Como fazer um chá gelado de laranja e canela

20 de janeiro de 2020
No verão as infusões podem ser uma excelente maneira de nos manter hidratados sem sacrificar a saúde ou o paladar. Conheça nossa receita de chá gelado de laranja e canela passo a passo.

Como você sabe, nosso corpo é formado principalmente de água. Por esse motivo é extremamente importante manter uma boa hidratação durante todo o ano, mas principalmente durante os meses de verão. Para hidratar-se de forma mais divertida e saborosa, sugerimos que você prepare um chá gelado com laranja e canela muito saudável.

As infusões frias são uma excelente opção para consumir líquidos nos dias de calor avassalador, para variar um pouco o sabor da água. Se usarmos frutas e especiarias frescas para preparar o chá, adicionaremos aos benefícios da água todos os outros ingredientes.

Mas não vamos mais estender esta introdução. Em seguida, mostraremos como você pode preparar com facilidade e rapidez um delicioso chá com laranja e canela. Está preparado?

Benefícios da laranja

A laranja é a principal representante da vitamina C no reino das frutas.

Você se lembra do que sua avó sempre dizia quando estava resfriado? “Beba um suco de laranja que cura tudo”. A laranja é uma fonte de vitamina C (também chamada de ácido ascórbico). Na verdade, uma laranja média fornece cerca de 82 mg de vitamina C. Mais do que a dose diária recomendada!

Além disso, a laranja fornece folatos, que são necessários para a formação de células sanguíneas, carotenoides com atividade da provitamina A e antioxidantes, como a luteína e a zeaxantina. Mas isso não é tudo, também é rica em flavonoides.

Nos últimos anos a laranja tem sido estudada sobre como sua ingestão influencia o organismo do ser humano. Vamos ver juntos seus principais benefícios.

  1. Prevenção de problemas oculares: um novo estudo concluiu que aqueles que comem laranja regularmente têm 60% menos chances de desenvolver degeneração macular.
  2. Diminuição do risco de doenças cardiovasculares: outras pesquisas mostraram que as frutas cítricas podem ter um efeito protetor no coração, devido ao seu teor de potássio e vitamina C.
  3. Menor risco de derrame em mulheres: em 2012 um estudo revelou que aquelas mulheres que consomem altas doses de flavonoides são 19% menos propensas a sofrer um derrame.
  4. Melhorias na função muscular e diminuição do desconforto pós-exercício naquelas que consomem 400 mg de vitamina C por dia, de acordo com dados de outras pesquisas.

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Benefícios da canela

Os benefícios da canela são conhecidos desde os tempos antigos.

Esta especiaria é obtida da canela do Ceilão, e é conhecida há milhares de anos. Há relatos de sua existência na China antiga no ano 2.500 aC. A canela é rica em ferro e cálcio, zinco, potássio, selênio, vitamina B6 e C. Além disso, contém compostos químicos como fenóis e aldeídos.

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Receita para chá gelado com laranja e canela

Chá gelado

Ingredientes

Preparação

  1. Primeiro, extraímos o suco das três laranjas. Nós o reservamos.
  2. Removemos o máximo possível a parte branca das cascas da laranja. Cortamos em julienne e reservamos.
  3. Colocamos um litro de água para aquecer em uma panela.
  4. Quando ferver, adicionamos as cascas de laranja.
  5. Deixamos infundir por 7-10 minutos.
  6. Retiramos do fogo e adicionamos um pau de canela. Se você tem canela em pó, também pode usá-la. Coloque uma ou duas colheres de chá ao seu gosto.
  7. Deixamos infundir por 30 minutos.
  8. Coamos para remover o pau de canela e as cascas de laranja.
  9. Incorporamos o suco de laranja.
  10. Colocamos o chá com laranja e canela na geladeira.
  11. Servimos, adicionando gelo, se desejarmos. Decoramos com um pau de canela e uma fatia de laranja. Agora é só aproveitar!

Observações

  • Sem dúvida alguma, você pode adicionar um pouco de mel ao seu chá gelado com laranja e canela.
  • Por outro lado, para variar o sabor, você pode trocar a laranja por limão. Certamente, o sabor ácido desta fruta e sua contribuição da vitamina C fazem dela uma opção maravilhosa para qualquer época do ano.
  • Além disso, se possível, evite adoçar a infusão. O açúcar natural da laranja deve ser suficiente para dar ao chá um sabor agradável. Se você precisar “suavizar” o sabor, adicione preferencialmente a estévia, em vez de açúcar refinado.
  • Ademais, ao preparar esta receita, a infusão emitirá um delicioso aroma de laranja que perfumará toda a sua casa. Assim, você terá delicioso chá de laranja e canela e um aromatizante natural, tudo em um!
  • Finalmente, você pode incluir outras especiarias como a hortelã, que se dá muito bem com este chá de laranja e canela.

Então, você gostou da nossa sugestão? Sendo assim, quando você vai preparar este delicioso chá gelado de laranja e canela?

  • Fundación Española de Nutrición. Naranja. http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/naranja.pdf
  • Fundación Española de Nutrición. Canela. http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/canela.pdf
  • The American Journal of Clinical Nutrition, Volume 108, Issue 2, 1 August 2018, Pages 381–387, https://doi.org/10.1093/ajcn/nqy114
  • NCBI. (2011). Frequency of citrus fruit intake is associated with the incidence of cardiovascular disease: the Jichi Medical School cohort study.https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21389640
  • American Heart Association. (2012). Eating citrus fruit may lower women’s stroke risk. https://www.sciencedaily.com/releases/2012/02/120223182638.htm
  • NCBI. (2001). Prolonged vitamin C supplementation and recovery from demanding exercise. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11915781