O que são os peptídeos de colágeno?

18 Novembro, 2020
Os peptídeos de colágeno são suplementos que melhoram a aparência da pele. Além disso, oferecem outros benefícios para a saúde. Onde podemos obtê-los? O que as pesquisas mais atuais dizem sobre eles?

Os peptídeos de colágeno são suplementos feitos de ossos, pele e cartilagem de alguns animais. Sua principal função é aumentar a síntese endógena desta proteína.

A cada dia, adquirem uma maior relevância pelas suas propriedades nutricionais e fisiológicas, pois desempenham um papel fundamental na manutenção da pele, cabelo, ossos e unhas. Como podemos obtê-los? Quais são os seus efeitos?

Síntese de colágeno no corpo

Para entender melhor como eles intervêm no corpo, é necessário entender o papel que o colágeno desempenha nos seres vivos. Essa substância é uma das proteínas que compõem os tecidos conjuntivos e conectivos do corpo, especialmente a pele, articulações e ossos.

É uma das moléculas mais abundantes em muitos organismos vivos devido ao seu papel nas estruturas biológicas. É sintetizado por meio dos aminoácidos que são ingeridos. O corpo os absorve e forma 3 cadeias de polipeptídeos que se unem para formá-lo.

No entanto, apesar da sua abundância, as fibras de colágeno são danificadas ao longo do tempo e perdem sua espessura e força. Como resultado, o processo de envelhecimento é acelerado.

Moléculas de colágeno
O colágeno desempenha um papel relevante na pele, nas articulações e nos ossos.

Como os peptídeos de colágeno são obtidos?

Graças ao consumo de peptídeos de colágeno, o corpo melhora a síntese dessa proteína. Embora a matéria-prima utilizada para a obtenção deste produto seja o próprio colágeno, estes são obtidos a partir da hidrólise da substância contida na pele, cartilagem e ossos de peixes, ovinos, suínos e bovinos.

Eles geralmente contêm pelo menos 2 e no máximo 100 aminoácidos, e são caracterizados pela excelente solubilidade em água fria que não forma géis, mesmo em soluções altamente concentradas.

Leia também: Como estimular a produção de colágeno no corpo

Benefícios dos peptídeos de colágeno

  • Um estudo publicado na revista Nutrients afirma que os peptídeos de colágeno são agentes eficazes na hidratação da pele e na prevenção das rugas.
  • Por outro lado, tem sido sugerido que a sua ingestão oral apresenta benefícios como a prevenção de condições como osteoartrite e osteoporose.

Como os peptídeos de colágeno funcionam na pele?

Devido à sua relação diretamente proporcional com o envelhecimento da pele, o colágeno atraiu um forte interesse da indústria cosmética. Nesse sentido, foi descoberto que os peptídeos de cadeia curta são encontrados biodisponíveis e bioativos; portanto, eles podem induzir efeitos benéficos.

Além disso, se administrados oralmente, podem alcançar a camada mais profunda da pele e estimular a produção endógena de componentes da matriz extracelular na pele. Por causa disso, eles podem alcançar estes efeitos.

Não deixe de ler: Tratamentos para desintoxicar a pele do rosto

Um estudo publicado na Nature Research Journal diz que a semelhança entre os peptídeos de colágeno em bovinos e humanos é aquela que explica as melhorias significativas que os suplementos têm sobre os parâmetros da pele.

A hidrólise do colágeno bovino produz peptídeos caracterizados por uma sequência de aminoácidos que correspondem ao perfil aminoácido do colágeno humano.

Além disso, um estudo científico publicado no Journal of Medicinal Food descobriu que essa semelhança também ocorre com peptídeos de colágeno suíno. De acordo com esta pesquisa, eles parecem melhorar a síntese de colágeno em humanos e, portanto, podem ser usados com sucesso para melhorar e reparar a pele de todo o corpo.

A importância dos peptídeos de colágeno para a pele
Os peptídeos de colágeno bovino e suíno parecem contribuir para melhorar a síntese de colágeno em seres humanos.

Como aumentar os seus efeitos?

Embora os suplementos de peptídeos de colágeno já sejam benéficos por si só, muitos deles também têm outras substâncias, como vitaminas, minerais e antioxidantes, especialmente vitamina C e magnésio. Por causa dessas substâncias, eles conseguem obter efeitos mais positivos na hidratação e elasticidade da pele.

Leia também: Dieta para a dermatite: alimentos para a pele

Conclusão sobre os peptídeos de colágeno

Os peptídeos de colágeno são usados sobretudo para fins cosméticos, pois melhoram visivelmente a aparência da pele. Além disso, em conjunto com outras substâncias, seus efeitos podem ser aumentados.

Enquanto isso, vale a pena notar que o colágeno hidrolisado também pode ser fabricado, mas que este tem um propósito anti-inflamatório. Portanto, é usado para os ossos e as articulações.

Em suma, é importante lembrar que o colágeno compõe não só a pele, mas também os ossos, cabelos e outros tecidos. Portanto, é apropriado garantir uma assimilação adequada deste nutriente.

  • Wu M, Cronin K, Crane JS. Biochemistry, Collagen Synthesis. [Updated 2020 May 4]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2020 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK507709/
  • Gelse K, Pöschl E, Aigner T. Collagens–structure, function, and biosynthesis. Adv Drug Deliv Rev. 2003;55(12):1531-1546. doi:10.1016/j.addr.2003.08.002
  • Lugo JP., Saiyed ZM., Lane NE., Efficacy and tolerability of an undenatured type II collagen supplement in modulating knee osteoarthritis symptoms: a multicenter randomized, double blind, placebo controlled study. Nutr J, 2016.
  • Kirmse M, Oertzen-Hagemann V, de Marées M, Bloch W, Platen P. Prolonged Collagen Peptide Supplementation and Resistance Exercise Training Affects Body Composition in Recreationally Active Men. Nutrients. 2019;11(5):1154. Published 2019 May 23. doi:10.3390/nu11051154
  • A Collagen Supplement Improves Skin Hydration, Elasticity, Roughness, and Density: Results of a Randomized, Placebo-Controlled, Blind Study. Nutrients. 2019. 11(10): 2494.
  • Laing S, Bielfeldt S. A Dermonutrient Containing Special Collagen Peptides Improves Skin Structure and Function: A Randomized, Placebo-Controlled, Triple-Blind Trial Using Confocal Laser Scanning Microscopy on the Cosmetic Effects and Tolerance of a Drinkable Collagen Supplement. J M Food 2020. 23(2): 147-152.
  • Kim D, Chung H, Choi J, Sakai Y, Lee B. Oral Intake of Low-Molecular-Weight Collagen Peptide Improves Hydration, Elasticity, and Wrinkling in Human Skin: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Study. Nutrients. 2018; 10(7): 826.
  • Edgar S, Hopley B, Genovese L, Sibilla S, Laight. Effects of collagen-derived bioactive peptides and natural antioxidant compounds on proliferation and matrix protein synthesis by cultured normal human dermal fibroblasts. Sci Rep.2018;8:10474.