Como preparar água de melão para perder peso e dormir melhor

24 de agosto de 2016
Devemos tomar esta água em jejum se o nosso objetivo é perder peso, ou antes de dormir se o que queremos é pegar no sono com mais facilidade.

O melão é uma fruta refrescante, valorizada desde a antiguidade por seu alto teor de vitaminas, fibras e minerais essenciais. Mas você conhece a água de melão?

Cerca de 90% da composição do melão é água. Portanto ele é ótimo para hidratar o corpo, regular os líquidos e perder peso.

Cada 100 gramas da fruta oferecem apenas 25 calorias, cerca de 6% de açúcares e 13 gramas de carboidratos complexos; além disso, é rico em antioxidantes e livre de gordura e colesterol.

Apesar de muitos o considerarem uma fruta de verão, há quem o esteja incluindo nos planos de alimentação como suplemento para perder peso e melhorar a qualidade do sono.

Ainda que seus benefícios refrescantes sejam os mais conhecidos, está comprovado que seu consumo favorece a perda de gordura. Além disso, nos ajuda a dormir melhor.

Recomendamos também a leitura: Como manter o cabelo liso e brilhante

Quais são os benefícios do melão?

como-preparar-água-de-melão

O melão é um fruto pertencente à família das chamadas “verduras gigantes“, que também são compostas pela melancia, pela abóbora e a abobrinha.

Seu fruto é produzido em solos arenoso e é considerado uma fruta de verão por excelência.

Os mais populares são os de origem europeia e americana, ainda que acredite-se que sejam originários da Ásia Central e da África.
Entre suas propriedades destacam-se seus altos níveis de vitamina A, um nutriente com poder antioxidante que beneficia a pele e as membranas mucosas.

Além disso, contém flavonoides, compostos que protegem as células frente aos danos causados pelos radicais livres.

Seu consumo habitual protege a visão e diminui o risco de degeneração macular e doenças de refração. Por outro lado, dado seu alto teor de potássio, diminui a hipertensão arterial e previne vários tipos de doenças cardiovasculares.

É uma fonte de vitamina C e manganês, dois nutrientes essenciais que fortalecem o sistema imunológico para evitar as infecções por vírus e bactérias.

O melão faz parte das chamadas frutas “queima-gordura” devido à sua capacidade de ajudar a perder medidas de forma natural e saudável.

Sua riqueza em substâncias desintoxicantes facilita a eliminação das toxinas acumuladas no corpo e, portanto, apoia a função do metabolismo.

Atua como um diurético natural, sendo assim ideal para regular os líquidos nos tecidos do corpo e diminuir a inflamação.

Além disso, graças ao seu alto teor de água, é uma das frutas que mais hidratam o organismo e prolongam a sensação de saciedade.

Porque a água de melão ajuda a dormir melhor?

água-de-melão-para-dormir-melhor

A água de melão é uma bebida que não contém aditivos, açúcares artificiais e nem conservantes. Ao invés disso representa uma fonte significativa de nutrientes essenciais que, entre outras coisas, podem ajudar a dormir melhor.

Faz algum tempo que ele se tornou popular como remédio natural para as pessoas com insônia, visto que acaba com a sede, hidrata as células do corpo e mantém o organismo satisfeito até o outro dia.

Ainda que muitos prefiram ignorar este fato, a desidratação é um dos fatores que impedem de alcançar um sono reparador e profundo.

Recomendamos também a leitura: Fator de proteção solar adequado para sua pele

Como preparar a água de melão?

como-preparar-água-de-melão

A água de melão é uma forma muito interessante de aumentar o consumo diário de líquidos. Seu sabor é muito refrescante e pode ser desfrutado em qualquer momento do dia.

Porém, se a finalidade ao consumi-la é perder peso, o melhor momento para fazer isso é 30 ou 40 minutos antes do café da manhã.

Ingredientes

  • 2 xícaras de polpa de melão em cubos (300 g)
  • 1 colher de sopa de suco de limão (10 ml)
  • 1 colher de sopa de mel (25 g)
  • 1 xícara de gelo
  • 1/2 xícara de água (125 ml)

Instruções

  • Primeiramente descasque o melão e corte-o em vários cubos para facilitar o processamento.
  • Em seguida adicione a polpa no copo do liquidificador e misture com o suco de limão, o mel, o gelo e a água.
  • Por fim, processe tudo por alguns segundos, até conseguir uma bebida homogênea.

Modo de consumo

  • Para perder peso, consuma em jejum e antes de cada refeição principal.
  • Se o que deseja é dormir melhor, consuma duas horas antes de ir dormir.

Esta água desintoxicante contém menos de 150 calorias e é uma fonte de nutrientes essenciais para apoiar as funções do corpo.

Anime-se a prepará-la em casa e descubra todos os dias os benefícios que ela pode oferecer ao seu corpo.

  • PIZARRO, Cintya Alejandra Castilho; BENEDETTI, Benedito Carlos; HAJ-ISA, Niurka Maritza Almeyda. Avaliação de melão minimamente processado armazenado em diferentes temperaturas e embalagens. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 26, n. 2, p. 246-252, 2006.
  • SILVA, Matheus de C. et al. Características produtivas e qualitativas de melão rendilhado adubado com nitrogênio e potássio. Revista Brasileira de Engenharia Agricola e Ambiental-Agriambi, v. 18, n. 6, 2014.
  • VOULDOUKIS, Ioannis et al. Supplementation with gliadin‐combined plant superoxide dismutase extract promotes antioxidant defences and protects against oxidative stress. Phytotherapy Research, v. 18, n. 12, p. 957-962, 2004.