Dieta contra o sobrepeso: alimentos recomendados

8 de novembro de 2019
A dieta contra o sobrepeso deve ser a base para a criação de um estilo de vida saudável. É importante evitar o excesso de gorduras e incluir proteínas e ingredientes que nos ajudam a desintoxicar o corpo.

Há muitas pessoas que lutam contra o sobrepeso, a dependência alimentar e outros problemas alimentares e devem recorrer a uma dieta contra o sobrepeso.

Por outro lado, tudo relacionado ao termo “fitness” que busca formar pessoas atléticas e saudáveis, se tornou muito popular. Seu principal objetivo é que as pessoas se sintam e se vejam mais atraentes através de exercícios e boa alimentação.

Esses recursos oferecem enormes benefícios a qualquer pessoa para melhorar sua vida em todos os aspectos. Como resultado, é importante enfatizar que, para atingir o objetivo de ter um corpo saudável e contrastar a obesidade ou o sobrepeso, é essencial prestar atenção aos alimentos consumidos. Anote as opções mais saudáveis ​​e inclua-as em sua dieta.

A dieta contra o sobrepeso, a base da boa saúde

Para criar uma dieta contra o sobrepeso perigoso e indesejado, recomendamos que você inclua os seguintes alimentos:

Alimentos construtores

Laticínios

A primeira base da dieta contra o sobrepeso tem como principal elemento proteínas e minerais. Os alimentos deste grupo recomendados para combater o sobrepeso incluem produtos lácteos como, por exemplo, iogurte integral, queijos com pouca gordura ou leite desnatado.

  • Nesse sentido, é importante considerar que eles devem ter pouca gordura e devem ser leves. Caso contrário, o peso poderá aumentar.
  • Por outro lado, a ingestão de vários tipos de peixes várias vezes por semana é essencial. Quanto ao consumo de carnes, é melhor procurar os cortes de melhor qualidade que contenham a menor quantidade de gordura possível. Além disso, é recomendável que você elimine qualquer indício de gordura da carne que optar por consumir.

Leia também este artigo:  O que é índice glicêmico?

Alimentos reguladores

Alimentos reguladores contra o sobrepeso

Os alimentos reguladores são indispensáveis ​​na dieta contra o excesso de peso, pois mantêm o corpo desintoxicado. Isso os torna reguladores metabólicos que otimizam o funcionamento do corpo.

Os alimentos incluídos neste grupo são frutas, verduras e legumes. De preferência, eles devem ser consumidos crus ou frescos. Se você optar por cozinhá-los, evite gordura e sal.

  • Este grupo também inclui produtos lácteos, como leite e queijo. Eles combatem e controlam o excesso de peso porque são ricos em proteínas, apesar de terem uma pequena porcentagem de gordura.
  • O ovo é outro ingrediente chave, sendo rico em proteínas e lipídios. A única coisa que você deve considerar é que seu cozimento deve evitar todos os tipos de  frituras e óleos de má qualidade.

Descubra: 6 alimentos perfeitos para queimar gorduras

Alimentos energéticos

Abacate para uma dieta contra o sobrepeso

Este grupo é responsável por fornecer gorduras saudáveis ​​na dieta contra o sobrepeso. É composto por alimentos gordurosos de alta qualidade, como óleo de coco ou abacate; Da mesma forma, é importante que, ao preparar as refeições, evite o uso excessivo de óleos não saudáveis.

Também é recomendável escolher opções mais nutritivas, como o azeite. Ele destaca o sabor dos alimentos e oferece melhores benefícios à saúde. Nesse grupo, também podemos adicionar chocolate amargo, mel orgânico, alguns cereais, tubérculos e legumes que ajudam o corpo a se sentir satisfeito rapidamente.

A única coisa que você deve ter em mente é que esses alimentos são ricos em carboidratos, para que possam descompensar facilmente seus níveis de glicose. Por isso, é importante que você observe o seu consumo, opte pelo mais natural e observe as porções.

Esteja ciente do que você come em sua dieta contra o sobrepeso

Sem dúvida, a quantidade de comida é fundamental. Portanto, a coisa mais importante para combater ou controlar o sobrepeso é pesquisar sobre isso e aprender a combinar os alimentos da melhor maneira para criar hábitos saudáveis.

Lembre-se de que o complemento ideal para uma dieta saudável é uma rotina de exercícios frequentes. Eles têm a função de queimar o excesso de calorias e tonificar o corpo. O que você está esperando para começar a se alimentar de maneira saudável e ter o peso que deseja?

  • OMS. (2015). Healthy Diet. Fact Sheet. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.5565/rev/ensciencias.850
  • Romaguera, D., Norat, T., Vergnaud, A. C., Mouw, T., May, A. M., Agudo, A., … Peeters, P. H. M. (2010). Mediterranean dietary patterns and prospective weight change in participants of the EPIC-PANACEA project. American Journal of Clinical Nutrition. https://doi.org/10.3945/ajcn.2010.29482
  • Swinburn, B. A., Caterson, I., Seidell, J. C., & James, W. P. T. (2007). Diet, nutrition and the prevention of excess weight gain and obesity. Public Health Nutrition. https://doi.org/10.1079/PHN2003585