7 recomendações para ter um cérebro jovem

Exercite seu cérebro continuamente para conseguir mantê-lo jovem e alerta. Não é preciso fazer grandes esforços: ler algum dado novo todos os dias ou aprender algum idioma já oferecerá grandes benefícios.
7 recomendações para ter um cérebro jovem

Escrito por Yamila Papa Pintor

Última atualização: 26 maio, 2022

Algumas pessoas passam horas na academia exercitando os músculos, outros fazem dietas para perder peso… porém, não são muitos os que dedicam um tempo por dia para cuidar da mente e ter um cérebro jovem.

Claro, porque o cérebro precisa ter uma atividade como acontece com o resto do corpo.

Se você quiser ter um cérebro jovem, leia o seguinte artigo onde te indicaremos alguns bons hábitos que você pode cultivar.

O envelhecimento “normal” do cérebro

Homem segurando cérebro virtual

Assim como o corpo, o cérebro pode envelhecer de maneira natural ou não. Com o passar do tempo, vai deixando uma marca na mente, mas isso não significa que você não pode manter a lucidez até o último momento da vida.

É bom saber que o envelhecimento cognitivo começa quando nascemos. É assim: cada dia vamos “perdendo” um pouco da capacidade mental em relação ao dia anterior. Isso não é ruim, mas sim normal.

Apesar de todos os cérebros envelhecerem, varia muito a forma como cada um passa por isso.

A memória, a velocidade de processamento, a tomada de decisões, a aprendizagem e a sabedoria estão dentro do “aspecto cognitivo” do cérebro.

Para os adultos mais idosos, manter este grupo em bom estado é uma preocupação mas, na realidade, deveríamos nos ocupar dessa tarefa o quanto antes.

Como manter o cérebro jovem?

Para evitar que a mente se deteriore mais rápido do que o habitual é preciso treiná-la e cuidá-la desde cedo. Alguns conselhos interessantes que podem ajudar a “embelezar” o cérebro são:

Durma para manter o cérebro jovem

Descansar bem ajuda a manter o cérebro jovem

Não é só o corpo que se cansa depois de uma jornada de trabalho. A mente precisa repousar para recarregar as baterias e estar lúcido no dia seguinte.

Se você se sente ansioso, angustiado ou estressado seria bom que dormisse um pouco. O mesmo acontece se você estiver tomado por preocupações ou responsabilidades. Fazer uma pausa é benéfico para a sua saúde mental e física.

As 7 ou 8 horas de sono noturno não são um capricho: é o que o cérebro precisa para descansar. Se depois de almoçar você puder dormir por pelo menos 20 minutos, também será muito bom para a sua mente.

Pratique exercícios para manter o cérebro jovem

A atividade física é ideal para melhorar a saúde mental. Isso se deve ao fato de que melhora o ritmo cardíaco e, como consequência, a circulação sanguínea.

Quando o cérebro recebe sangue em condições e quantidades adequadas, os neurônios podem desempenhar seu trabalho melhor. Além disso, o exercício suave subministra oxigênio ao tecido cerebral e impede que se deteriore.

Mantenha uma dieta equilibrada para manter o cérebro jovem

Uma boa alimentação ajuda a manter o cérebro jovem

As frutas e verduras de cor púrpura (uvas, mirtilo, berinjelas, beterrabas) são as melhores opções para evitar a demência.

Contém um ingrediente maravilhoso chamado antocianina, que ajuda o fluxo sanguíneo e a oxigenação cerebral. Também o encontramos nos frutos vermelhos (amora preta, morangos, cerejas, etc).

Por sua vez, é preciso consumir ácidos graxos ômega 3 (incluídos majoritariamente no peixe) e alimentos com propriedades antioxidantes, como os legumes, o chá verde e as oleaginosas.

Trate de não comer tantas gorduras e açúcares, já que eles contribuem no desenvolvimento da diabetes, da hipertensão ou do colesterol. Todas essas condições afetam seu cérebro negativamente.

