O que você pode fazer quando seu nariz sangrar?

· 1 de novembro de 2014
Ainda que a sua primeira reação seja a de colocar a cabeça para trás, você deve deixá-la cair para a frente para evitar engolir sangue. Lembre-se de respirar pela boca.

Sem dúvida, você já passou pela seguinte situação alguma vez: viu um familiar começar a sangrar pelo nariz, ou você mesmo sofreu algum sangramento nasal. Você já sabe por que isso acontece? Quais são as causas? Se seu interesse é aprender mais sobre o assunto, acompanhe este artigo!

Por que, às vezes, nosso nariz sangra?

Mulher com sangramento nasal

Antes de tudo, não se preocupe! Pois, na maioria das vezes isso não representa necessariamente uma gravidade excessiva. É algo comum, tanto em adultos quanto em crianças.

O nariz dispõe de uma quantidade de vasos sanguíneos muito pequenos que podem se romper, por exemplo, diante de mudanças de temperatura ou em episódios de resfriados.

O ar que se move através da narina pode secar e irritar as membranas que recobrem seu interior, formando, assim, crostas que podem se romper e causar sangramentos.

De fato, as mudanças de temperatura representam a principal causa dessas rupturas, por isso é normal que os sangramentos nasais ocorram com mais frequência no inverno.

A maior parte destas hemorragias acontece na parte frontal do septo nasal e raramente ocorre na parte mais profunda do nariz. Entretanto, quando ocorrem, são mais difíceis de controlar, mas nada que precise de pânico, pois os dois tipos de sangramentos não chegam a levar à morte.

Sendo assim, vejamos agora quais são suas principais causas:

  • Irritações causadas por alergias ou resfriados;
  • Ar muito frio ou muito seco;
  • Assoar o nariz com muita força;
  • Alguma lesão ou inclusive desvio de septo;
  • Agentes químicos;
  • Hipertensão arterial;
  • Casos mais graves: possíveis tumores.

Leia também: Remédios naturais para combater o sangramento do nariz

O que fazer quando houver sangramento nasal?

Mulher com sangramento nasal

A primeira coisa a se fazer quando seu nariz sangrar, ou quando observarmos isso acontecer com outra pessoa, é manter a calma, principalmente se a outra pessoa for uma criança.

Dessa forma, é preciso acalmar e tentar passar segurança de que tudo será resolvido com rapidez. Para isso, deveremos cumprir o seguinte passo-a-passo:

  • Sente a pessoa (ou se sente) e posicione a cabeça para frente, sempre para frente. E, por quê? Porque assim evitaremos que o sangue seja engolido. E também devemos respirar (ou orientar que se respire) pela boca;
  • Agora, sentados, aperte suavemente o nariz, sem apertar o septo, concentrando-se na parte mole e apertando-a com os dedos polegar e indicador (de forma a fechar as fossas nasais). Segure o nariz assim por dois minutos e solte, depois, volte a segurar e soltar para se certificar de que o sangramento nasal parou. Lembre-se de respitar pela boca;
  • A cada cinco minutos, verifique se o nariz continua a sangrar.

E mais…

Se acaso o sangramento nasal não parar, aplique uma compressa de água gelada ou um pouco de gelo na ponte nasal durante alguns instantes, isso ajudará a deter o sangramento;

Normalmente, as pessoas têm o costume de tampar o nariz com gaze. Tudo bem, mas é importante que o nariz não seja obstruído completamente, basta usar um pedaço pequeno e suave.

Outro dado a considerar é que não é recomendável deitar quando o nariz estiver sangrando. Às vezes as pessoas erram quanto a isso, e costumam obrigar a pessoa que está com o nariz sangrando a se deitar no chão ou no sofá.

No entanto, isso não é bom, visto que, como já dissemos, correrá o risco de engolir o sangue. O ideal é deixar a cabeça arqueada para frente, para que o sangue flua para fora e não obstrua as narinas.

Outro ponto importante é evitar aspirar ou assoar o nariz durante muito tempo depois que a hemorragia começar. Isso pode fazer com que voltemos a sangrar ou sangremos mais.

Se notarmos que a hemorragia não para, é possível procurar ajuda em um posto de saúde para controlar o sangramento. É habitual aplicar um descongestionante nasal em aerossol para selar os pequenos os pequenos vasos e controlar o sangramento.

Leia também: 7 soluções caseiras eficazes contra as hemorragias nasais

Quando procurar por um médico?

É preciso recorrer a um médico nos seguintes casos:

  • Se a hemorragia não parar depois de vinte minutos;
  • Se a hemorragia nasal aparecer depois de um episódio de pancada ou impacto forte na cabeça. O sangramento nasal, nesse caso, pode indicar uma lesão no crânio.
  • Se depois de um impacto na cabeça o nariz, além de sangrar, apresentar deformidade. Nesse caso, é possível que o septo nasal tenha quebrado, o que é muito doloroso.

Também é preciso considerar os seguintes aspectos:

  • Seu nariz costuma sangrar com muita frequência? Uma ou mais vezes por semana? Esses episódios não estão relacionados com resfriados ou mudanças de temperatura? Então, procure um médico.