Os 10 alimentos que não se deve comer antes de dormir

Mesmo que possam parecer escolhas inofensivas, existem alguns alimentos que podem dificultar o descanso e até mesmo deixar a digestão mais lenta e nos fazer ganhar peso, caso sejam consumidos durante a noite.

Você presta uma atenção especial ao que come à noite? Sabia que há alguns alimentos que não se deve comer antes de dormir?

Em certas ocasiões experimentamos uma leve sensação de fome antes de dormir. Mesmo que tenhamos jantado horas antes, é normal sentir uma vontade de comer na hora de deitar.

O problema é que não sabemos fazer boas escolhas alimentares e acabamos preparando lanches muito pesados para este momento do dia. 

Como consequência, podemos sofrer incômodos digestivos e outras sensações que nos impedem de obter um descanso completo e reparador.

Somado a isso, causamos interferências na atividade do metabolismo e, de uma forma ou de outra, contribuímos para o surgimento do sobrepeso e de doenças crônicas.

Por esta razão, é fundamental adotar hábitos alimentares saudáveis e, principalmente, limitar o consumo desses 10 alimentos que não se deve comer antes de dormir

Conheça-os!

Alimentos que não se deve comer antes de dormir

1. Manteiga

Manteiga

A manteiga pode ser utilizada em muitas receitas, mas devido ao seu alto teor de gorduras saturadas, não é bom consumi-la antes de dormir.

  • Mesmo que no geral seu consumo deva ser moderado, é melhor evitá-la à noite, já que pode levar a dificuldades digestivas.

2. Balas

Para muitos pode parecer “inofensivo” comer uma pequena porção de balas esta hora do dia. O problema é que seu alto teor de açúcares refinados e aditivos químicos pode alterar a qualidade do sono.

  • Alguns de seus compostos estimulam a atividade do sistema nervoso e colocam o cérebro em um estado de alerta que impede o sono. Na verdade, diz-se que podem aumentar as chances de ter pesadelos. 

3. Sorvete

Bolas de sorvete

É uma má ideia acalmar os desejos noturnos com uma taça de sorvete. Este alimento concentra altas doses de gorduras, açúcares e compostos adicionados que alteram o metabolismo e a atividade do sistema nervoso.

  • Ao consumi-lo, a digestão se torna mais lenta e podem aparecer incômodos como a dor e a inflamação, que afetam o descanso.

4. Molhos apimentados

Os molhos apimentados dão um toque de sabor a muitas receitas. Porém, não devem ser consumidos em horário noturno, já que alteram a produção de sucos ácidos no estômago.

Sua ingestão antes de ir dormir pode provocar episódios de refluxo ácido e azia. Além disso, eles contêm muitas calorias e podem favorecer o sobrepeso.

5. Carnes embutidas

Carnes embutidas

Elas sempre parecem frescas e apetitosas, mas estão cheias de gorduras e substâncias químicas que podem ser prejudiciais para o organismo.

No geral, é primordial limitar ao máximo seu consumo para não ter problemas de sobrepeso. Comê-las durante a noite pode ser ainda pior, já que são pesadas para o metabolismo e para a digestão. 

6. Queijos

O inconveniente de comer queijos antes de ir dormir é que eles contêm um aminoácido conhecido como tiramina que reduz a produção de hormônios que regulam o sono.

7. Pão

Pães

O pão e outros produtos de padaria parecem uma opção rápida para combater a sensação de fome. No entanto, não devem ser consumidos antes de dormir, dado que são uma carga extra de calorias desnecessárias.

  • Seu conteúdo de farinhas e açúcares refinados impacta de forma negativa a saúde metabólica e aumenta o risco de sobrepeso e problemas de glicemia.

8. Chocolate

Comer uma pequena porção de chocolate amargo por dia tem muitos benefícios. Este alimento está cheio de antioxidantes e aminoácidos essenciais que promovem o bem-estar físico e mental.

  • No entanto, não é aconselhada sua ingestão durante a noite, já que entre seus ingredientes também há substâncias estimulantes que impedem o descanso.

9. Carnes vermelhas

Carne vermelha

As carnes vermelhas contêm proteínas e gorduras saturadas que dificultam o trabalho do sistema digestivo durante o período de descanso.

  • Mesmo que seus nutrientes sejam benéficos quando consumidos de forma moderada, o melhor é evitá-las durante a noite para não sofrer interrupções no sono.

10. Café

O café e outras bebidas que contêm cafeína devem ser evitados a esta hora do dia. Mesmo que em pequenas doses proporcionem uma sensação de bem-estar, também colocam o cérebro em estado de alerta.

  • Isso quer dizer que, uma vez assimilados, manterão o organismo desperto, pelo menos durante várias horas.

Você costuma sentir fome à noite? Se sim, agora já sabe que deve evitar estes alimentos que não se deve comer antes de dormir. Opte por um lanchinho leve ou uma bebida que promova o relaxamento e ajude a pegar no sono.

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