7 alimentos para perder peso de forma natural

Além de serem ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, frutas e vegetais são muito pobres em calorias. Comer 5 porções por dia pode nos ajudar a nos sentirmos saciados por mais tempo.
7 alimentos para perder peso de forma natural

Última atualização: 16 Novembro, 2021

Temos ao nosso dispor inúmeros alimentos que podem nos ajudar numa dieta para perder peso de forma natural. São alternativas que servem como fontes nutricionais e também nos dão uma sensação de saciedade muito mais prolongada.

Os alimentos desempenham um papel muito importante na vida de cada pessoa, pois através deles o organismo recebe nutrientes essenciais para fortalecer o sistema imunológico, obter energia, prevenir doenças e, em geral, gozar de uma boa saúde.

O melhor de tudo é que existem certos alimentos que também auxiliam em dietas específicas, pois contêm propriedades que aceleram o metabolismo e ajudam a queimar gordura com mais facilidade, o que os torna bons para emagrecer.

Com base nesta pesquisa do Huffpost Voces, os alimentos ideais para emagrecer ajudam a ativar o metabolismo, queimar mais calorias e evitar problemas como o excesso de peso. Hoje, compartilhamos 7 alimentos que podem ajudá-lo a perder peso naturalmente. Você não terá que passar muitas horas com fome e também poderá desfrutar do seu sabor.

Óleo de coco extravirgem para perder peso de forma natural

Óleo de coco

Várias pesquisas descobriram que o óleo de coco atua como um suporte para a perda de peso saudável quando complementado com uma dieta balanceada.

Este alimento contém ácidos graxos ômega 3, ajuda a queimar gorduras e estimula o metabolismo para perder peso com mais facilidade. Para aproveitar seus benefícios, não é necessário adotar uma dieta à base de óleo de coco. Basta incluí-lo com mais regularidade nas suas receitas.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é outro dos inúmeros alimentos naturais para perder peso. É muito versátil e pode ser usado para muitos fins em casa. Este produto é obtido pela fermentação da sidra de maçã fresca e é uma fonte rica em minerais, vitaminas, enzimas e aminoácidos.

Um estudo divulgado pelo El País mostra que, no Japão, alguns cientistas usaram o vinagre de maçã em pessoas obesas. Os resultados foram positivos: foi demonstrada uma diminuição significativa do peso, da quantidade de gordura corporal e dos triglicerídeos.

Graças ao seu alto teor de nutrientes e aminoácidos, este produto é ideal para uma queima de gordura saudável e perda de peso em pouco tempo. É importante escolher um vinagre de maçã de alta qualidade, já que a linha econômica costuma ter aditivos que diminuem as suas propriedades.

Frutas

A maioria, senão todas as frutas são um ótimo suporte em dietas para perda de peso. Elas podem ser consumidas a qualquer hora do dia e são ideais para combater aqueles momentos de ansiedade em que podemos exceder as calorias com facilidade.

Frutas com poucas calorias incluem:

  • Melão.
  • Melancia.
  • Frutas silvestres.
  • Pêssego.
  • Maçã.

Banana e abacate devem ser consumidos com moderação e até mesmo pesados em uma balança, se possível, pois contêm um pouco mais de calorias. Por sua vez, as oleaginosas contêm gorduras saudáveis, mas também devem ser consumidas com moderação.

Vegetais

Alimentos para perder peso de forma natural

Além das frutas, os vegetais são outro complemento ideal para emagrecer. Os vegetais têm muito poucas calorias e também são ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes e outros nutrientes importantes.

Comer 5 porções de vegetais por dia é ideal para perder peso de forma saudável e ficar satisfeito por mais tempo. A sabedoria popular recomenda o consumo de vegetais crus, já que desta forma suas propriedades são aproveitadas em 100%. Porém, devemos estar atentos à forma de consumo cru, pois pode gerar algum tipo de infecção devido à ingestão de bactérias.

Peixes magros

Peixes magros ou oleosos fazem parte de uma boa alimentação para perder peso de forma natural, pois proporcionam uma sensação de saciedade, contêm gorduras saudáveis, ajudam a eliminar o colesterol ruim, contêm proteínas e outros nutrientes importantes para emagrecer, segundo um estudo publicado no ano de 2019.

Entre os peixes recomendados encontramos:

  • Sardinha.
  • Enguia.
  • Arenque.
  • Salmão.
  • Cavalinha.
  • Atum.

O preparo do peixe é muito importante para podermos aproveitar seus benefícios. Deve-se evitar o preparo empanado, pois a farinha absorve muita gordura e pode ter um impacto negativo no corpo. O ideal é prepará-lo com um pouco de azeite, grelhado, ou levado ao forno com algumas ervas naturais.

Recomendamos que você leia: Quiabo: características, usos e benefícios

Aspargos para perder peso de forma natural

Sopa de aspargos

Na hora de perder peso, o aspargo é um ótimo suporte para a dieta, pois tem propriedades diuréticas e de limpeza. O consumo de aspargos ajuda a combater a retenção de líquidos, estimula a eliminação de resíduos do corpo e também estimula o metabolismo para queimar gordura com mais facilidade.

Esse alimento faz parte do grupo que contém as chamadas “calorias negativas”, pois para digeri-lo são queimadas mais calorias do que as consumidas.

Ovo

Embora existam muitos mitos em torno do consumo de ovos, a verdade é que esse alimento tem se mostrado muito benéfico para a dieta alimentar e pode favorecer a perda de peso de forma saudável. O ovo contém uma quantidade muito importante de vitamina B12, que controla o metabolismo. Além disso, contém proteínas essenciais para a formação da massa muscular e para melhorar o desempenho físico.

O ideal é comer ovo cozido. Algumas dietas recomendam consumi-lo preferencialmente sem gema, mas isso depende de cada pessoa, circunstâncias e objetivos alimentares. Sugere-se evitar o preparo do ovo frito ou acompanhado de alimentos gordurosos, como o bacon.

Pode interessar a você...
4 combinações de alimentos para perder peso facilmente
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
4 combinações de alimentos para perder peso facilmente

Descubra algumas combinações de alimentos para perder peso facilmente e deixar para trás os quilos extras. Você vai adorar!



  • Sayar, R. (1988). Nutrientes del huevo, composición química, buenas prácticas.
  • Harris, W. S. (2004). Omega-3 fatty acids. In Encyclopedia of Dietary Supplements. https://doi.org/10.1081/E-EDS-120022075
  • FEDAPAL. (1987). Usos industriales de los aceites de palma y coco. Revista Palmas.