Logo image
Logo image

Alimentos que ajudam a tratar a pneumonia

3 minutos
A pneumonia é uma das tantas doenças respiratórias que com frequência afeta tanto crianças quanto adultos. Ela pode causada tanto por fungos, vírus ou bactéria.
Alimentos que ajudam a tratar a pneumonia
Elisa Morales Lupayante

Escrito e verificado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante

Última atualização: 23 agosto, 2022

Podemos complementar o tratamento médico com determinados alimentos que, além de aumentar nossas defesas, ajudam a tratar a pneumonia.

Por exemplo, a cenoura, além de ser boa para a visão, favorece a saúde dos pulmões.

A pneumonia é uma infecção respiratória aguda, que afeta principalmente os pulmões provocando uma forte dor ao respirar, impedindo o oxigênio de entrar facilmente.

Existem alguns alimentos que podem ser de muita utilidade para complementar o tratamento dessa infecção. Mas não devemos nos esquecer de continuar a medicação.

Estes alimentos somente trazem benefícios para ajudar na cura, em nenhum momento substituem os medicamentos.

Alimentos que ajudam a tratar a pneumonia

Alho

Some figure

O alho é um dos melhores remédios caseiros que são utilizados para tratar a pneumonia.

Ainda que seu forte odor não agrade muitas pessoas, temos que inclui-lo nos alimentos que consumimos diariamente para ajudar a prevenir ou tratar a pneumonia.

Isso porque o alho é um antibiótico natural que elimina os germes que se encontram no organismo. Por este motivo é tão efetivo no tratamento.

Açafrão-da-terra

Some figure

O açafrão-da-terra é um produto utilizado no preparo de alimentos para dar cor.

Mas desde alguns anos também vem sendo utilizado como medicamento para tratar doenças respiratórias como a pneumonia, obtendo magníficos resultados.

Se você gosta de alimentos com muita cor, ele é a especiaria perfeita.

Com o açafrão-da-terra, você estará consumindo produtos que curam ou previnem a pneumonia.

Gengibre

Some figure

O gengibre é um alimento que pode ser consumido de diversas formas.

Se você está tratando uma pneumonia pode, por exemplo, inclui-lo até em uma xícara de chá. Além disso, você também pode ralar o gengibre e misturar facilmente nos sucos.

Consuma preferencialmente pela manhã para que suas propriedades curativas eliminem a pneumonia de seu corpo.

Leia também: Gengibre e cúrcuma, a bebida medicinal para as articulações

Morangos, tomate e goiabas

Some figure

Estas três deliciosas frutas são rica em vitamina C, indispensável na dieta diária, sobretudo se você estiver com pneumonia.

A vitamina C ajuda a aumentar as defesas do organismo, otimizando a eliminação dos vírus e bactérias que causam muitas doenças.

Cenoura

Some figure

A cenoura é um alimento rico em vitamina A e muito recomendada para ajudar o bom funcionamento dos órgãos da visão.

Mas devemos destacar seu efeito benéfico para a saúde dos pulmões.

Muitos profissionais da saúde recomendam para pessoas que sofrem com pneumonia tomar suco de cenoura para melhor o estado de saúde.

Este suco pode ser preparado tanto com água quanto com leite ou misturado com outras frutas. Além disso, é bastante agradável ao paladar e refrescante. 

Também é válido preparar a cenoura em forma de cremes ou sopas, ou ralá-la e incluir nas saladas.

Não se esqueça de incluir as cenouras na sua lista de compras para que nunca faltem em casa.

Assim, você poderá preparar deliciosas receitas com cenouras todos os dias.

Leia também: Descubra os incríveis benefícios da cenoura para a pele

Depois de conhecer esses alimentos que são utilizados para curar ou prevenir a pneumonia, a única coisa que recomendamos é que você não deixe de seguir as recomendações do médico.

Ao mesmo tempo, complemente seu tratamento com alguns desses alimentos e sua recuperação será muito mais rápida.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Ruuskanen, O., Lahti, E., Jennings, L. C., & Murdoch, D. R. (2011). Viral pneumonia. The Lancet. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(10)61459-6
  • Charron, C. S., Milner, J. A., & Novotny, J. A. (2015). Garlic. In Encyclopedia of Food and Health. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-384947-2.00346-9
  • Chattopadhyay, I., Biswas, K., Bandyopadhyay, U., & Banerjee, R. K. (2004). Turmeric and curcumin: Biological actions and medicinal applications. Current Science.
  • Vasala, P. A. (2012). Ginger. In Handbook of Herbs and Spices: Second Edition. https://doi.org/10.1533/9780857095671.319
  • Sharma, K. D., Karki, S., Thakur, N. S., & Attri, S. (2012). Chemical composition, functional properties and processing of carrot-a review. Journal of Food Science and Technology. https://doi.org/10.1007/s13197-011-0310-7

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.