8 coisas que você deve saber antes de começar uma dieta

26 de agosto de 2019
Antes de começar uma dieta, você deve conhecer os alimentos que podem ajudá-lo a ficar satisfeito antes, bem como aqueles que, embora aparentemente saudáveis, frustram seus esforços.

Há uma série de coisas que você deve saber antes de começar uma dieta. Desta forma, podemos evitar práticas errôneas que são contraproducentes e até mesmo prejudiciais à nossa saúde.

O que saber antes de começar uma dieta

1. Consuma iogurtes e frutos secos

Iogurte e frutos secos são produtos com excelentes propriedades nutricionais. Alguns frutos secos, particularmente os de casca dura, como as amêndoas ou as nozes, podem ser mais úteis para a perda de peso do que frutas e verduras. Além disso, eles são uma ótima fonte de energia para começar o dia e incluí-los em um delicioso café da manhã.

Dar preferência a este tipo de alimentos, no lugar de doces, como biscoitos ou bolos, será essencial para cuidar do nosso corpo. A crença de que o café da manhã é a refeição mais importante do dia é generalizada. Portanto, devemos tentar incluir produtos saudáveis nesta primeira comida.

Leia este artigo: 5 bebidas para dormir melhor e perder peso

2. Durma bem

A segunda coisa que você deve saber antes de começar uma dieta tem a ver com as horas de sono. Ao seguir as orientações de uma dieta para perder peso, será essencial dormir adequadamente à noite. Especificamente, devemos respeitar as 7 horas de sono recomendadas para adultos. Porque, se reduzirmos esse tempo para menos de 6 horas, a queima de gordura cairá pela metade.

Em suma, um bom descanso é essencial para a saúde, independentemente de querermos ou não seguir uma determinada dieta. Respeitar as horas recomendadas de sono será, juntamente com uma dieta equilibrada e exercício físico, um dos pilares de uma vida saudável.

3. Imaginação para combater os desejos

Antes de começar uma dieta devemos usar nossa imaginação

Quando “atacar” o desejo de consumir produtos pouco saudáveis, como chocolate ou doces, uma boa prática é imaginar-se comendo grandes quantidades desses produtos. Embora pareça mentira, este conselho pode ajudar a acalmar o apetite e desejo momentâneo.

Por outro lado, quanto mais privarmos o corpo de seus pequenos desejos, mais poderemos aumentar os níveis de estresse e ansiedade. Nesse sentido, é importante destacar que comer um doce ou algo “proibido” de vez em quando não necessariamente será contraproducente para a nossa dieta. Tudo o que temos de ter em mente é que não devemos exagerar.

4. Beba água para perder peso

Outra coisa que você deve saber antes de começar uma dieta é beber água como um meio para perder peso. Esse conselho é um dos mais simples e pode nos permitir aumentar a sensação de saciedade bebendo um par de copos de água antes de comer.

Um estudo publicado na revista Obesity, descobriu que o consumo de meio litro de água antes das principais refeições pode ajudar as pessoas a comer menos e, portanto, não exceder as calorias.

Além disso, no final, determinou que esse hábito ajudava os indivíduos a perderem até 44% mais peso em comparação com aqueles que não consumiam líquido dessa maneira.

Portanto, podemos concluir que, com a água controlaremos melhor a ingestão de alimentos e alcançaremos uma redução de peso a longo prazo. Além disso, ajudará a que nos mantenhamos hidratados durante todo o dia, o que será especialmente importante se morarmos em uma área quente ou se praticamos esportes regularmente.

O que saber sobre o uso da tecnologia antes de começar uma dieta

5. Evite navegar na internet enquanto estiver comendo

Comer distraído é uma das formas mais comuns de perder o controle enquanto se come. Consumimos quantidades maiores de alimentos que, aliás, também costumam ser pouco saudáveis. Esta é outra coisa que você deve saber antes de começar uma dieta, e é uma das menos consideradas.

Portanto, devemos evitar comer na frente da TV ou enquanto jogamos um videogame. Isso nos permitirá estar focados em nosso prato para que nos sintamos saciados antes.

6. Os perigos de ingerir apenas proteínas

Consuma bastantes verduras

Uma das práticas mais desaconselháveis pelos nutricionistas é basear a dieta diária no consumo de proteínas. Entre esse tipo de dieta está o método de Dukan, mas não há evidências de que incluir um maior teor de proteína na dieta diária ajude a perder peso.

Este tipo de alimentação, como muitas outras “dietas milagrosas”, só nos permite perder alguns quilos rapidamente. No entanto, os efeitos não serão duradouros ao longo do tempo. A perda de peso não será progressiva, pelo que será fácil recuperar o peso novamente.

7. Antes de começar uma dieta, preste atenção aos rótulos dos produtos

A leitura detalhada e o conhecimento dos elementos incluídos nos alimentos que compramos nos informarão se compramos produtos com adição de açúcares.

Desta forma, podemos saber quantas calorias há em cada produto e se os teores de açúcar ou gordura são excessivamente altos.

Além disso, será importante conhecer os componentes de cada alimento. Não é o mesmo obter calorias de fontes de gorduras saudáveis, como azeite de oliva, que de óleos vegetais ou açúcar refinado. Estar ciente dessas diferenças nos ajudará a seguir uma dieta mais saudável.

Descubra: Desejos por açúcar: 5 dicas para controlá-lo

8. Comer rápido ou comer devagar?

Entre essas duas opções, seria melhor comer devagar, o que favoreceria a segregação dos hormônios responsáveis ​​pela sensação de saciedade. Desta forma, também podemos controlar melhor a ingestão de alimentos. Além disso, saboreamos um pouco mais o prato à nossa frente.

Por último, é importante obter informações suficientes e consultar um nutricionista para avaliar o tipo de dieta que será mais conveniente. Assim, você evitará cair em hábitos inadequados ou seguir rotinas que possam prejudicar o seu organismo.