Dormir com o ventilador ligado: vantagens e desvantagens

A localização do ventilador e a forma como dormimos são fatores importantes que podem afetar nossa saúde. Tome as precauções necessárias!
Dormir com o ventilador ligado: vantagens e desvantagens

Última atualização: 11 abril, 2022

O calor ao dormir é uma das causas mais comuns de insônia. O desconforto gerado pela alta temperatura durante a noite faz com que um descanso completo não seja alcançado. Para resolver isso, muitas pessoas optam por dormir com o ventilador ligado, mas desconhecem algumas das desvantagens ou possíveis riscos que essa prática acarreta.

Em alguns casos, a corrente de ar que entra pela janela é suficiente para mantê-lo fresco, mas se esse não for seu caso, certamente você vai optar por dispositivos como o ventilador. Vamos ver quais são os principais benefícios e desvantagens de dormir com o ventilador ligado e como esse hábito afeta sua saúde.

Benefícios do ventilador

O ventilador é uma invenção do americano Schuyler Skaats Wheeler e data de 1886. Desde então, representa a opção mais acessível para se refrescar, não só na hora de dormir, mas também a qualquer hora do dia.

Tanto o ventilador quanto o ar condicionado são opções eficazes para esse fim. Mas é preciso levar em conta quais são os benefícios e os riscos que eles apresentam para a saúde.

Economia

A principal vantagem de usar um ventilador para se refrescar ao dormir é o preço. Em qualquer país podemos garantir que será muito mais barato que outras opções, como ar condicionado.

Atualmente, você pode até adquirir modelos sem fio e até com lanterna para os momentos em que precisar iluminar um espaço.

Economia de energia

Quer economizar na conta de luz? Um ventilador vai te ajudar muito a reduzir o consumo de energia e, portanto, pagar menos.

Obviamente, esse tipo de aparelho consome menos eletricidade do que um ar condicionado. Se você precisar economizar, é uma boa opção para dormir e se refrescar.

Calor extremo para ficar na frente de um ventilador.
O calor pode ser combatido ajuda de um ventilador.

Fácil de mover

Se você precisar trocar de quarto à noite porque recebe visitas, por exemplo, não terá nenhum problema. O ventilador é um dispositivo portátil e pode ser adaptado às suas necessidades.

Não requer instalação

Dormir com ar condicionado, além de representar uma despesa significativa, também exige um processo de instalação caro e de um técnico.

Por outro lado, você pode colocar um ventilador no local desejado sem grandes complicações e sem precisar de um especialista para instalá-lo.

Principais desvantagens de dormir com o ventilador ligado

Agora, é preciso que, além dos benefícios de dormir com o ventilador ligado, você também saiba que existem certas desvantagens dessa prática. Fernando Donaires, médico infectologista do Instituto Nacional de Saúde do Peru, garante que dormir com o ventilador ligado é um erro gravíssimo, principalmente se for direcionado ao corpo.

Por quê? O ventilador seca as membranas das mucosas do trato respiratório. Confira outras desvantagens de dormir com o ventilador ligado que você deve conhecer!

Resseca a pele

Além de causar ressecamento da mucosa nasal, dormir com o ventilador ligado também pode causar ressecamento da pele. Isso se deve ao constante fluxo de ar que nos atinge enquanto dormimos por tantas horas.

Se você se refresca com esse tipo de aparelho e sente que sua pele está seca ou com falta de hidratação, talvez seja necessário reduzir seu uso e aplicar produtos hidratantes.

Pode agravar alergias

Mark Reddick, médico americano, garante que dormir com o ventilador ligado não é recomendado para pessoas que sofrem de alergias. Esse artefato movimenta a poeira e o pólen presentes no ambiente, o que pode piorar as alergias.

Essas rajadas de poeira podem atingir as narinas pelo ar expelido e complicar certas patologias.

Irrita os olhos

Principalmente quando o ventilador está muito próximo ao rosto, o ar expelido pode causar irritação nos olhos, garganta seca e até tensão muscular.

É importante prestar atenção ao ângulo, certificando-se de que o ar não atinja diretamente o corpo, mas sim seja direcionado para o ambiente. Também é necessário identificar se você dorme com a boca aberta ou os olhos entreabertos.

Causa dores musculares

A revista Sleep Advisor relata que as pessoas que dormem com uma brisa diretamente acima delas podem sentir dores musculares ou rigidez muscular. Isso ocorre porque o ar frio concentrado pode causar tensão nos músculos e causar cãibras.

Dicas para ter uma boa noite de sono

Apesar desses riscos, dormir com o ventilador ligado é uma opção ideal para pessoas que costumam sentir muito calor à noite. Existem certas recomendações para poder se manter fresco sem a necessidade de prejudicar sua saúde.

Aqui vamos dar-lhe algumas que são práticas, econômicas e vão cuidar tanto da sua pele quanto de todo o seu corpo.

Promover o fluxo de ar

Se você quer dormir bem e não tem ventilador, tente manter um bom fluxo de ar abrindo as janelas durante o dia. Quando a noite cair, você verá como esse hábito deixará seu quarto mais fresco.

A umidade será retida e a luz do sol durante o dia tornará a temperatura do seu quarto mais confortável.

Usar o ventilador, mas em uma boa localização

Se você é daqueles que prefere o ventilador, pode optar por não usá-lo tão perto do rosto ou do corpo.

Em vez disso, coloque-o voltado para o ambiente e você verá que o quarto terá uma temperatura ótima para que você possa dormir tranquilamente.

Tomar banho antes de dormir

Além de relaxar todo o corpo, um banho antes de dormir em dias quentes o ajudará a se refrescar. Entretanto, você deve evitar a água que está muito fria, pois então você forçará seu corpo a compensar a temperatura e você ficará mais quente.

Chuveiro frio antes de dormir.
Um banho antes de dormir pode melhorar a temperatura corporal na hora de dormir.

Usar roupas leves

Roupas de algodão respiráveis são perfeitas se você quiser dormir bem no verão. Tente escolher pijamas desse tipo de tecido e verá que a hora de dormir será muito mais agradável, mesmo com uma forte onda de calor.

Jantar leve

Quando estamos digerindo nossa temperatura corporal aumenta. É aconselhável comer jantares leves para não forçar seu sistema digestivo a trabalhar muito.

Quem pode dormir com o ventilador ligado?

Com seus prós e contras, o ventilador se tornou um aliado para quem gosta de se refrescar na hora de dormir. Como você pode ver, tudo depende do uso que é dado a ele e até de pequenos detalhes, como a localização do artefato.

Tomando os cuidados que já ensinamos, você poderá ter um sono reparador.

Todos, exceto os alérgicos, podem dormir com o ventilador ligado sem nenhum problema. Sempre aplicando medidas preventivas para evitar doenças ou desconfortos, como ressecamento e dores musculares.

O ruído do ventilador ajuda algumas pessoas a dormir melhor. Lembre-se de levar em consideração as recomendações que lhe ensinamos para que a hora de dormir seja um momento maravilhoso e não um pesadelo.

This might interest you...
Os benefícios de dormir com uma cebola nos pés à noite
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Os benefícios de dormir com uma cebola nos pés à noite

Dormir com uma cebola nos pés pode trazer benefícios à saúde? Nesse artigo comentaremos sobre esse assunto. Descubra!