Os 5 melhores chás para dormir tranquilamente

Apresentamos os cinco melhores chás para dormir tranquilamente e conseguir aquele descanso tão desejado após um dia atarefado.

Você já se perguntou quais são os melhores chás para dormir melhor? Você experimentou vários e eles não funcionam? Você demora para pegar no sono mesmo depois de tomá-los? É possível que você os tenha preparado de maneira errada.

Costumamos recorrer aos saquinhos de chás que são vendidos no supermercado. Isso não é ruim se soubermos como prepará-los. Nesse sentido, é essencial consultar e seguir as instruções que aparecem na caixa. 

É importante levar em conta que os chás são bebidas naturais inofensivas, razão pela qual você pode consumi-los sem ter que consultar seu médico.

Existem medicamentos para induzir o sono, mas a grande maioria deles tem efeitos colaterais e cria dependência. Consequentemente, os médicos evitam prescrever este tipo de remédio (exceto em casos estritamente necessários) e recomendam que as pessoas com dificuldade para dormir optem por outros métodos, como as soluções naturais à base de ervas.

Como os chás para dormir são preparados?

Chás para dormir

Os chás para dormir melhor são aquelas bebidas usadas para acalmar o corpo e, assim, pegar no sono com mais facilidade.

Ao contrário do que se pensa, não devem ser preparados logo antes de ir dormir, mas pelo menos uma hora antes do horário em que você pretende se deitar.

Deve-se notar que, primeiro, é preciso ferver 250 ml (1 xícara) de água. Quando a água atingir o seu ponto de ebulição, o fogo deve ser apagado e o saquinho de infusão ou chá deve ser introduzido na água.

Agora vem o ponto-chave: o tempo. Se a caixa do chá diz que você deve deixar o saquinho descansar na água por 2 minutos, é importante prestar atenção a isso e cumprir este tempo. Desta forma, aproveitaremos as propriedades do chá e, além disso, poderemos desfrutar um melhor sabor.

Embora o ideal não seja recorrer a adoçantes ou açúcares, você pode adicionar um pouco de mel se desejar. Outra parte importante do processo é escolher as ervas certas para preparar os chás.

Melhores chás para dormir tranquilamente

Embora seja verdade que muitas dessas ervas estejam disponíveis em cápsulas e gotas, as bebidas quentes, como os chás, têm um efeito calmante sobre o corpo e geram uma sensação de alívio, em termos gerais.

A seguir, falaremos quais são as ervas que fazem parte dos chás mais comuns para dormir melhor.

1. Valeriana

Chá de valeriana

A valeriana se tornou uma das ervas mais importantes para tratar a insônia. Tem um efeito sedativo que regula a ação das células do sistema nervoso, o que diminui os níveis de ansiedade.

2. Camomila

A camomila é uma erva tônica, vasodilatadora e antiespasmódica. Possui propriedades digestivas, carminativas e hepatobiliares. Atua como um relaxante muscular, e possui um grande poder anti-inflamatório.

Portanto, é uma das ervas mais usadas para aliviar o desconforto digestivo.

3. Passiflora

Chá de passiflora

A passiflora é rica em flavonoides e alcaloides, também contém ácido gama aminobutírico, conhecido como um neurotransmissor que desempenha um papel importante na regulação do tônus ​​muscular, enquanto relaxa os nervos. Se você não gosta do sabor, pode tentar a aromaterapia.

4. Erva-de-São-João

Esta erva é um anti-inflamatório natural que também contém vitamina C. Além de fazer parte dos ingredientes dos chás que ajudam a dormir melhor, esta erva também faz parte de alguns antidepressivos, pois é muito eficaz no tratamento de depressão leve a moderada e ansiedade.

5. Melissa

Chá de melissa

Seu nome científico é Melissa Officinalis e é conhecida por ser uma das ervas mais eficazes para combater o nervosismo e transtornos de ansiedade. Ela também possui propriedades digestivas, por isso é altamente recomendável beber uma xícara após a última refeição do dia. Dicas para um bom descanso:

Além de beber um dos chás mencionados acima, também é bom praticar os seguintes rituais de sono:

  • Jantar um refeição leve.
  • Verificar se o quarto está escuro.
  • Reduzir o consumo de bebidas que contenham cafeína.
  • Dormir sempre no mesmo horário.
  • Beber um chá ao menos uma hora antes de ir dormir para tirar proveito de seu efeito.
  • Deitar-se na cama assim que sentir sono. É muito importante não adiar esse momento para não sentir insônia.
Recomendados para você