A água de coentro ajuda você a dormir melhor?

Há quem afirme que a água de coentro é um bom remédio para dormir melhor. Mas isso realmente funciona? Há evidências?
A água de coentro ajuda você a dormir melhor?
Franciele Rohor de Souza

Revisado e aprovado por a farmacêutica Franciele Rohor de Souza.

Última atualização: 01 setembro, 2022

Na medicina popular, a água de coentro tem sido um dos remédios mais utilizados entre quem busca dormir melhor. De acordo com dados anedóticos, a ingestão desta bebida produz um efeito relaxante que, por sua vez, induz a um sono reparador. Há evidências? Seu consumo é seguro? Hoje resolvemos essas questões.

Em primeiro lugar, vale ressaltar que esta planta possui componentes benéficos para a saúde. Como uma revisão compartilhada na Food Research International expõe , seus fitoquímicos bioativos conferem efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios, analgésicos, neuroprotetores, antimicrobianos e ansiolíticos.

Dito isto, não é incomum que seja bem utilizado na preparação de uma ampla variedade de remédios. De fato, apenas incluí-lo regularmente na dieta pode contribuir para o bem-estar. De qualquer forma, hoje avaliaremos se pode funcionar para promover o sono. Te interessa? Continue lendo!

Água de coentro: ajuda a dormir melhor?

O coentro, com o nome científico Coriandrum sativum, é uma planta conhecida por suas aplicações na culinária e na medicina natural. Pertence à família Apiaceae e é nativa do Oriente Médio e do Mediterrâneo. Mesmo assim, seu cultivo se espalhou por todo o mundo, por isso também é usado na Europa, África e América.

Um artigo publicado na revista Molecules detalha que esta espécie é fonte de fitoquímicos como polifenóis, vitaminas e fitoesteróis. Assim, muitos dos benefícios atribuídos a ele são explicados.

E enquanto toda a planta é benéfica, suas sementes se destacam por terem maior concentração de nutrientes. Em particular, eles possuem uma substância ativa chamada linalol, que está relacionada à capacidade de modular as vias patogênicas de várias doenças. Mas, funciona para reduzir problemas de sono?

Nesse sentido, é importante fazer alguns esclarecimentos. Não há evidências científicas para mostrar que a água de coentro ajuda a dormir melhor. Muitos dos efeitos relatados de seu uso vêm de dados anedóticos.

E embora alguns a chamem de “fórmula mágica” para o sono, a verdade é que não foi comprovada. Por enquanto, apenas alguns estudos em animais sugerem que o coentro tem efeitos sedativos e pode prolongar o sono. Vamos ver em detalhes.

Durma melhor com coentro.
É difícil encontrar uma “fórmula mágica” para dormir melhor. O coentro pode ajudar, mas seu efeito não é claro.

Pesquisa sobre coentro e seus possíveis efeitos na qualidade do sono

Uma das razões pelas quais acredita-se que a água de coentro ajuda a dormir melhor é por causa de sua capacidade de reduzir os estados de ansiedade. A respeito disso, um estudo compartilhado no Journal of Ethnopharmacology determinou que o extrato aquoso das sementes de Coriandrum sativum tem efeitos ansiolíticos e sedativos.

Os pesquisadores ainda observaram que também tem potencial como relaxante muscular, o que, sem dúvida, favorece o descanso. Por sua vez, através da Pesquisa de Produtos Naturais, foi relatado que o coentro causa um efeito prolongador no sono sem grande efeito neurotóxico.

Em uma revisão mais recente, compartilhada no Avicenna Journal of Phytomedicine, sementes e folhas de coentro foram destacadas como tendo atividade antioxidante, sedativo-hipnótica, diurética e ansiolítica.

Da mesma forma, foi relatado que seu principal composto ativo, o linalol, possui efeitos neurofarmacológicos que incluem potencial ansiolítico, anticonvulsivante, sedativo e anti-Alzheimer.

Embora essas descobertas sejam consideradas promissoras, elas são insuficientes para provar que a água de coentro ajuda a dormir melhor. Em primeiro lugar, porque foram feitas em modelos animais ou em laboratório, e também porque foram utilizados extratos e não a bebida preparada de forma artesanal.

É seguro consumir água de coentro?

