Frutas que ajudam a aliviar a dor nas articulações

· 4 de novembro de 2014
O abacaxi nos ajuda a tratar hematomas e a reduzir inflamações. Também é muito útil para aliviar a dor articular decorrente de uma pancada ou de uma cirurgia.

Você é umas das pessoas que sofre de dor nas articulações? Trata-se de uma realidade muito comum e que nos obriga, muitas vezes, a tomar remédios para aliviar esse desconforto. 

Mas você já sabe que os anti-inflamatórios têm efeitos colaterais, como todos os medicamentos. Então, e se você também recorrer à ajuda das frutas para aliviar a dor das articulações?

Frutas que ajudam a aliviar a dor nas articulações

1. Cereja

A cereja pode ajudar a aliviar a dor nas articulações

As cerejas são deliciosas! Se você tiver a oportunidade de adquiri-las em sua cidade de acordo com a temporada, não hesite. Esta fruta nos permite aliviar a inflamação e a dor nas articulações.

Também nos ajuda a reduzir o desconforto sem a necessidade de consumir tantos analgésicos. Tudo graças ao seu alto teor de antioxidantes.

2. Abacaxi

O abacaxi pode ajudar a aliviar a dor nas articulações

Sabemos que é rico em antioxidantes e vitamina C, um ótimo remédio para evitar a prisão de ventre e também para depurar.

Mas, você sabia que é maravilhoso para tratar a dor nas articulações? Isso mesmo, o abacaxi é uma das melhores frutas para tratar a inflamação, graças a um componente chamado bromelaína, que nos ajuda a tratar hematomas e inchaços, assim como a dor articular causada por um trauma físico ou por uma cirurgia.

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3. Romã

O romã pode ajudar a aliviar a dor nas articulações

Estes diamantes carmesim escondem grandes propriedades anti-inflamatórias em seu interior crocante. Se você puder consumi-las diariamente, diretamente ou como suco, você notará os resultados.

O consumo regular de romã nos permite proteger ossos e cartilagens e reduzir a incidência da dor.

4. Maracujá

O maracujá pode ajudar a aliviar a dor nas articulações

Adoramos sua forma, seu cheiro e sabor maravilhoso explodindo em nossas bocas. O maracujá é uma fruta exótica que ajuda a reduzir a dor nas articulações.

Além disso, não há nada como um bom suco natural ou uma salada combinada com esses dons da natureza.

5. Tâmara

A tâmara pode ajudar a aliviar a dor nas articulações

São doces e têm uma textura suave que nos encanta. São ricas em vitaminas, minerais e, especialmente, em polifenóis.

Este elemento ajuda a regenerar o tecido ósseo e a reduzir a inflamação e, portanto, a reduzir a dor nas articulações.

Tente consumir cerca de 6 tâmaras por dia. Se você ingeri-las no café da manhã com nozes, um pouco de aveia e leite vegetal, estará fazendo muito pelos seus ossos e sua saúde em geral.

6. Figo

O figo pode ajudar a aliviar a dor nas articulações

Muito adequado para quando, por exemplo, sofremos de constipação, podemos consumi-los secos ou naturais, mas é recomendável consumi-los secos para também nos beneficiarmos de seus polifenóis. Isso porque eles reduzem a inflamação e também nos permitem regenerar a cartilagem. Procure consumir cerca de quatro figos secos por dia.

Um truque simples é, por exemplo, abri-los no meio e introduzir uma noz no meio. O sabor é delicioso.

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7. Uva

A uva pode ajudar a aliviar a dor nas articulações

Uvas verdes, uvas roxas… quem não é um apaixonado pelas uvas? São pequenos tesouros de saúde dos quais você sempre deve se beneficiar, seja de forma natural ou como suco. São ricas em potássio, antioxidantes e vitamina B, uma delícia simples ao alcance de qualquer um.

E te dizemos mais: não retire suas sementes; elas são extremamente benéficas. Há pessoas que fazem um tipo de óleo de uva muito apropriado para tratar a dor nas articulações.

A uva ajuda a reduzir a dor da artrite, do desgaste ósseo, da gota, melhora seus problemas cardíacos. São muitos os benefícios da uva que você não pode perder.

Como você vê, existem muitas frutas que podem ajudá-lo a aliviar a dor nas articulações e a melhorar sua qualidade de vida em geral. Não hesite em consumi-las regularmente e logo você começará a notar seus enormes benefícios.

  • Melo, E. de A., Maciel, M. I. S., Lima, V. L. A. G. de, & Nascimento, R. J. do. (2008). Capacidade antioxidante de frutas. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas. https://doi.org/10.1590/S1516-93322008000200005