Gengibre e cúrcuma, a bebida medicinal para as articulações

Tanto a cúrcuma quanto o gengibre têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, portanto, considera-se que sua mistura em uma bebida pode ser benéfica para o alívio de alguns desconfortos.
Gengibre e cúrcuma, a bebida medicinal para as articulações

Última atualização: 24 Fevereiro, 2021

A mistura de gengibre e cúrcuma está se tornando cada vez mais popular na área da medicina alternativa. Na verdade, está sendo proposta como uma boa opção para aliviar alguns desconfortos específicos, dentro de um estilo de vida saudável.

E por que essa mistura particular? Porque ambos os ingredientes são atribuídos a propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Isso significa que, por um lado, aliviaria desconfortos comuns como inflamações e, por outro, daria ao corpo antioxidantes extras, que contribuiriam para a saúde de todo o corpo.

A seguir, detalharemos mais sobre cada um desses ingredientes e compartilharemos com vocês a receita de uma bebida que, segundo cremos, pode contribuir para o alívio em caso de dores nas articulações.

Por que aparece a dor nas articulações?

Mulher que precisa tomar bebida medicinal para as articulações

A dor articular é um sintoma incômodo que se produz nas articulações dos joelhos, cotovelos, ombros, pulsos, tornozelos, etc. Esta dor pode ser aguda, produzida depois de um esforço físico, ou crônica, quando se torna permanente.

Geralmente, a dor nas articulações está vinculada com a artrite. Quando a dor é aguda, a artrite é uma de suas principais causas. Além disso, outras doenças, como a bursite ou a tendinite, tendem a ser frequentes em causar dores nas articulações.

Seja devido ao esforço físico excessivo ou alguma enfermidade, a dor nas articulações não é um problema que deve ser ignorado. Ao contrário, é fundamental consultar o médico o quanto antes para que o profissional avalie o caso, faça o diagnóstico e prescreva o tratamento adequado.

Ao mesmo tempo que as suas indicações são seguidas, será necessário melhorar o estilo de vida. Por outro lado, há quem considere que pode complementar tudo isto com o consumo de um remédio natural, como uma bebida à base de gengibre e cúrcuma.

O que é o gengibre?

gengibre e cúrcuma para a bebida medicinal para as articulações

O gengibre é uma raiz muito conhecida no mundo da cozinha por seu aroma e sabor. Esta planta cresce mais de 90 centímetros, mas seu fruto está soterrado, como os tubérculos.

Ainda que seus usos culinários sejam amplamente conhecidos devido ao seu sabor picante que impregna qualquer prato, o gengibre também tem muitas propriedades benéficas para o corpo.

Uma das mais destacadas é que ajuda a melhorar a circulação sanguínea, além de facilitar o processo digestivo. Da mesma forma, as articulações são outro dos grandes benefícios do gengibre, dado seu efeito anti-inflamatório e analgésico.

O que é a cúrcuma?

O que é a cúrcuma?

Assim como o gengibre, a cúrcuma é outra especiaria extremamente admirada no mundo da cozinha. Essa planta herbácea é originária da Índia e seu fruto são pequenos talos que, ao serem ralados, impregnam qualquer alimento com sua cor laranja.

Também na parte da saúde, a cúrcuma tem grandes propriedades. A maioria delas estão focadas na parte digestiva, pois a cúrcuma é carminativa. Além disso, tem propriedades para combater o mal-estar estomacal.

No entanto, a principal propriedade da cúrcuma é a anti-inflamatória. Por este motivo, se torna uma grande aliada para todos aqueles que, independentemente da idade e das circunstâncias, sofrem com artrite.

Bebida de gengibre e cúrcuma

Bebida de gengibre e cúrcuma

Ingredientes

  • O suco de ½ limão.
  • 3 xícaras de água (750 ml).
  • 3 colheres de chá de açafrão (15 g).
  • 1 colher de chá de canela em pó ou ralada (5 g).
  • 3 colheres de chá de raiz de gengibre picada (15 g).

Como preparar?

  • Ferva a água, adicione a cúrcuma, o gengibre e a canela.
  • Deixe infusionar durante 30 minutos.
  • Passado o tempo indicado, desligue o fogo e deixe repousar por alguns minutos.
  • Para terminar, adicione o suco de meio limão, coe e sirva.

Consuma esta bebida como um suplemento à sua dieta

A bebida de gengibre e cúrcuma pode ser um bom complemento à dieta, desde que o médico autorize seu consumo. Não se deve esquecer que, embora possam ter potencial benéfico, esses alimentos apresentam algumas contraindicações e, portanto, não devem ser consumidos indiscriminadamente.

Além de hidratar e estimular a micção, as bebidas quentes (chás e infusões naturais) podem nos proporcionar uma certa sensação de bem-estar e ajudar a evitar o consumo de bebidas industriais, que são cheias de açúcar e sódio e promovem a retenção de líquidos, inchaço e outro inconveniente. 

Pode interessar a você...
Tratar a dor articular com cúrcuma e gengibre
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Tratar a dor articular com cúrcuma e gengibre

Entre os melhores remédios naturais que podemos encontrar para tratar a dor articular está sem dúvidas o gengibre e a cúrcuma. Explicaremos o porqu...



  • Mashhadi, Nafiseh Shokri et al. “Anti-oxidative and anti-inflammatory effects of ginger in health and physical activity: review of current evidence” International journal of preventive medicine vol. 4,Suppl 1 (2013): S36-42.
  • Jurenka, J. S. (2009). Anti-inflammatory Properties of Curcumin, a Major Constituent of. Alternative Medicine Review, 14(2).
  • Maheshwari, R. K., Singh, A. K., Gaddipati, J., & Srimal, R. C. (2006). Multiple biological activities of curcumin: A short review. In Life Sciences. https://doi.org/10.1016/j.lfs.2005.12.007