A importância de quebrar a rotina e escapar

· 15 de abril de 2019
Quebrar a rotina pode ser algo muito positivo. Hoje descobriremos os benefícios que podem ser obtidos ao quebrá-la de vez em quando e escapar.

Talvez você acredite que quebrar a rotina seja impossível. A carga de trabalho que temos, todo aquele acúmulo de papéis que inclusive levamos para casa para adiantar… De acordo com sua perspectiva, escapar alguns dias e se esquecer desse tipo de responsabilidade seria uma verdadeira loucura.

Quando quebrar a rotina?

Existem muitas oportunidades para quebrar a rotina e escapar para algum lugar que queira. Por exemplo, no verão, uma escapada para a praia pode ser uma grande ideia.

O mar, as caminhadas, sentir os pés na areia… Tudo isso é muito terapêutico e te permitirá fugir e se esquecer de tudo o que precisa fazer. Você merece um descanso. A consequência de não fazê-lo é que sua produtividade cai.

Para quebrar a rotina, saia para caminhar

Há algum feriado no meio da semana? Algum feriado prolongado? Pense na Semana Santa ou outros feriados. Não é preciso ficar em casa, adiantando o trabalho ou pensando constantemente nele. Esqueça-se por um momento de tudo isso e aproveite esses dias para não fazer nada.

Caso não queira escapar para algum lugar, tente fazer determinadas atividades em sua cidade. Rotas de trilhas, ir ao cinema, provar um restaurante novo. De fato, o importante é se esquecer do trabalho e quebrar a rotina agoniante.

Descubra: Cérebro jovem: 7 recomendações

Libere-se do estresse

Às vezes, talvez não esteja consciente de que está vivendo em uma rotina. Você se levanta, vai ao trabalho, come, volta do trabalho, assiste um pouco de televisão, vai dormir e no dia seguinte o mesmo. Faz tudo no piloto automático de tal maneira que, inclusive, nem se questiona se é ou não uma rotina.

O problema disso é que, cedo ou tarde, o estresse aparece. Começa a despertar o mau humor, você fica cansado o tempo todo, não é nada produtivo e sofre de insônia. Tudo isso é normal. As rotinas costumam agoniar e quebrá-las de vez em quando é muito necessário.

No entanto, quais são os conselhos para que não pense no trabalho durante sua escapada? Pois bem, aqui deixamos alguns deles para que os ponha em prática:

  • Desligue o celular: se tem um celular somente para o trabalho, desligue-o durante a escapada e nem pense em ligá-lo até que volte novamente ao trabalho. Dessa maneira, saberá diferenciar entre seu tempo de ócio e seu tempo de trabalho.
  • Evite se aborrecer: caso não escape para algum lugar pode ser que o aborrecimento te incentive a revisar aqueles papéis pendentes ao invés de descansar e fazer algo que limpe sua mente.
  • Faça planos, busque atividades que te motivem, mas não permita que o aborrecimento te leve de volta ao trabalho.

Confira também: Trabalhe para viver, não viva para o trabalho

Lembre-se: você precisa respirar

Sensação de libertação ao quebrar a rotina

O trabalho é uma parte muito importante de nossa vida. Lamentavelmente, isso faz com que muitas pessoas se tornem viciadas nele, esquecendo-se da família e do tempo para si mesmas. Isso não é nada positivo, já que a vida também foi feita para ser desfrutada e vivida com qualidade.

Aprender a separar o trabalho da vida é algo extremamente necessário. Por isso, de vez em quando, faça planos para o fim de semana com uma escapada. Não importa onde seja. Para a praia, montanha ou algum lugar que sempre quis ir.

Sem dúvida, o importante é que aproveite os dias para fugir e deixar de seguir o mesmo ritmo que leva enquanto trabalha. Pois não é só uma questão de relaxar fisicamente, como também mentalmente.

Em conclusão, caso não descanse nem respira um pouco, será menos produtivo e não se sentirá tão feliz e bem. Isso não vale a pena, já que também é preciso desfrutar do trabalho. Animado para quebrar a rotina e preparar sua próxima escapada?