As 4 melhores bebidas para acalmar a dor de forma rápida

29 de junho de 2015
Conheça 4 receitas de bebidas super simples que podem ajudar a acalmar a dor de forma rápida e totalmente natural, sem causar efeitos colaterais.

Ao primeiro sinal de dor, muitas pessoas recorrem imediatamente a medicamentos analgésicos de ação rápida, seja para curar uma dor de cabeça, dor de estômago, dor muscular ou dor de garganta. Pensando nisso, hoje falaremos sobre 4 bebidas para acalmar a dor de forma rápida.

Embora muitos fármacos possam ser eficazes, também podem causar efeitos colaterais indesejáveis, principalmente se forem tomados com muita frequência.

Sempre falamos sobre a ação de diferentes remédios naturais, já que muitos deles são capazes de combater diferentes dores e condições de forma totalmente natural.

Com eles, ficamos livres dos efeitos colaterais e mesmo assim conseguimos nos sentir muito melhor.

Nesse artigo em especial, falaremos sobre as quatro melhores bebidas que podem nos ajudar a acalmar a dor de forma simples e rápida, usando ingredientes naturais que estão presentes em nosso dia a dia.

Aproveite as recomendações a seguir e sinta-se bem sem ter que recorrer aos medicamentos industrializados.

1. Chá de valeriana para acalmar a dor

A valeriana é uma erva comumente usada no tratamento de distúrbios do sono, como a insônia, mas ela também pode ser usada para tratar dores e outras disfunções no organismo, principalmente por suas propriedades relaxantes e sedativas.

Usada há séculos na medicina alternativa, ela é capaz de regular o sistema nervoso e aliviar, além da insônia, dores associadas à enxaqueca, síndrome do intestino irritável, dores musculares, dores nas articulações e problemas gastrointestinais.

Como esse chá relaxa muito o corpo, ele não é recomendado se você estiver em um momento de atividade, no qual será necessário se manter alerta.

Se estiver em casa, ou em um local onde puder relaxar, faça uma infusão e aproveite os benefícios rápidos de alívio da dor que esse tranquilizante natural pode oferecer.

2. Suco de mirtilos ajuda a combater inflamações e a dor

Suco de mirtilos ajuda a combater a dor

Os mirtilos podem até não ser muito comuns no Brasil, mas muitos países o consomem com certa regularidade, principalmente devido aos muitos benefícios que essa fruta é capaz de oferecer para a nossa saúde.

Leia também: Desintoxicante natural com mirtilo e iogurte

São riquíssimos em vitaminas, minerais e antioxidantes que combatem os radicais livres no organismo, por isso vale a pena incluí-los na dieta independentemente de estar ou não sentindo algum tipo de dor.

Além desses benefícios, o suco de mirtilos possui substâncias chamadas de antocianinas, capazes de prevenir a inflamação e o estresse oxidativo.

Se consumido regularmente, ele aumenta a quantidade de citoquinas, moléculas anti-inflamatórias capazes de proteger o corpo.

Dessa forma, essa bebida totalmente natural pode proteger o organismo de dores e inflamações

Para prepará-lo, basta bater no liquidificador meio copo de mirtilos frescos com um copo de água (200 ml) até obter uma textura homogênea. Se quiser, você pode acrescentar algumas gotas de limão e adoçar com uma colher de mel.

3. Chá de gengibre para acalmar a dor

Já falamos dos benefícios do gengibre em algumas ocasiões, e um deles certamente é a sua capacidade de acalmar e aliviar várias dores comuns no nosso organismo.

Usado há milhares de anos como parte importante da tradicional medicina chinesa, ele atua como um anti-inflamatório natural capaz de aliviar náuseas, dores da artrite, dores de cabeça e enxaquecas, cólicas menstruais e dores musculares.

Descubra: Como aliviar as cólicas menstruais

É muito fácil fazer o chá. Basta cortar um pedaço da raiz de gengibre e fervê-lo durante 10 minutos. Depois, é só coar a água e beber lentamente. Você pode adoçar o líquido com uma colher de mel se quiser.

Outra opção é usar saquinhos de chá de gengibre, que podem ser comprados em lojas naturais.

4. Suco de cereja para acalmar a dor

Suco de cereja ajuda a amenizar a dor

A cereja conta com propriedades ideais para combater e aliviar várias dores que muitos estão acostumados a sentir no dia a dia.

Isso ocorre, pois esta pequena fruta é rica em antioxidantes, mais especificamente da variedade conhecida como antocianinas, que atuam como poderosos anti-inflamatórios.

Esse suco ajuda a reduzir a inflamação da gordura abdominal e a inflamação cardíaca, ambos relacionados a um alto risco de doenças cardiovasculares.

Além disso, a cereja é amplamente conhecida como um dos melhores remédios naturais para tratar a dor nas articulações, bem como outros tipos de dores que tenham relação com inflamações no organismo.

Para prepará-lo, bata no liquidificador meio copo de cerejas sem semente, juntamente com um copo de água (200 ml). Beba imediatamente.

Se quiser potencializar seus efeitos e adicionar um pouco de fibras, você pode substituir a água por um copo de suco de maçã. Basta bater até obter uma consistência homogênea e beber bem fresco.

  • Black, C. D., & O’Connor, P. J. (2010). Acute effects of dietary ginger on muscle pain induced by eccentric exercise. Phytotherapy Research. https://doi.org/10.1002/ptr.3148
  • Patočka, J., & Jakl, J. (2010). Biomedically relevant chemical constituents of Valeriana officinalis. Journal of Applied Biomedicine. https://doi.org/10.2478/v10136-009-0002-z
  • Wang, H., Guo, X., Hu, X., Li, T., Fu, X., & Liu, R. H. (2017). Comparison of phytochemical profiles, antioxidant and cellular antioxidant activities of different varieties of blueberry (Vaccinium spp.). Food Chemistry. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2016.09.002