Alimentos ideais para limpar o fígado

25 de fevereiro de 2014
Comece o seu dia com um copo de água com suco de limão em jejum. Ele ajudará a limpar o fígado e irá promover a desintoxicação.

A forma mais eficiente e adequada de desintoxicar todo o organismo é, sem dúvidas, através do fígado. Conheça os alimentos ideias para limpar o fígado.

Isso se deve ao fato de que este órgão é o encarregado de filtrar do sangue todas as substâncias tóxicas que entram no organismo através da pele, do sistema respiratório e digestivo.

Conheça: Remédios simples e naturais para cuidar do fígado

O fígado trabalha incansavelmente para realizar suas funções, mas quando se ele se cansa, seja por estresse ou pela constante exposição a diferentes toxinas, pode chegar a perder grande parte das suas funções e prejudicar a saúde.

Temos que lembrar que a saúde de todos os órgãos depende do fígado, por isso, limpá-lo das toxinas que podem afetá-lo é muito importante para a saúde. Por esse motivo, mostraremos alguns alimentos que ajudarão na desintoxicação.

O alho para limpar o fígado

Alho para limpar o fígado

O alho é um alimento que contém um grande número de compostos de enxofre, os quais ativam as enzimas hepáticas responsáveis por “lavar” as toxinas orgânicas.

Também devemos levar em conta que o bulbo da cebola contém alicina e selênio, dois nutrientes que foram comprovados ter grandes poderes benéficos para proteger o fígado.

A toranja para limpar o fígado

toranja para limpar o fígado

A toranja é uma das frutas mais ricas em vitamina C e antioxidantes, os quais são dois grandes componentes que ajudam a limpar este órgão de maneira natural.

Leia também: Creme de vitamina C: antioxidante e regenerador cutâneo

Tais substâncias ajudam a estimular a produção de enzimas desintoxicantes no fígado, entre os quais se encontra um flavonoide conhecido como naringenina, que estimula o órgão a queimar gorduras em vez de armazená-las.

O chá verde para limpar o fígado

chá verde par limpar o fígado

O chá verde contém grande quantidade de catequinas, um antioxidante vegetal muito estudado e que já foi comprovada sua grande capacidade de eliminar a acumulação de gorduras no fígado e de estimular seu correto funcionamento.

As uvas para limpar o fígado

uvas ajudam a limpar o fígado

As uvas apresentam um grande efeito depurativo no organismo, que foi demonstrado mediante diversos estudos, por esse motivo, foi criada uma terapia ou tratamento natural chamado de “a cura das uvas”.

Essa terapia é utilizada para tratar diversas doenças, principalmente devido aos seus grandes e poderosos efeitos depurativos a nível hepático, como também pelos poderes que protegem e fortalecem o sangue.

Os vegetais verdes ajudam a limpar o fígado

Vegetais verdes para limpar o fígado

Os vegetais de folhas verdes como o espinafre ou as folhas de mostarda contêm inúmeros compostos que ajudam a limpar o fígado, pois eles neutralizam os metais pesados que possam se acumular no fígado.

Como você pode perceber, esses alimentos podem ser encontrados com grande facilidade e que, além de ser uma boa terapia para desintoxicação, possuem um excelente sabor.

Dessa maneira, será muito simples manter o fígado muito saudável e funcionando de maneira adequada.