9 remédios para aliviar os sintomas da menopausa

· 14 de maio de 2017
Além de cuidar de nossa dieta e incluir alimentos que nos ajudem a combater os sintomas da menopausa, também podemos recorrer a remédios alternativos, como os florais de Bach.

A menopausa é uma etapa muito importante de mudanças para a mulher, que costuma causar diferentes sintomas, como:

  • Calores
  • Suores
  • Ressecamento
  • Sobrepeso
  • Humor instável

No entanto, cada mulher a vive de maneira diferente, e com maior ou menor intensidade.

Neste artigo oferecemos 9 soluções naturais para aliviar os sintomas da menopausa com a alimentação, e alguns remédios muito eficazes e sem efeitos colaterais.

Remédios naturais para combater a menopausa

1. Sucos naturais

Além de alguns suplementos muito benéficos para uma menopausa saudável e feliz, uma alimentação equilibrada é sempre a chave para manter a boa saúde.

Por este motivo, os sucos naturais, feitos em casa com frutas e verduras, são imprescindíveis em uma dieta completa e natural.

Eles nos oferecem uma grande quantidade de vitaminas e minerais, assim como fibras, as quais são muito adequadas para melhorar o trânsito intestinal e, como consequência, a depuração do organismo.

Deste modo, evitamos o acúmulo de toxinas que piora os sintomas da menopausa.

Leia também: 5 sucos para desintoxicar os rins

2. Sementes de chia

Se colocarmos as sementes de chia de molho por toda a noite, observaremos como a água fica gelatinosa. Isso acontece por seu teor de mucilagem, que ajuda a limpar o intestino em profundidade.

Se tomarmos este remédio diariamente conseguiremos perder volume na região abdominal, principalmente se sofremos de gases ou prisão de ventre.

Também podemos acrescentar a chia em bebidas, sucos, biscoitos ou bolos. Deste modo iremos consumi-la sem percebermos, e conseguiremos uma cintura menor de maneira progressiva.

3. Alho

Para melhorar a saúde geral e prevenir os sintomas da menopausa podemos nos beneficiar de todas as propriedades do alho, um alimento medicinal que depura o organismo e melhora a circulação.

Podemos consumir alho cru untando-o em pão torrado ou então adicionando-o a sucos de vegetais caseiros.

Também existem cápsulas com óleo de alho para as pessoas que não suportam o seu odor.

4. Leguminosas

As leguminosas são um alimento muito benéfico na menopausa por dois motivos:

  • Por um lado, são ricas em proteína vegetal e fibras, de modo que melhoram a função intestinal e ajudam a reduzir a gordura que se acumula na cintura.
  • Por outro lado, são ricas em fitoestrogênio e estrogênio de origem vegetal, os quais ajudam a regular os desequilíbrios hormonais que surgem nesta etapa e que causam os incômodos sintomas.

5. Ginseng

O ginseng é uma planta medicinal muito adequada para tratar os estados de depressão e tristeza comuns nesta fase de mudança.

No entanto, não é recomendado em casos de nervosismo ou hipertensão arterial, já que é um remédio para ativar o organismo.

Podemos fazer tratamentos de 10 dias e descansar no resto do mês. Notaremos uma melhora relevante no humor.

6. Maca peruana

A maca é um tubérculo originário dos países andinos que nos ajuda a regular os desequilíbrios hormonais de maneira natural e sem causar efeitos colaterais.

Além disso, é um excelente alimento para a pele e o cabelo, bem como um afrodisíaco muito eficaz, tanto para homens quanto para as mulheres.

7. Levedura de cerveja

A levedura de cerveja é um suplemento muito conhecido para tratar os problemas da pele, do cabelo e das unhas.

Além disso, graças a seu grande teor de vitaminas e minerais, ela é recomendada para melhorar os sintomas da menopausa, dar energia e regular o sistema nervoso.

8. Óleo essencial de sálvia

Os óleos essenciais são um recurso muito cômodo e eficaz para equilibrar nosso corpo e nossa mente.

No caso da menopausa, um dos óleos mais benéficos é o de sálvia, para tratar a tristeza, a irritabilidade, a retenção de líquidos e a hipertensão.

Podemos tomar uma gota deste óleo essencial todos os dias durante duas semanas, ou então aplicá-lo nas têmporas e nos pulsos.

Visite este artigo: Como cultivar a sálvia, a planta das mulheres

9. Florais de Bach para a menopausa

Os florais de Bach são essências florais que tratam os transtornos físicos e emocionais. Os mais adequados durante a menopausa são:

  • Walnut e Honeysuckle (para nos adaptarmos à mudança)
  • Wild rose (para dar energia e vitalidade)
  • Gentian (para o desânimo)

Um terapeuta profissional irá nos ajudar a encontrar a mistura personalizada ideal para o nosso caso.

Imagem principal cortesia de © wikiHow.com.