Alimentos que ajudam a reduzir as inflamações nas articulações

· 25 de fevereiro de 2014
Os peixes azuis, como o salmão, o atum e o arenque, podem nos ajudar a tratar a osteoartrite. Eles são ricos em ácidos graxos ômega 3 e têm propriedades anti-inflamatórias.

A osteoartrite é uma doença que afeta gravemente as articulações, causando gradualmente a perda da cartilagem articular. Por isso, a nutrição é uma ferramenta bastante poderosa para preveni-la ou tratá-la, agindo como complemento ou suporte para reduzir as inflamações nas articulações.

Alimentos anti-inflamatórios

A osteoartrite é uma doença inflamatória, por isso causa rigidez e uma dor severa nas articulações, principalmente nas mãos, nos quadris, nos joelhos, costas e pescoço.

Uma boa dieta, que inclua alimentos específicos para o consumo diário, pode ser umas das melhores formas de preveni-la.

Leia também: Manter uma dieta balanceada: a chave para um corpo saudável

Alguns alimentos são totalmente eficazes para ajudar a suportar os processos inflamatórios quando a doença aparece, isso porque ajudam a melhorar os sintomas, geralmente muito dolorosos. São eles:

Brócolis para reduzir as inflamações nas articulações

brocoli

Pesquisadores da Universidade de East Anglia determinaram que o brócolis contém uma substância chamada sulforafano, um composto bioativo que tem a capacidade de destruir as enzimas que afetam as articulações e que estão associadas à osteoartrite.

Cerejas para reduzir as inflamações nas articulações

cerezas-Dando

Mediante algumas pesquisas realizadas no instituto Bailor, os especialistas examinaram os efeitos que os comprimidos de cereja produziam em alguns pacientes com osteoartrite.

Eles descobriram que depois de consumirem os comprimidos durante oito semanas, mais da metade dos pacientes apresentou resultados satisfatórios em relação à redução das dores e a recuperação da mobilidade.

Recomendamos a leitura: Descubra este analgésico natural de raízes e cascas

 O salmão, o atum e o arenque para reduzir as inflamações nas articulações

salmon-Andrea-Pokrzywinski

O ácido graxo ômega 3 é abundante em peixes como o salmão, o atum e o arenque. Esses peixes são muito importantes para tratar naturalmente a osteoartrite devido à grande capacidade anti-inflamatória que apresentam.

Nas últimas pesquisas realizadas, foi demonstrado a capacidade desses peixes de reduzirem a dor e melhorarem a função articular nos pacientes com artrose.

O azeite de oliva e a alfavaca para reduzir as inflamações nas articulações

Beneficios-de-incluir-aceite-de-oliva-en-la-dieta

O azeite de oliva e a alfavaca são produtos naturais que podem ser de grande utilidade no combate às inflamações.

Preparar um remédio natural com estes ingredientes é muito simples: macere ramos de alfavaca no azeite de oliva. Esse processo criará uma combinação muito efetiva para realizar massagens nas regiões afetadas.

Esquente um pouco antes de usar o produto e massageie pelo menos duas vezes ao dia.

Esse é um antigo remédio natural que é utilizado externamente para tratar as inflamações produzidas por diferentes afecções, principalmente as que são produzidas pela osteoartrite.

Não se esqueça de que a melhor forma de controlar as doenças é fazendo todo o possível para preveni-las, mas, para isso, é ideal manter uma alimentação balanceada, rica em frutas e verduras, e também praticar exercícios diariamente.

É bem fácil, basta praticar meia hora de caminhadas todos os dias e será o suficiente para manter uma boa saúde.

  • ANGELIS, R. C. de. (2001). Novos conceitos em nutrição: reflexões a respeito do elo dieta e saúde. Arquivos de Gastroenterologia. https://doi.org/10.1590/S0004-28032001000400010