Para a maioria dos adultos saudáveis, beber água de coentro não é um problema. Claro, deve ser uma ingestão moderada, pois em excesso pode causar desconforto estomacal, diarreia e fotossensibilidade.

Agora, não ignore que esta bebida também tem um efeito diurético. Portanto, seu consumo abundante antes de dormir pode causar um efeito contrário ao desejado. Isso ocorre porque a necessidade de urinar aumenta ao longo da noite, o que atrapalha o descanso.

Para evitar o exposto, o ideal é tomar doses máximas de 200 ml da bebida, pelo menos uma hora antes de ir para a cama.

Devido à falta de estudos sobre seus efeitos e possíveis interações, seu consumo não é recomendado nos seguintes casos:

  • Diabetes.
  • Gravidez e lactação.
  • Insuficiência renal ou hepática.
  • Histórico de alergia ao coentro.
  • Pessoas prestes a se submeter a cirurgia.
  • Pacientes em tratamento com anticoagulantes, antidiabéticos e antidepressivos.

Em todos esses casos, é melhor consultar um médico antes de consumir água de coentro ou qualquer outro suplemento derivado da planta.

Como preparar a água de coentro?

A elaboração da água de coentro pode ser feita de duas maneiras. A primeira é com as sementes e a segunda com as folhas.

Qualquer um é válido, mas há quem diga que é mais eficaz com sementes. Experimente em casa!

Água de coentro com sementes.
A água de coentro com as sementes parece ser mais eficaz do que a feita com as folhas.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de sementes ou folhas de coentro (7 g).
  • 1 copo de água (200ml).

Preparação e consumo

  1. Primeiro, ferva a água..
  2. Quando ferver, retire do lume e junte as sementes ou folhas de coentros.
  3. Em seguida, cubra a bebida e deixe descansar até ficar morna.
  4. Consuma uma hora antes de ir para a cama.
Evite beber esta bebida antes de fazer atividades que exijam estado de alerta. Lembre-se de que causa sonolência.

A água de coentro ajuda a dormir?

Não há evidências para mostrar que, como tal, a água de coentro ajuda a dormir. Ainda assim, alguns estudos sugerem que a planta possui compostos que promovem descanso, relaxamento e alívio da ansiedade.

Independentemente disso, esta bebida é segura para a maioria das pessoas, então não há problema em experimentá-la. A única coisa a ter em mente é que não é bom tomá-la em excesso antes de dormir, pois pode ter o efeito oposto ao aumentar a micção noturna.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Prachayasittikul V, Prachayasittikul S, Ruchirawat S, Prachayasittikul V. Coriander (Coriandrum sativum): A promising functional food toward the well-being. Food Res Int. 2018 Mar;105:305-323. doi: 10.1016/j.foodres.2017.11.019. Epub 2017 Nov 21. PMID: 29433220.
  • Mahleyuddin, Nisa Najibah et al. “Coriandrum sativum L.: A Review on Ethnopharmacology, Phytochemistry, and Cardiovascular Benefits.” Molecules (Basel, Switzerland) vol. 27,1 209. 30 Dec. 2021, doi:10.3390/molecules27010209
  • Mahendra P, Bisht S. Anti-anxiety activity of Coriandrum sativum assessed using different experimental anxiety models. Indian J Pharmacol. 2011 Sep;43(5):574-7. doi: 10.4103/0253-7613.84975. PMID: 22022003; PMCID: PMC3195130.
  • Emamghoreishi M, Khasaki M, Aazam MF. Coriandrum sativum: evaluation of its anxiolytic effect in the elevated plus-maze. J Ethnopharmacol. 2005 Jan 15;96(3):365-70. doi: 10.1016/j.jep.2004.06.022. PMID: 15619553.
  • Rakhshandeh H, Sadeghnia HR, Ghorbani A. Sleep-prolonging effect of Coriandrum sativum hydro-alcoholic extract in mice. Nat Prod Res. 2012;26(22):2095-8. doi: 10.1080/14786419.2011.613388. Epub 2011 Oct 12. PMID: 21988208.
  • Hosseini M, Boskabady MH, Khazdair MR. Neuroprotective effects of Coriandrum sativum and its constituent, linalool: A review. Avicenna J Phytomed. 2021 Sep-Oct;11(5):436-450. doi: 10.22038/AJP.2021.55681.2786. PMID: 34745916; PMCID: PMC8554282.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.