Como aliviar a dor de cabeça e o estresse com acupressão

· 10 de abril de 2015
A finalidade desta técnica é estimular a circulação sanguínea e relaxar os músculos. Para que as energias se mantenham equilibradas, devemos aplicar a pressão de forma simétrica.

A acupressão é uma das terapias alternativas mais antigas aplicadas para aliviar diferentes dores. Para praticar a acupressão, é necessário aprender a identificar e trabalhar os pontos de pressão, que são aqueles onde existem acúmulos de nervos localizados em certas áreas do nosso corpo, como por exemplo as têmporas. Neste artigo, falaremos como aliviar a dor de cabeça e o estresse com acupressão.

Ao trabalhar estas áreas do nosso corpo adequadamente, podemos estimular a circulação sanguínea e relaxar os músculos que se encontram tensionados e que podem nos causar dor.

A maioria das dores de cabeça comuns costumam surgir como produto do estresse e da tensão. Para aliviar este problema e minimizar seus efeitos, apresentaremos a seguir algumas técnicas de acupressão que você pode colocar em prática facilmente na sua casa.

Como se deve aplicar a pressão?

Ao aplicar pressão em algumas áreas do seu corpo, você deve se assegurar de aplicar a mesma pressão ao ponto no lado oposto, de modo que ocorra um equilíbrio de energia.

Para estimular a área em questão, você pode aplicar uma pressão firme, uma massagem lenta e circular ou uma fricção mais forte, em função do tipo de resposta física que desejar obter. A pressão pode ser aplicada com os dedos, as juntas, a palma da mão ou os dedos polegares.

Aliviar a dor de cabeça e o estresse com acupressão

Massageie as têmporas

As têmporas se encontram localizadas nos lados da cabeça, na altura das sobrancelhas. Para saber com mais exatidão onde elas ficam, coloque seus polegares na parte exterior das sobrancelhas e mova-os mais ou menos um centímetro e meio até a zona da cabeça.

Quando as tiver localizado, pressione suavemente e massageie as têmporas de forma simultânea, no sentido contrário aos ponteiros do relógio. Esta massagem pode ser feita durante um minuto, respirando profundamente enquanto estiver fazendo. Dessa forma, você conseguirá aliviar a dor de cabeça e o estresse relacionado.

Descubra: 7 remédios simples à base de ervas para dizer adeus ao estresse

Extremos interiores das sobrancelhas

Técnias de acupressão sobrancelhas

Bem em cima da ponte do nariz e nos extremos interiores das sobrancelhas, existem dois pontos de pressão que também podem ajudar a aliviar a dor de cabeça e o estresse.

Neste caso, não é muito recomendado aplicar pressão, pois pode causar uma sensação incômoda. O ideal é fazer uma massagem com os dedos indicadores durante 30 segundos a um minuto.

Ponto de encontro do mindinho com o pulso

Localize o ponto onde se encontram o seu dedo mindinho e o pulso e aplique pressão constante durante uns 30 segundos. Faça esta mesma pressão em ambos os pulsos e veja como isso ajudará a aliviar a dor de cabeça e o estresse.

Leia também: 6 lugares do corpo excelentes para fazer massagem

Para o relaxamento total

Se você deseja relaxar totalmente, eliminar o estresse e acabar com a dor de cabeça, faça um punho com a mão esquerda com o polegar sobre o dedo indicador.

O ponto de acupressão é exatamente na parte onde o dedo polegar e o indicador se encontram, na parte de cima à esquerda. Uma vez mais, aplique a pressão durante 30 segundos e repita o mesmo procedimento com a outra mão.

Utilize os pés

aliviar a dor de cabeça e o estresse com acupressão

Os pontos de pressão nos pés estão conectados com os órgãos do nosso corpo. Para estimulá-los e aliviar a dor de cabeça e o estresse, faça pressão na zona localizada entre o dedão do pé e o segundo dedo.

Você deve utilizar seu dedo polegar e pressionar a parte superior durante 30 segundos ou um minuto.

Outra opção para aliviar a dor de cabeça e o estresse com a acupressão é pressionar a parte inferior do pé, atrás do osso. De novo, pressione por 30 segundos e repita também no outro pé.

Base do crânio

Este ponto serve para aliviar as dores de cabeça e alguns sintomas dos resfriados. É preciso colocar os dedos indicadores na base do crânio e separá-los deslocando-os uma polegada (2,5 cm) para os lados, até sentir a depressão nesta área do nosso corpo.

Basta aplicar pressão nestes dois pontos e massagear suavemente durante 30 segundos ou um minuto.