Abacates na gravidez: confira seus benefícios
Sem dúvida, durante a gravidez, as mulheres querem comer alimentos que irão ajudá-las a ganhar apenas o peso correspondente durante os nove meses, um quilo por mês. Incluir abacates na gravidez é a forma ideal de consegui-lo.
Assim, o abacate é um vegetal e fruto, que se colhe a partir da árvore chamada abacateiro. Este fruto demora entre cinco e sete anos para sair pela primeira vez, então é colhido constantemente.
Definitivamente, essa fruta ajudará a que o feto se desenvolva saudavelmente, pois contribui com muitos nutrientes essenciais.
Tipos de abacates
Essa fruta, tem um sabor semelhante a avelã. Sua textura é cremosa, tem bastante fibra, que varia dependendo do tipo de abacate. Eles crescem em forma de pera, maçã ou pepino e a parte comestível é amarelada e tem uma semente. É um companheiro ideal para as refeições.
Esta fruta ou vegetal deve ser consumida quando está madura. O tempo de maturação é conhecido por sentir o abacate mais mole ao apalpá-lo ou quando se agita e se escuta a semente solta.
Sem dúvida, comer abacate tem muitos benefícios tanto para a mulher grávida quanto para as mães que estão amamentando.
Te recomendamos ler: 9 razões para comer abacate
Benefícios de comer abacates durante a gravidez
Existem vários benefícios ao consumir esta fruta, dentre os quais podemos mencionar os seguintes:
1. As proteínas e os benefícios de comer abacates na gravidez
O abacate contém proteínas que ajudam no processo de desenvolvimento do bebê durante a gravidez e também colabora com as proteínas das mães durante a fase de lactação.
2. Consumir abacate durante a gravidez evita a anemia
Devido ao seu alto teor de cobre, ajuda a aumentar a produção de glóbulos vermelhos e evita a anemia por falta de ferro, que diminui quando a mulher está grávida.
3. Comer abacate durante a gravidez mantém o potássio
É comum que os níveis de potássio diminuam durante a gravidez, por isso comer abacate ajuda a manter o nível de potássio estável e , assim, evitar cãibras nas pernas e cólicas durante este período.
4. Consumir abacate durante a gravidez aumenta os níveis de vitamina B6
Certamente, consumir abacate na primeira refeição do dia reforça o consumo de vitamina B6, o que previne a náusea característica desta etapa.
5. Consumir abacate durante a gravidez aumenta os níveis de vitaminas D e E
Este fruto contém vitaminas D e E, que diminuem o ressecamento da pele. Comer abacate também ajuda nos tratamentos para a psoríase e dermatite, entre outros, uma vez que gera uma produção contínua de colágeno.
6. Consumir abacate durante a gravidez, relação com o ômega 9
Devido ao grande teor de ômega 9 ou gorduras saudáveis, o abacate é uma boa opção para consumir diariamente, já que neutraliza o excesso de gorduras saturadas que existam no corpo.
Assim, a melhor forma de obter os benefícios de consumir o abacate durante a gravidez é inclui-lo nos lanches, saladas e vitaminas. Deixamos aqui uma receita fácil de preparar.
Receita com abacate para mulheres grávidas
Quesadillas com pico-de-gallo
Preparo para 2 pessoas.
Ingredientes para as tortilhas
- 8 tortilhas = 378 gr.
- 1 abacate = 500 gr.
- 8 cogumelos = 300 gr.
- 1 ramo de coentro fresco cortado = 25 gr.
- ½ xícara de óleo = 75 ml.
- 2 xícaras de queijo cheddar ralado = 300 gr.
- ½ xícara de salsa com especiarias = 75 ml.
ingredientes para o pico-de-gallo
- 1 tomate = 50 gr.
- ½ cebola = 30 gr.
- 1 ramo de coentro fresco cortado = 25 gr.
- 3 colheres de chá de azeite = 15 ml
- 2 colheres de sopa de suco de limão = 30 ml
- 1 pitada de sal e pimenta = o que conseguir pegar com a ponta dos dedos.
Leia também: 4 formas saudáveis de comer abacate
Preparo das tortilhas
- Em primeiro lugar, corte o abacate e os cogumelos em fatias finas.
- Por outro lado, em uma bandeja coloque 4 tortilhas, em seguida, coloque o abacate fatiado.
- Em cima do abacate coloque os cogumelos em fatias, um punhado de queijo ralado e o coentro picado.
- Finalmente, para concluir a montagem das quesadillas coloque azeite e salsa a gosto.
- Por outro lado, coloque outra tortilha para fechar a quesadilla.
- Logo, em uma panela previamente aquecida, coloque a quesadilla para que o queijo derreta e as tortilhas dourem dos dois lados.
- Finalmente, coloque-as em um prato e corte em 4 partes.
Preparo do pico-de-gallo
- Em primeiro lugar, coloque em uma tigela os tomates, cebola, coentro, azeite, suco de limão, sal e a pimenta.
- Por outro lado, misture tudo até criar uma salada.
- Finalmente, se você quiser, pode adicionar mais azeite ou suco de limão.
Assim que as quesadillas e o pico-de-gallo estiverem prontos, só faltará servir e sentar para degustar esta receita fácil e deliciosa, além dos benefícios que o abacate oferece durante a gravide, é um prato delicioso. Pode ser acompanhada com um delicioso chá gelado se estiver calor ou com uma infusão quando fizer frio.
Portanto, os benefícios de comer abacates durante a gravidez são muito favoráveis, além de ser um alimento que pode ser comido sozinho ou com outros alimentos. Você também pode comê-lo em vitaminas combinadas com frutas. Outro de seus usos é como máscara em tratamentos para o cabelo, sendo de grande ajuda para nutri-lo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Tovar, M. Á. O. (2003). Valor nutrimental de la pulpa fresca de aguacate Hass. In Proceedings V World Avocado Congress (Actas V Congreso Mundial del Aguacate) (pp. 741-748). http://www.avocadosource.com/wac5/papers/wac5_p741.pdf
- FEN staff. (n.d.). Aguacate. Fundación Española de Nutrición. https://www.fen.org.es/MercadoAlimentosFEN/pdfs/aguacate.pdf
- Lloret, A., Esteve, D., Monllor, P., Cervera-Ferri, A., & Lloret, A. (2019). The effectiveness of vitamin E treatment in Alzheimer’s disease. International journal of molecular sciences, 20(4), 879. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6412423/