com um pouco de manteiga e uma pitada de sal. O fogo deve ser baixo, para evitar que os ingredientes se queimem.
  3. Pré-aqueça o forno a 180 ºC.
  4. Fatie o queijo (as fatias devem ser o mais finas possível).
  5. Em uma tigela, misture o creme de leite e o leite. Mexa os ingredientes, misturando tudo muito bem.
  6. Junte à cebola refogada a mistura de leite e creme de leite. Em seguida, tempere com pimenta-do-reino e noz-moscada. Prove e corrija o sal, se necessário.
  7. Deixa repousar durante alguns minutos e, em seguida, desligue o fogo.
  8. Coloque as batatas em um recipiente de vidro e acrescente um pedaço de queijo para cada batata. Cubra tudo muito bem. Por fim, despeje a mistura líquida sobre elas.
  9. Cozinhe as batatas no forno durante 30 minutos. Depois desse tempo, verifique se as batatas estão macias.
  10. Para isso, use um garfo, e veja se ele sai da batata com facilidade. Assim, estarão prontas as suas batatas gratinadas com queijo.
  11. Antes de servir, você pode adicionar um toque de queijo parmesão ralado ou um pouco de alecrim para aromatizar. Bom apetite!

Não perca essa leitura: Prepare estas deliciosas costelas cozidas com batatas

Queijo parmesão ralado para as batatas gratinadas

Últimas considerações

O corte de meia-lua é um dentre vários tipos de cortes com os quais você pode preparar esta receita.

Também pode usar batatas cortadas em fatias, onduladas, Hassselback, em cubos, estilo chips, palitos ou de palha, entre outros.

Tudo vai depender do nosso gosto e, é claro, da ocasião em que servirmos esta refeição. Por exemplo, os chips normalmente são servidos como aperitivos.

As batatas gratinadas com queijo são uma iguaria para quem ama laticínios. Por isso, não hesite em recorrer a esta receita se você quiser agradar a quem adora queijos.

Garantimos que você ganhará muitos elogios e seus convidados vão querer repetir o prato. Então não espere mais para pôr mãos à obra!