Como acelerar o alívio da gripe com sabugueiro

18 Maio, 2020
O sabugueiro pode nos ajudar a acelerar o alívio da gripe. Você quer saber como? Não perca este artigo.

A gripe é uma doença infecciosa que é facilmente transmitida e afeta o sistema respiratório. Hoje, vamos descobrir como acelerar o alívio da gripe com uma planta muito especial: o sabugueiro. Com ele, você terá um remédio natural à mão para se sentir melhor quando estiver gripado.

Acelere o alívio da gripe com uma infusão de sabugueiro

Acelere o alívio da gripe com uma infusão de sabugueiro
O sabugueiro contém anti-inflamatórios naturais que oferecem grandes benefícios para aliviar os sintomas da gripe.

A base do nosso remédio natural para acelerar o alívio da gripe será, antes de tudo, fazer uma infusão de sabugueiro. Para isso, precisaremos de alguns ingredientes para que o resultado seja o melhor.

As flores de sabugueiro, como indicado no artigo Caracterização toxicológica da planta medicinal Sambucus nigra subsp. Canadensis (L)são amplamente utilizadas em fitoterapia devido às propriedades benéficas que possuem.

Embora possamos encontrar saquinhos de chá de sabugueiro pré-fabricados, é preferível fazê-los do zero. A razão para isso é que vamos conseguir extrair completamente todas as propriedades que o sabugueiro pode nos proporcionar para nos recuperarmos da gripe.

Ingredientes

  • 1/2 xícara de sabugueiro
  • 1 pedaço de gengibre
  • Suco de meio limão
  • 1 colher de sopa de mel
  • 2 xícaras de água

Preparação

  • Coloque a água em um recipiente e aqueça no fogo.
  • Quando ferver, adicione o gengibre e o sabugueiro.
  • Deixe a mistura repousar por 15 minutos.
  • Coe e adicione o suco de mel e limão.

Uma vez preparada a infusão, você pode usá-la para acelerar o alívio da gripe. Aqui estão algumas opções que podem nos ajudar a nos sentirmos melhor quando estivermos com essa doença.

Opções para acelerar o alívio da gripe

Opções para acelerar o alívio da gripe
Além de tomar a infusão, podemos usar cataplasmas que nos ajudarão a limpar as vias aéreas.

Leia também: Como a gripe afeta o corpo?

1. Tomar a infusão de sabugueiro

Tomar a infusão de sabugueiro é a maneira mais fácil de acelerar o alívio da gripe. Vamos ver quais são os benefícios que o sabugueiro pode nos proporcionar ao tomar a infusão pelo menos duas vezes por dia. Se você estiver passando por uma gripe, recomendamos que experimente.

  • Reduz a tosse: como o sabugueiro possui propriedades antitussígenas, a infusão reduzirá o desconforto na garganta e os ataques de tosse.
  • Ajuda a diminuir a febre: outra das propriedades do sabugueiro é fazer o corpo suar, de modo a regular a temperatura e favorecer o equilíbrio.

Outra das propriedades do sabugueiro é que ele permite eliminar as toxinas da gripe. Portanto, tomá-lo em forma de infusão é algo muito positivo, pois permite acelerar o alívio da gripe para nos sentirmos muito melhor.

2. Aplicar cataplasmas de sabugueiro para acelerar o alívio da gripe

Outra maneira de acelerar o alívio da gripe graças ao sabugueiro é usando cataplasmas. Como indicado no artigo Plantas medicinais utilizadas no tratamento de doenças de pele, a melhora é alcançada graças à aplicação local dos frutos.

Para isso, precisaremos apenas elaborar a infusão acima mencionada com os frutos do sabugueiro. Podemos adicionar gengibre ou não, embora não seja imprescindível. Também podemos adicionar é a hortelã.

Depois de preparar a infusão, coe a mistura e coloque uma compressa ou gaze para segurar os frutos de sabugueiro e hortelã, por exemplo. Você pode colocar o cataplasma no peito ou no nariz.

O que ele fará é limpar as vias aéreas, aliviando o desconforto. Podemos realizar esse procedimento três a quatro vezes ao dia, pois não há contraindicações.

Quando consultar um médico

Quando consultar um médico
Caso a doença continue progredindo, o médico indicará o tratamento mais apropriado.

Não perca: 10 mitos sobre a gripe infantil

Caso a gripe não melhore, a febre não diminua e o desconforto aumente, não devemos hesitar em procurar um profissional de saúde. Ele realizará uma série de exames para determinar o melhor tratamento para cada caso.

No entanto, remédios naturais como o que acabamos de mencionar tendem a ter resultados muito positivos. Esperamos que você tenha se sentido incentivado a experimentar este remédio com sabugueiro para acelerar o alívio da gripe e melhorar o mais rápido possível.

Você já experimentou este remédio natural? Existe algum outro que funcione para você na hora de combater os sintomas da gripe? Esperamos que você experimente este remédio com sabugueiro e que volte para nos contar como ele o ajudou.

  • Angulo, A., Rosero, R., & Gonzales, M. (2012). Estudio etnobotánico de las plantas medicinales utilizadas por los habitantes del corregimiento de Genoy, Municipio de Pasto, Colombia. Rev Univ Salud14(2), 168-85.
  • Madaleno, I. M. (2007). Etno-farmacología en Iberoamérica, una alternativa a la globalización de las prácticas de cura. Cuadernos geográficos de la Universidad de Granada41(2), 61-95.
  • Sánchez, Ester, García, Dinah, Carballo, Caridad, & Crespo, Maritza. (1996). Estudio farmacognóstico de Mentha x piperita L. (toronjil de menta). Revista Cubana de Plantas Medicinales1(3), 40-45. Recuperado en 25 de marzo de 2019, de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1028-47961996000300009&lng=es&tlng=es.
  • Villena Ferrer, Alejandro, Téllez Lapeira, Juan Manuel, Ayuso Raya, Mª Candelaria, Ponce García, Isabel, Morena Rayo, Susana, & Martínez Ramírez, Miriam. (2009). Cinco preguntas clave en la Gripe: una Revisión de Guías. Revista Clínica de Medicina de Familia2(8), 412-425. Recuperado en 25 de marzo de 2019, de http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1699-695X2009000300007&lng=es&tlng=es.