A importância de ter boa saúde mental

16 de julho de 2019
Ter uma boa saúde mental é muito importante não apenas a nível psicológico, mas também pode afetar nosso bem-estar físico, por isso é essencial cuidar esse aspecto.

Muitas vezes não paramos para pensar em como é importante cuidar da saúde mental. Isso significa que não nos preocupamos com ela e que não a cuidamos como deveríamos. Tudo isso pode ter algumas consequências, por exemplo, a impossibilidade de ter relacionamentos saudáveis.

Reduzir o estresse ou praticar mindfulness pode nos ajudar a gerenciar e eliminar muitas das preocupações que podem nos atormentar. Essas ações podem se tornar indispensáveis ​​para uma boa saúde mental.

Favorece o equilíbrio psicológico e social

Controlar o estresse para cuidar da saúde mental

Ter uma boa saúde mental é importante para manter um equilíbrio tanto em nosso relacionamento com nós mesmos, como com o relacionamento que mantemos com os outros. Caso isso não aconteça, teremos vários problemas.

Por exemplo, podemos explodir sem motivo. Não saberemos administrar nossas emoções de maneira saudável, o que nos causará problemas tanto para nós mesmos quanto para os que nos rodeiam.

Esse mal-estar aparece imediatamente e vamos nos sentir péssimos, como se uma parte da nossa vida se debilitasse. Ir a um psicólogo pode ser muito positivo para resolver ou encontrar soluções para tudo o que está gerando esse desequilíbrio.

Descubra: 7 motivos para ir ao psicólogo

Relacionamentos saudáveis ​​e enriquecedores

Ter uma boa saúde mental nos garante ter relacionamentos saudáveis ​​e enriquecedores. Cultivar as relações que temos com os outros é essencial para que nos sintamos bem com nós mesmos, já que somos seres sociais.

No caso de não possuirmos uma boa saúde mental, não teremos o que é conhecido como sentido de integração. Sentiremos que nos isolamos dos outros, que não nos adaptamos a ninguém e isso nos levará a sentir-nos sozinhos.

Inclusive, nós mesmos buscamos o isolamento porque não podemos nos encaixar com os outros. No entanto, ao mesmo tempo, também não nos suportamos a nós mesmos.

Controle do estresse para cuidar da saúde mental

O estresse pode levar a prejudicar a saúde mental. Há pessoas que, como não resolvem esse problema, vivem com estresse durante toda a vida, fazendo com que isso se torne crônico. Não é uma boa condição nem para nós e nem para os que nos rodeiam.

O controle do estresse nos ajudará a sermos mais produtivos, a suportar a pressão e a não nos frustrarmos com tanta frequência. Isso melhorará o nosso humor e nos fará sentir muito melhor.

Mantenha longe a ansiedade

Controlar a ansiedade para uma boa saúde mental

Muitas vezes, o estresse se transforma em ansiedade. Este é um sinal de alerta de que há algo que nos afeta profundamente e que estamos ignorando.

A boa saúde mental nos ajuda a ter uma perspectiva. Assim, podemos evitar que certas situações ou circunstâncias passadas continuem nos torturando no presente.

Enfrentando pressões

Se cuidarmos da saúde mental também poderemos lidar com as pressões. Seremos mentalmente mais fortes e, portanto, teremos uma maior autoestima.

Nos dias de hoje, melhorar a autoestima é muito necessário para não desanimar perante qualquer crítica ou pressão. A autoconfiança é essencial e isso é algo que pode nos trazer boa saúde mental.

Leia este artigo: Autoconfiança: comece a apostar em si mesmo

Cuidar da Saúde Mental afasta doenças físicas e psicológicas

Quando temos problemas de ansiedade ou estresse, é muito comum somatizar as emoções. Por essa razão, cuidar da saúde mental nos ajudará a ter uma melhor saúde física.

Mas não apenas isso, controlando nossas emoções o maior impacto positivo será na nossa saúde mental. Agora, neste momento, certamente surge uma pergunta: Como podemos ter uma boa saúde mental? As opções que temos são diversas e, como já indicamos, entre elas estão a meditação ou o mindfulness.

Esse tipo de prática nos ajuda a ter mais tranquilidade e paz interior. Assim, seremos capazes de relativizar os problemas e reduzir drasticamente o estresse e a ansiedade.

No entanto, para conseguir uma boa saúde mental, é essencial que nos coloquemos nas mãos de um profissional. Aliás, nem sempre temos que ter um problema ou estar mal animicamente para ir a um psicólogo. Entretanto, isso pode nos dar certas ferramentas para melhorar vários aspectos de nossas vidas.