Suco de limão e sementes de chia para o colesterol

Uma bebida de limão com sementes de chia pode servir como um adjuvante contra o colesterol alto. Você está interessado em saber mais sobre isso? Neste artigo, vamos dar mais informações. Não perca!
Suco de limão e sementes de chia para o colesterol

Última atualização: 11 Fevereiro, 2021

O suco de limão e as sementes de chia se tornaram populares como remédio complementar para combater o colesterol. No entanto, antes de tudo, é importante esclarecer que não é um tratamento de primeira linha contra esse problema e também não é uma “cura”. Simplesmente, devido às suas propriedades, pode servir como adjuvante para evitar complicações.

Tanto o limão quanto as sementes de chia são alimentos que podem ser incluídos regularmente na dieta. Em geral, contêm nutrientes importantes, como vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e proteínas. Além disso, têm poucas calorias e contribuem para saciar o apetite.

Quais são os riscos de ter colesterol alto? Por que você deveria experimentar esse remédio? Nesta oportunidade, vamos compartilhar seus principais benefícios. Descubra quais são e passe a incluir esse preparo em sua dieta regular.

Os riscos do colesterol alto

Inicialmente, altos níveis de colesterol passam despercebidos, pois não causam sintomas relevantes. No entanto, com seu acúmulo, ocorrem algumas complicações que colocam em risco a qualidade de vida. De acordo com a Clínica Mayo:

  • Pode ser um gatilho para dor no peito.
  • Ter hipercolesterolemia significa ter duas vezes mais chances de ter um infarto do miocárdio, comparado com pessoas que têm um nível normal.
  • Contribui para o estreitamento progressivo das artérias e acaba causando arteriosclerose.

O controle oportuno dessa condição é essencial, pois sua progressão pode ter resultados fatais. Assim, é conveniente fazer exames regulares e seguir as recomendações médicas. Conforme o caso, o médico pode prescrever medicamentos e mudanças de hábitos, principalmente no que se refere à dieta.

Agora, com relação a este último aspecto, podemos adicionar como complemento uma bebida com sementes de limão e chia, que é benéfica quando ingerida regularmente. A seguir, vamos mostrar quais são suas propriedades e como prepará-la.

Benefícios do suco de limão e sementes de chia para reduzir o colesterol

Sementes de chia
A variedade de nutrientes nas sementes de chia pode contribuir para uma melhor qualidade da dieta. Portanto, vale a pena inseri-los na dieta regular.

Propriedades do limão

O limão, assim como outras frutas cítricas, se destaca por seu alto teor de flavonoides e vitamina C. Além disso, de acordo com um estudo publicado em Chemistry Central Journal, é abundante em outros macronutrientes, como açúcares, fibras alimentares, potássio, ácido fólico, cálcio, tiamina, niacina, vitamina B6, fósforo, magnésio, cobre, riboflavina e ácido pantotênico.

Propriedades da semente de chia

Estudos mostram que as sementes de chia podem ajudar a reduzir os triglicerídeos, embora não mostrem a mesma eficácia em relação ao colesterol. No entanto, suas propriedades incluem elementos que, conforme detalhado em um estudo publicado na revista Nutrients, ajudam a combater o colesterol.

  • As sementes de chia contêm um alto teor de ácidos graxos ômega 3.
  • São muito ricas em antioxidantes, proteínas, vitaminas B1, B2, B3 e minerais, tais como fósforo, cálcio, potássio, magnésio, ferro, zinco e cobre.
  • Contribuem com 27% de fibra para cada 100 gramas.
  • Têm fitosteróis e ácido alfalinolênico. São um recurso simples para favorecer nossa saúde de forma geral.

Como tomar o suco de limão e sementes de chia para o colesterol

Como tomar o suco de limão e sementes de chia para o colesterol

Do que preciso?

  • 1 limão
  • Mel (25 g)
  • Água (300 ml)
  • Sementes de chia (5 g)

Como preparar?

  • Deixe de molho os 5 gramas de semente de chia em meio copo de água (100 ml) durante uma hora para que amoleçam. Pouco a pouco você verá como se formará uma espécie de gel muito característico.
  • Esprema limão.
  • Uma vez pronto, o misturaremos com um copo de água em temperatura ambiente.
  • Misture o copo de água com limão com as sementes de chia.

Se for complicado misturá-los, utilize um liquidificador. Desse modo, você também poderá incluir uma colher de mel para que a bebida fique com um sabor ainda melhor. Você vai gostar!

Como tomar

  • Beba a água com suco de limão e sementes de chia com o estômago vazio por vários dias e depois descanse por uma semana. 
  • É importante que você não use muito limão se ele lhe causar desconforto, e que você sempre incorpore a bebida a um estilo de vida saudável.
  • Nunca substitua esta bebida por nenhuma refeição principal, nem a consuma como “compensação” após um excesso, pois não terá efeito.

O suco de limão com sementes de chia, sozinho, não combate o colesterol alto, mas é um adjuvante. Se já tivermos hipercolesterolemia, o ideal é manter um acompanhamento médico. Caso contrário, podemos ingerir esse remédio como prevenção.

Pode interessar a você...
Descubra quais os níveis adequados de colesterol
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Descubra quais os níveis adequados de colesterol

Mantenha os seus níveis de colesterol controlados seguindo as seguintes dicas. Neste artigo, oferecemos informações valiosas sobre o assunto. Confira!



  • Reduction of Cholesterol and Triglycerides in Volunteers using Lemon and Apple. Department of Science Asia-Pacific International University. Tailandia.(2013). Vol. 3 No. 18
    http://www.ijhssnet.com/journals/Vol_3_No_18_October_2013/7.pdf
  • Effect of Garlic and Lemon Juice Mixture on Lipid Profile and Some Cardiovascular Risk Factors in People 30-60 Years Old with Moderate Hyperlipidaemia: A Randomized Clinical Trial. Negar Aslani, Mohammad Hasan Entezari, Gholamreza Askari, Zahra Maghsoudi, and Mohammad Reza Maracy. (2016)
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4977979/
  • Isolation of antioxidative phenolic glucosides from lemon juice and their suppressive effect on the expression of blood adhesion molecules. Miyake Y, Mochizuki M, Okada M, Hiramitsu M, Morimitsu Y, Osawa T. Biosci Biotechnol Biochem. 2007;71:1911–9.
  • Dietary chia seed (Salvia hispanica L.) rich in alpha-linolenic acid improves adiposity and normalises hypertriacylglycerolaemia and insulin resistance in dyslipaemic rats.School of Biochemistry, University of Litoral, Santa Fe, Argentina.(2008). https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18492301
  • Lv X, Zhao S, Ning Z, et al. Citrus fruits as a treasure trove of active natural metabolites that potentially provide benefits for human health. Chem Cent J. 2015;9:68. Published 2015 Dec 24. doi:10.1186/s13065-015-0145-9