Alimentos que diminuem o estresse

Além de nos permitir regular o trânsito intestinal e nos manter saciados, a aveia natural e sem açúcar nos ajuda a reduzir o estresse graças aos seus conteúdos de serotonina.
Alimentos que diminuem o estresse

Última atualização: 19 Março, 2019

Você sabe quais alimentos diminuem o nosso estresse? Talvez alguns respondam que os alimentos preparados com açúcares refinados, como os sorvetes, bolos, pães, por exemplo, são os mais adequados para isso, porém, essa não é a realidade.

Existe uma grande diferença entre aqueles alimentos que diminuem o estresse realmente e os que funcionam como anestésicos emocionais. Além disso, os alimentos capazes de diminuir realmente o estresse são saudáveis e podem ser inseridos em nossa alimentação sem medo. Conheça agora alguns deles.

Alimentos que ajudam a diminuir o estresse

Aspargos

Estes vegetais têm um sabor bastante peculiar, isso faz com que sejam amados ou odiados. Entretanto, são uma excelente opção para obter ácido fólico de maneira natural, composto que faz com que os aspargos sejam um dos alimentos mais eficazes pra reduzir o estresse.

Abacate

Esta fruta é uma das opções mais completas, não apenas para diminuir o estresse, mas também por todos os nutrientes que oferece ao organismo: luteína, vitamina E, betacaroteno e folatos.

Além disso, é capaz de bloquear a absorção intestinal de certas gorduras que causam dano oxidativo. Porém, é preciso considerar que o abacate contém grande quantidade de gordura e, por isso, deve ser consumido com moderação.

Chocolate

chocolate ajuda a diminuir o estresse

Outro alimento que diminui o estresse é o chocolate. Diferentes estudos já comprovaram esta eficiência, demonstrando que o consumo moderado de chocolate ajuda o cérebro a produzir certas substâncias que aumentam a felicidade de quem o consome. Além disso, ele possui oxidantes naturais que ajudam o corpo a se manter mais jovem.

Mas lembre-se: o chocolate que realmente vale é o preto e quanto mais amargo, melhores são suas propriedades. Desta forma, inclusive diabéticos podem acrescentá-lo, de forma moderada, em sua alimentação.

Chá de camomila

É uma das bebidas que diminuem o estresse mais conhecidas e usadas em todo o mundo. O chá de camomila é ideal para aqueles dias em que as obrigações nos saturam ou não conseguimos dormir. Por isso, em casos de insônia frequente, adicione uma xícara deste chá em sua alimentação, sempre antes de dormir.

Aveia

Quando falamos de alimentos deliciosos, fáceis de preparar e com grandes benefícios para a saúde, a aveia costuma estar entre eles. E, nesta lista de alimentos que diminuem o estresse, a aveia não é uma exceção, afinal, ela conta com uma grande quantidade de serotonina, substância que ataca diretamente o estresse.

Por este motivo, é perfeita para o café da manhã de toda a família, ainda que seja recomendável evitar aquelas acompanhadas de muito açúcar. Assim, sempre que possível, opte por preparar a aveia natural com frutas frescas picadas ou com canela.

Uma dieta balanceada também ajuda a amenizar o estresse

Manter uma dieta balanceada: a chave para um corpo saudável

A maioria dos alimentos mencionados anteriormente podem ser adicionados a alimentação equilibrada. O estresse é um problema cada vez mais comum e tem origem nas múltiplas tarefas que desenvolvemos diariamente.

Por isso, é importante praticar exercícios e levar uma vida saudável, comer de maneira equilibrada e aliar a esses hábitos um momento de descanso e relaxamento, para que corpo e mente não fiquem sobrecarregados.

Pode interessar a você...
Dicas para preparar sopas rápidas, deliciosas e saudáveis
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Dicas para preparar sopas rápidas, deliciosas e saudáveis

Com estas dicas para preparar sopas deliciosas e saudáveis você pode desfrutar de magníficos jantares. Experimente fazer alguma das nossas receitas...



  • Martínez Álvarez JR., Villarino Marín A., Iglesias Rosado C., Arpe Muñoz C., et al., Recomendaciones de alimentación para la población española. Nutrición Clínica y Dietética Hospitalaria, 2010.
  • Larrieu T, Layé S. Food for Mood: Relevance of Nutritional Omega-3 Fatty Acids for Depression and Anxiety. Front Physiol. 2018 Aug 6;9:1047. doi: 10.3389/fphys.2018.01047. PMID: 30127751; PMCID: PMC6087749.
  • Fusar-Poli L, Gabbiadini A, Ciancio A, Vozza L, Signorelli MS, Aguglia E. The effect of cocoa-rich products on depression, anxiety, and mood: A systematic review and meta-analysis. Crit Rev Food Sci Nutr. 2021 May 10:1-13. doi: 10.1080/10408398.2021.1920570. Epub ahead of print. PMID: 33970709.