Ansiedade para engravidar: quais as consequências

3 de setembro de 2019
Com ansiedade, engravidar pode ser um processo longo. O melhor para ficar grávida é relaxar e ter relações sexuais com frequência, especialmente nos dias de ovulação.

A ansiedade para engravidar é algo que pode acontecer com qualquer mulher. O estresse que experimenta pode se transformar em um obstáculo na hora de engravidar. Por isso, te recomendamos ter paciência e focar sua mente nas coisas que você gosta de fazer. Contar com o apoio de seu parceiro te ajudará a ter resultados melhores.

Um estudo publicado em 2014 revelou que a ansiedade antes de engravidar pode afetar a fertilidade. Especialistas fizeram um acompanhamento com 501 mulheres sem problemas de fertilidade, entre os 18 e 40 anos, que queriam ficar grávidas. Assim, descobriram que as mulheres que tinham altos níveis de cortisol (o hormônio do estresse) no organismo, eram 29% menos propensas a engravidar.

Ansiedade para engravidar: porque não consigo?

Mulher com ansiedade para engravidar e não consegue

Quando você está procurando por uma gravidez e o resultado não é bem-sucedido, é normal que com o tempo você comece a se frustrar. Mas, desapontamento e sentimentos de culpa podem gerar mais estresse.

Por isso, a recomendação é tentar se acalmar e mudar radicalmente a rotina. Você deve fazer atividades que ajudem a reduzir a ansiedade e a preocupação como, por exemplo, fazer uma viagem, praticar métodos de relaxamento e levar uma vida tranquila.

Evite o estresse

O estresse impacta, definitivamente, o organismo de diferentes maneiras; pode até afetar a vida sexual do casal. Quanto mais tempo se demora para engravidar, mais estresse se acumula.

Assim, uma das primeiras coisas que você deve aprender é a gestão de suas emoções, ser paciente e não negligenciar qualquer aspecto de sua vida. A relação sexual não deve ser apenas um ato de “busca pelo bebê”.

Leia também este artigo: Quanto tempo demora para engravidar?

Apoie-se no seu parceiro para reduzir a ansiedade para engravidar

Embora cada um interprete e confronte a situação de forma diferente, é essencial que permaneçam unidos e continuem a dar passos juntos. É importante respeitar e validar as emoções do outro sem julgá-las.

Lembre-se que engravidar é uma decisão que ambos devem tomar. Ter uma família significa estar presente nos bons e maus momentos. Se deixar levar pela pressão neste momento só causará problemas desnecessários no relacionamento.

Continue com sua vida e mantenha a mente ocupada

Continue fazendo as atividades diárias que melhor lhe favorecem e ouse buscar novos interesses. Concentre seus pensamentos com total plenitude para as coisas que o fazem feliz e ocupam sua mente de uma forma positiva, assim você reduzirá os níveis de ansiedade para engravidar. Procure fazer atividades ao ar livre na companhia do seu parceiro. Desta forma, seu relacionamento será fortalecido.

Para engravidar, mantenha uma atitude positiva

Além de focar no problema, você deve focar na solução. Não adianta ficar obcecada com coisas que você não pode mudar. Concentre-se nos aspectos positivos e no aprendizado que você teve com toda essa experiência.

É importante que, quando conseguir engravidar, seu corpo esteja sereno. As mudanças positivas começam antes da concepção e devem continuar da mesma maneira depois dela. Todos os sentimentos que você experimenta nesta fase serão refletidos diretamente no desenvolvimento do bebê.

E se quiser engravidar, claro, consulte seu ginecologista

Você deve se preparar fisicamente para esse novo estágio. Vá ao ginecologista antes de engravidar: é importante que você saiba se seu corpo está em condições ideais para a gravidez.

Depois de um ano tentando engravidar sem sucesso, é necessário visitar um médico. No entanto, há momentos em que você deve recorrer ao ginecologista após 6 meses e não esperar tanto. Se você tem mais de 35 anos, é importante que não perca tempo e se submeta a estudos de fertilidade o mais rápido possível. Com o aumento da idade, a porcentagem de probabilidade de uma gravidez diminui.

Descubra ademais: 7 perguntas incomuns para fazer ao ginecologista

A Ansiedade para engravidar e a pressão social

Pressão social para engravidar

Quando você fica animada com a ideia de ter filhos, sua projeção futura é baseada nessa expectativa, e quando não é fácil alcançá-la, a pressão do ambiente aumenta ainda mais sua frustração e tristeza.

A consciência maternal começa desde a infância. As garotas costumam brincar de bonecas fingindo que são filhas, desde esse momento já criam uma expectativa, que aumenta com o passar do tempo. Assim, quando se atinge uma idade madura, se passa da brincadeira para a realidade: a família e os amigos estão aguardando o momento das notícias e podem estagná-la mais no processo.

Você começa a acreditar que não se encaixa no seu grupo de amigas que já têm filhos e sua hostilidade e sensibilidade aumentam. Por isso, é importante que você saiba que uma família não precisa necessariamente de filhos e que tudo chega no devido tempo.

A adoção é uma alternativa.

A ansiedade para engravidar pode ter te cegado para outras oportunidades. Se o plano A não saiu como esperado, não desista tão fácil e pense com o seu parceiro sobre outra opção. A adoção é uma alternativa. Por isso, converse cuidadosamente com seu parceiro, pensem em todas as possibilidades, vantagens, desvantagens e possíveis situações que possam surgir se decidirem adotar uma criança.

Vocês também devem saber que o processo de adoção pode durar mais do que o esperado; Além disso, o objetivo não é alcançado em todos os casos; vocês precisam  estar bem informados para que os obstáculos que possam surgir ao longo do caminho não os peguem de surpresa.

Conclusões

É normal que você pense que a gravidez é algo imediato. No entanto, este processo depende de muitos fatores e, acima de tudo, do seu estado físico e de humor.

Por fim, não deixe que a ansiedade para engravidar faça você pensar que sua vida não tem sentido. Livre-se da rotina e tente fazer atividades que gerem paz de espírito. Coma saudável, converse com seu parceiro e não desista; a constância e o bom relacionamento tornarão as coisas mais fáceis para você.