6 dicas para remover o brilho oleoso do rosto

Além dos cuidados externos, nossa dieta e consumo de água também são essenciais quando se trata de eliminar o brilho do rosto oleoso e manter o equilíbrio.

Última atualização: 02 Março, 2021

Muitas mulheres têm um brilho oleoso no rosto, especialmente na região da testa, nariz e queixo. Este excesso de sebo não se deve apenas ao tipo de produtos que utilizam para limpar o rosto, mas também a outros fatores, como o local onde vivem e a época do ano.

Dicas para remover o brilho oleoso do rosto

Seria possível controlar ou remover o brilho oleoso do rosto naturalmente? Na verdade sim. Mas você deve melhorar alguns hábitos de vida e adotar certas orientações, como as que comentaremos a seguir.

1. Cuidado com as gorduras na dieta

Para equilibrar o brilho do rosto oleoso devemos considerar que tipos de gorduras incluímos em nossa dieta. Não se trata eliminá-los dos nossos cardápios, mas escolher os que são de boa qualidade e nos beneficiam, e eliminar os processados.

Alimentos que contêm gordura prejudicial incluem óleos refinados, alimentos pré-cozidos e ultraprocessados, alimentos fritos, doces e outros alimentos industrializados.

Em vez disso, as fontes de gorduras saudáveis ​​são: azeite, abacate, peixes oleosos, oleaginosas e sementes.

Leia também: 5 truques para ter um café da manhã saudável e pobre em calorias

2. Beba água

Uma boa hidratação é muito benéfica para a saúde em vários aspectos. Portanto, nunca devemos esquecer o valor de beber bastante água ao longo do dia, dependendo da sede, mesmo no verão. 

O consumo de água é uma das medidas mais recomendadas para manter a saúde da pele.

A água nunca deve ser substituída por bebidas industriais ou café. Embora seja verdade que podemos obter uma certa quantidade de água através do consumo de alimentos como frutas e vegetais, é conveniente que bebamos cerca de 3-4 copos de água por dia, pelo menos. 

Se não bebermos água suficiente, a pele ficará seca, dura, rígida e também sem brilho.

3. Esqueça as bebidas industrializadas

Em vez de consumir bebidas industrializadas (chás, sucos, águas aromatizadas, vitaminas, etc.), o melhor é consumir bebidas naturais sem adição de açúcar, e com moderação.

Em casa, você não pode apenas preparar seus próprios sucos e vitaminas, mas também deliciosas infusões e, porque não, alguns drinks de frutas.

4. Lave com um sabonete adequado

Lavar o rosto com água fria é um costume muito difundido, pois é dito que mantém a pele hidratada e firme.

Muitas vezes não sabemos escolher os produtos mais adequados para o nosso tipo de pele e, por isso, acabamos tendo no rosto um excesso de brilho oleoso que não é muito bonito.

Nessa situação, o mais adequado é consultar um dermatologista e seguir suas recomendações. O profissional vai nos dizer qual é o nosso tipo de pele e o que é melhor para ela.

5. Não se esqueça do tônico

É altamente recomendável aplicar sempre um tônico após a limpeza do rosto e antes de proceder à hidratação. Com o tônico, é dito que regulamos o pH e a oleosidade da pele, fechamos os poros e aumentamos a firmeza da tez.

6. Escolha o creme hidratante adequado

Não é fácil encontrar um creme facial que hidrate a pele sem deixá-la oleosa ou com brilho. Geralmente, as loções para pele oleosa geralmente contêm álcool. Este ingrediente nos dá uma aparência fosca, mas, a longo prazo, pode ressecar e irritar muito a pele.

O ideal é escolher um hidratante à base de aloe vera. Este gel, extraído das folhas desta planta, mantém a hidratação natural da pele sem untá-la, ao mesmo tempo que evita o brilho.

Descubra ademais: 5 grandes benefícios do gel de aloe vera para cuidar da sua pele

7. E finalmente, papel de arroz

Este truque é essencial para eliminar o brilho e obter um efeito mate na pele imediatamente. No entanto, não é uma solução definitiva, mas um remédio para carregar na sua bolsa.

As mulheres asiáticas usam papel de arroz há séculos. Nós só temos que passar um desses papéis finos ao redor na área oleosa, para que absorva a gordura imediatamente. Engenhoso, certo?

Concluindo, para manter o brilho oleoso do rosto sob controle, é melhor seguir as recomendações do dermatologista. As orientações que aqui passamos são indicativas e não substituem em caso algum a consulta profissional.

Pode interessar a você...
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como preparar um adstringente de ervas para a pele oleosa

Este adstringente tem propriedades antissépticas e, devido aos seus ingredientes naturais, pode ajudar a regular o excesso de oleosidade.