Controle sua saúde para manter o cérebro jovem

É preciso ir ao médico no mínimo uma vez por ano para se submeter a uma avaliação geral que inclua exame de sangue, urina, eletrocardiograma e qualquer outro que o profissional considere adequado.

Preste atenção aos medicamentos que consome já que, por exemplo, alguns fármacos combinados com outros têm efeitos nocivos na função cognitiva: antidepressivos, tranquilizantes, anti-histamínicos ou remédios para a bexiga.

Não acredite nos produtos que prometem melhorar as funções mentais. Estes suplementos vitamínicos podem ser bons para a saúde física, mas não está comprovado que sejam benéficos para a mente.

Não há problema em consumi-los (se o médico os aceita), mas não espere milagres com eles.

Desfrute de passatempos saudáveis para manter o cérebro jovem

Fazer passatempos ajuda a manter o cérebro jovem

Além do sudoku, quebra-cabeça ou caça-palavras, também é conveniente fazer outras atividades que sejam boas para a sua saúde como, por exemplo, um piquenique ao ar livre, um jogo de cartas na varanda, jogos de adivinhação no parque ou uma leitura no campo.

Desta maneira, não só estará exercitando a mente como também, além disso, estará em contato com a natureza. Seu corpo (e seu cérebro) agradecerá!

Aprenda todos os dias para manter o cérebro jovem

Ainda que suas épocas de estudante tenham terminado faz tempo, sempre é um excelente momento para voltar aos livros.

Talvez você não se anime em fazer outra faculdade ou tenha muitas ocupações para adicionar um curso à sua agenda mas, por exemplo, você pode ler um artigo de jornal sobre uma descoberta científica, uma crônica de viagens sobre uma cidade que goste ou uma nota sobre remédios naturais.

O importante é que nunca deixe de aprender e de desafiar seu cérebro a estar em bom estado. Outra boa ideia é ser curioso e se fazer perguntas para pesquisar ou averiguar e conhecer a resposta.

Como surgem as auroras boreais? Qual idioma é falado no Irã? Talvez você tenha estudado na escola, mas já se esqueceu… Procure os dados que precisa!

Se você quiser, também pode aprender novos idiomas. O cérebro precisa fazer uma tarefa diferente quando não reconhece as palavras que estão lhe dizendo ou tem que traduzi-las para a sua própria língua.

Os idiomas não servem só quando vamos viajar: é uma maneira de saber sobre outras culturas e modos de viver… e será excelente para a sua mente!

Seja ativo socialmente para manter o cérebro jovem

A partir de certa idade, as obrigações e compromissos familiares ocupam todo o tempo livre. Apesar disso ser muito bom, também é preciso ter contato com outras pessoas em diferentes lugares.

Por exemplo, fazer um lanche com os amigos, jantar com os primos, conhecer gente nova em um curso… Desta forma se sentirá renovado, vitalizado e feliz.

Do que serve isso para o cérebro? Porque, quando estamos contentes, criamos mais hormônios benéficos para o organismo (incluindo a mente). Deixando de lado o estresse e a tristeza, gozaremos de mais saúde.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Young, S. N. (2007). How to increase serotonin in the human brain without drugs. Journal of Psychiatry and Neuroscience.
  • Young, G. B. (2014). Syncope. In Encyclopedia of the Neurological Sciences. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-385157-4.00346-8
  • Van den Heuvel, M. P., De Vries, L. S., Benders, M. J. N. L., Kersbergen, K. J., & Hoff, G. E. A.-J. (2013). On development of functional brain connectivity in the young brain. Frontiers in Human Neuroscience. https://doi.org/10.3389/fnhum.2013.00650
  • Nouchi, R., Taki, Y., Takeuchi, H., Hashizume, H., Nozawa, T., Kambara, T., … Kawashima, R. (2013). Brain Training Game Boosts Executive Functions, Working Memory and Processing Speed in the Young Adults: A Randomized Controlled Trial. PLoS ONE. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0055518

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.