6 formas de combater o medo da solidão

22 de abril de 2019
Para vencer o medo da solidão é fundamental deixar de buscar começar novas relações de forma desesperada, já que não se consolidarão em uma base saudável.

Passou por vários términos e agora acredita que o amor não é para você? As pessoas que acreditava que eram seus amigos no final se afastaram? Chegou ao ponto no qual a solidão parece seu destino? Estas são situações pelas quais todos nós passamos. No entanto, se suas experiências prévias estão gerando medo da solidão, coloque em prática os seguintes conselhos.

1. Deixe de se criticar

Mulher com depressão por causa da solidão

Deixar de se autoexigir e se valorizar mais são os primeiros passos para deixar para trás a solidão.

O primeiro passo para combater o medo da solidão é entender como vê a si mesmo. Para isso, observe as vezes que você se deprecia todos os dias. Diz para si mesmo como é insignificante, que é uma pessoa ruim, que é muito velho ou muito jovem?

  • Caso fale de si mesmo dessa forma, seu humor se manterá negativo todo o tempo e estará se condicionando a seguir em solidão.

Lembre-se que o que diz para si mesmo tem impacto direto sobre como se sente. É simples, caso se programar para pensar coisas boas, se impulsionará a se sentir bem.

Caso esteja fazendo isso, é momento de aprender a ser mais amável consigo mesmo. Caso alguém no passado tenha te criticado, abusado de você de alguma maneira ou te feito sentir culpado, deixe de dá-lo o controle sobre sua vida. 

O problema é que cometeu um erro e ainda não conseguiu se perdoar por isso? Pois já é a hora de calar aquela voz que te critica, pois segue sendo uma pessoa valiosa, apesar dos defeitos e é necessário acreditar nisso.

2. Sinta-se bem consigo mesmo

Aumentar a confiança e autoestima é vital para combater o medo da solidão. Pense que, caso não seja capaz de ver o bom que há em si mesmo e de amar suas qualidades, dificilmente outros poderão fazê-lo. A forma em que vemos a nós mesmos define como nos comportamos e a imagem que projetamos.

Por isso, se todo o tempo está focado em seus defeitos e faz notar os aspectos menos agraciados, isso é o que os outros notarão. Quanto mais se amar, mais convencerá as pessoas do bom e agradável que é. 

3. Aceite que tem algo bom para oferecer

Quais são suas maiores qualidades? É uma pessoa sensível, trabalhadora e honesta? Está sempre disposta a ajudar os demais? É alguém em quem os demais podem confiar? É possível que tenha algumas dessas qualidades e muitas outras.

Dessa maneira, para combater seu medo da solidão comece por buscar pessoas que admirem essas qualidades e com quem as possa compartilhar. Contudo, isso não significa necessariamente buscar um relacionamento amoroso.

Foque sua atenção em encontrar pessoas afins que te complementem e com quem se sinta identificado. Lembre que ter amigos é vital para tudo. Depois das amizades costuma chegar o amor, mas não fique obcecado em encontrá-lo.

Não se esqueça de ler: Não ter amigos é ruim para a saúde

4. Mude suas ideias sobre o sexo oposto

Mulher falando com o parceiro

Às vezes, uma má experiência pode nos fazer pensar erroneamente sobre o sexo oposto.

É comum encontrar pessoas que têm ideias errôneas sobre o sexo oposto. Isso pode ser causado por uma má experiência que faz a pessoa começar a desconfiar. Nesse sentido, costuma pensar coisas similares nas seguintes frases?

  • Todos os homens são canalhas.
  • As mulheres são interesseiras.
  • Os homens somente se interessam por sexo.
  • As mulheres são muito emocionais.
  • Não se pode confiar nos homens.
  • Todas as mulheres são oportunistas.
  • Os bons não estão mais solteiros.

Todas essas ideias são equivocadas, pois tanto homens quanto mulheres buscam relações duradouras em algum momento da vida. É verdade que há alguns exemplos negativos, mas isso não é exclusivo de algum sexo.

Quando se mantém esses pensamentos sobre as relações amorosas, será difícil combater o medo da solidão, pois pensará que não há ninguém para você. A realidade é que há um mundo de pessoas valiosas lá fora: somente precisa se dar uma chance de conhecê-las.

Também pode te interessar: Posições sexuais excitantes e prazerosas 

5. Mude a forma com que vê o medo da solidão

Mulher com medo da solidão sentada no banco

Na solidão também participam as expectativas que temos acerca do mundo que nos rodeia.

Sente inveja daquele grupo de amigos que andam juntos para todos os lados? Morre de tristeza toda vez que vê um casal feliz e com filhos? Pergunte a si mesmo se realmente o problema é a solidão ou a pressão social que te faz sentir que deveria ter uma coisa ou a outra em sua vida.

Quando se deixa levar pelas expectativas dos demais, estar solteiro ou ter poucos amigos pode parecer um grande fracasso, quando na realidade não é.

Caso se sinta dessa forma, tenha em mente que vale o mesmo sozinho e acompanhado. O mais importante é que não tem que entrar em uma relação, de nenhum tipo, somente para cumprir com as expectativas de alguém mais.

6. Foque-se no que tem

Para vencer o medo da solidão é necessário deixar de agir desesperadamente para conseguir novas relações. Certamente você tem amigos e família que se interessam por você, assim que valorize-os ainda que não sejam perfeitos.

Pense que poucos se sentirão interessados em se aproximar de alguém que menospreza o que tem. Além disso, uma vez que tenha conseguido novos amigos, esses precisam sentir que você se interessa e os valoriza como são.

Ou seja, caso trabalhe arduamente para estabelecer novas relações, mas não as fortalece, de nada servirão os avanços alcançados.