5 técnicas para fazer uma desintoxicação emocional

· 25 de novembro de 2017
O fato de não ser capaz de se desintoxicar emocionalmente e guardar tudo o que sente pode fazer com que, ao chegar em determinado momento, você exploda e deixe sair toda essa frustração da pior das maneiras.

Você se sente cansado e ansioso com frequência? Talvez seja o momento de fazer uma desintoxicação emocional.

Em algumas ocasiões não lidamos bem com nossas emoções e, ao invés de soltá-las, as retemos.

As emoções seguem um processo de carga e descarga. Porém, muitas vezes as reprimimos causando pensamentos ruminantes, estresse, e uma ansiedade que está nos esperando a cada esquina.

Hoje você vai descobrir 5 técnicas para se desintoxicar emocionalmente, para liberar esse peso que esteve carregando por tanto tempo e que está lhe fazendo tão infeliz.

Técnicas de desintoxicação emocional

1. A respiração consciente

Pode parecer uma bobagem, mas com que frequência você é consciente da sua respiração? Permitir-se alguns momentos para observar sua respiração irá ajudá-lo a limpar e curar suas emoções.

  • Escolha um momento do dia em que ninguém o incomode.
  • Feche os olhos e sinta sua respiração. Pode se concentrar no movimento de sua barriga ou de seu peito.
  • Depois, pode prestar atenção no ar que entra e sai de suas fossas nasais.

Sinta o ar fresco que entra e o ar quente que sai. Note como você se relaxa e como se torna consciente de algo que o acompanha a cada momento, mas que não recebe a devida atenção.

2. Recarregue-se com energia positiva

Procure um tempo para você, que possa dedicar só a você, para que depois de limpar suas emoções através da respiração, possa se recarregar com energia positiva.

Um passeio pela natureza, a leitura de um livro ou ver um documentário cheio de positivismo são ideias que irão ajudá-lo a se recarregar, motivar e encontrar as forças necessárias para seguir em frente com energia.

Você sabe de que outra forma você pode se recarregar de energia positiva? Falando consigo mesmo, em voz alta e dizendo coisas como “vamos, eu consigo”, “agora vou fazer isso”, “essa ideia é genial”.

3. Não se contenha

Homem que fala o que pensa

Tendemos a aprender determinados padrões de conduta que prejudicam a nossa desintoxicação emocional.

  • Por exemplo, conter a vontade de chorar, não dizer o que pensamos por medo da rejeição, não discutir uma decisão do nosso chefe porque ele é nosso superior…
  • Tudo isso faz com que não liberemos o que sentimos. Podemos sempre dizer o que nossas emoções querem expressar, de maneira adequada e respeitosa.

Assim, não se contenha, porque não é necessário. Coloque em prática agora mesmo esta terceira das técnicas para se desintoxicar emocionalmente.

4. Escreva o que você sente

Se você acredita que não consegue desabafar dizendo cara a cara o que você sente, menos ainda sendo o mais respeitoso possível, então pode escrever o que sente.

  • A escrita é uma excelente terapia que lhe permitirá voltar aos seus textos para ver seus avanços, seus retrocessos, e inclusive observar as circunstâncias de uma perspectiva nova.
  • Não se reprima nem pense que o que você escreve é uma besteira. Deixe que sua mão deslize pelo papel para expressar tudo que está dentro de você.

Será libertador e lhe permitirá fazer uma verdadeira desintoxicação emocional.

5. Pratique o mindfulness

Mulher meditando na praia

Ainda que você possa pensar que o primeiro ponto está muito relacionado com este, o fato é que o mindfulness é mais do que prestar atenção em sua respiração.

mindfulness é uma prática que pode ser feita inclusive ao lavar a louça e que lhe permite ser consciente do momento presente e observar seus pensamentos.

Esses pensamentos que têm um grande impacto em suas emoções e que, talvez, estejam te afetando mais do que deveriam. Por que você se prende a eles? Quais são os medos que você tem? As preocupações que o invadem servem de algo?

Graças a esta prática você poderá colocar em prática a última das técnicas para se desintoxicar emocionalmente e se sentir mais livre.

Todas estas técnicas para se desintoxicar emocionalmente são muito importantes. A consequência de não fazê-lo surge nas explosões de raiva que você pode ter em determinadas ocasiões e que podem prejudicar seus relacionamentos.

Desta maneira, você gozará de uma gestão melhor das suas emoções, algo extremamente importante para se sentir mais feliz e manter uma relação mais saudável com as pessoas do seu entorno.

Praticar o mindfulness, dar-se um tempo para refletir consigo mesmo e pôr em prática o resto das técnicas de desintoxicação emocional irá ajudá-lo a se libertar de um peso que esteve carregando durante muito tempo.