A laranja, um dos alimentos mais completos
Todos nós sabemos que a laranja é um dos alimentos mais ricos em vitamina C, mas será que realmente conhecemos todos os benefícios desta vitamina? Quais outros nutrientes as laranjas nos fornecem? A Fundação Espanhola de Nutrição fornece um relatório nutricional completo sobre este alimento.
Certamente você já ouviu falar que a laranja ajuda a curar resfriados e até a preveni-los. Foi demonstrado que isso não é totalmente verdade, mas está provado que a vitamina C é essencial para o bom funcionamento do nosso sistema imunológico, além de ser um nutriente necessário para o nosso crescimento e desenvolvimento normal, pois participa de muitos processos do organismo.
Quais são os efeitos benéficos da vitamina C?
Além da sua capacidade de fortalecer a imunidade, a vitamina C tem outras funções essenciais para manter uma boa saúde física e mental. Aqui estão as mais importantes:
- A laranja é um poderoso antioxidante, que bloqueia os danos provocados pelos tão famosos e detestados radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.
- Participa do crescimento e reparação do tecido conjuntivo, ajudando-nos a manter uma pele mais lisa, entre outros efeitos, além de favorecer a formação de colágeno.
- Ajuda a prevenir doenças degenerativas.
- Fortalece o nosso sistema imunológico.
- Reduz o risco de doenças cardiovasculares.
Você pode se interessar: Como fazer um chá gelado de laranja e canela
Outras propriedades da laranja
Outras vitaminas presentes nesta fruta cítrica são a vitamina B6 e a vitamina A, que também é um antioxidante, com um efeito que se soma ao da vitamina C. As laranjas também contêm:
Ácido fólico
Trata-se de uma vitamina do complexo B necessária para o bom funcionamento do coração e essencial para as mulheres grávidas.
Sua participação é fundamental para a formação do sistema nervoso central, que ocorre nos seres humanos entre os primeiros 15 e 28 dias de gestação.
Bioflavonóides
São compostos com propriedades anticancerígenas comprovadas. Alguns deles, como a hesperidina, têm um efeito protetor sobre os capilares sanguíneos, auxiliando no tratamento de varizes e hemorroidas.
Esses nutrientes são encontrados no epicarpo da laranja, a camada branca entre a casca e a polpa da fruta.
Cálcio, potássio e magnésio
A laranja também é fonte de elementos essenciais como o cálcio, potássio e magnésio, muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Suas funções básicas são tantas que precisaríamos de um artigo inteiro para falar sobre cada um deles.
Todos nós já ouvimos falar sobre o papel fundamental do cálcio na formação e estrutura de nossos ossos, o papel vital do potássio em nosso sistema cardiovascular e a importância do magnésio para manter a pressão arterial em níveis ideais.
Fibra
As laranjas também são uma fonte de fibras, que nos ajudam a manter a atividade intestinal ideal e a combater a prisão de ventre de forma natural e saudável.
O consumo de fibras também ajuda a prevenir o colesterol alto, a obesidade e doenças como a diabetes. Elas podem ser encontradas em vários cereais e vegetais.
Diferentes formas de consumir laranja
Outra das grandes vantagens dessa fruta cítrica é que ela é muito versátil e pode ser incluída na dieta de diversas formas. Além disso, é pobre em calorias e pode ser ingerida sem medo de ganhar peso.
- Com certeza a melhor forma de consumi-la é inteira em sua forma natural, pois assim aproveitamos todos os benefícios da polpa, do suco e da pele interna. Assim, ela também proporciona mais saciedade.
- O suco de laranja é muito refrescante e saboroso. Dependendo da laranja, pode ser adoçado com um pouco de açúcar, mas ele deve ser ingerido o mais rápido possível para evitar a perda de alguns nutrientes.
- Também pode ser consumida em pratos ou refeições, como as saladas. Esta é uma fruta fresca com muito sabor que pode ser combinada com outras frutas e diferentes alimentos.
Como você pode ver, estamos falando de um dos alimentos mais ricos em nutrientes e com mais benefícios para a saúde. Se juntarmos a isso o fato de que a laranja é deliciosa e que podemos comê-la praticamente o ano inteiro graças às inúmeras variedades que existem, você acha que poderíamos encontrar uma sobremesa melhor?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Biblioteca Nacional de Medicina de los EE.UU. (2013). Vitamina C. 18 Feb 2013.
- Plasencia, M. (2015). Ácido Fólico. Offarm. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1016/j.rse.2009.04.006.
- Almaraz, R. S., Fuentes, M. M., Milla, S. P., Plaza, B. L., Bermejo López, L. M., & Candela, C. G. (2015). Indicaciones de diferentes tipos de fibra en distintas patologías. Nutricion Hospitalaria. https://doi.org/10.3305/nh.2015.31.6.9023.
- Fundación Española de Nutrición: Valor Nutricional de las Naranjas y Clementinas. https://www.fen.org.es/storage/app/media/imgPublicaciones/432011819.pdf