Como manter o cabelo liso e brilhante

· 17 de janeiro de 2019
Para ter um cabelo liso e brilhante é essencial fornecer cuidados tanto externos como internos. Além de tratamentos capilares, nossa dieta desempenha um papel fundamental na saúde dos fios. 

Embora isso possa não ser o desejo de todas, algumas mulheres buscam ter o cabelo liso e brilhante. Nós investimos muito do nosso tempo para conseguir isso, mas às vezes usamos os produtos errados.

É fundamental que mantenhamos uma rotina de beleza natural se quisermos atingir nosso objetivo, e exibir cabelos com um aspecto saudável e cheio de vitalidade.

Devemos cuidá-lo sempre porque nosso cabelo está exposto à luz solar, ao suor, e à poluição. Além disso, temos que tomar cuidado para não abusar de produtos químicos, como tinturas de cabelo, e tratamentos para alisá-lo. O uso excessivo desses produtos pode gerar efeitos colaterais.

Se você quer manter um cabelo liso e brilhante, notará as mudanças com nossas pequenas dicas. Não descuide do seu cabelo, e dê-lhe a vitalidade que merece.

Uma boa alimentação é a chave

Uma boa alimentação é a chave para manter o cabelo liso e brilhante

A alimentação nos fornece nutrientes para ter um cabelo liso e brilhante.

Uma chave importante é manter uma dieta equilibrada. A comida deve nos fornecer vitaminas e minerais que tragam vitalidade aos cabelos.

É necessário que você inclua em sua dieta alimentos e produtos que contenham um alto teor de vitamina B6, ácidos graxos, e proteínas. Estes nutrientes podem ser obtidos ao consumir amêndoas, atum, banana, ovos, leite e tomate.

Uma dieta equilibrada ajuda no crescimento saudável e forte do cabelo. Se você não tem nenhum tipo de alergia alimentar ou doença, não deveria excluir esses nutrientes da sua alimentação.

Talvez você esteja interessado: A importância de uma boa alimentação para um estilo de vida saudável

Xampu e condicionador livre produtos químicos

Xampu e condicionador livre produtos químicos para ter cabelo liso e brilhante

Você deve usar bons produtos, que garantam um cabelo liso e brilhante.

Alguns produtos que usamos diariamente são feitos de produtos químicos agressivos. Estes produtos acabam por danificar e irritar o couro cabeludo, causando graves consequências.

Se você está buscando um cabelo liso e brilhante, deve tentar evitar o uso excessivo desses produtos. No momento da aquisição de um xampu ou condicionador, deve escolher aqueles livres de produtos químicos, como o sulfato, o sal, ou os parabenos.

Você deve evitar os itens de beleza que contêm álcool, pois eles enfraquecem a fibra capilar e fazem o cabelo parecer fraco e opaco. Além do mais, traz ressecamento, privando-o dos óleos naturais produzidos pelo couro cabeludo.

Não lave o cabelo com tanta frequência

A cutícula necessita de cuidados, pois está exposta a ataques de poluentes, e sofre as consequências. Para ter um cabelo liso e brilhante evite lavá-lo diariamente. Com esta prática você afetará a saúde do couro cabeludo, tornando seu cabelo opaco e quebradiço.

Lavar o cabelo é um processo de desgaste, por isso, para cuidar dele, é aconselhável usar água fria. Você deve usar um xampu que ofereça ao seu cabelo maciez e brilho, aplicando-o em movimentos circulares.

Assim, você será capaz de estimular o crescimento e a produção de óleos naturais, que lhe darão um brilho natural. Se você optar por usar um condicionador, lembre-se de que deve sempre passá-lo nas pontas para evitar o efeito gorduroso, que ocorre quando é usado nas raízes.

Não esfregue seu cabelo enquanto seca

Não esfregue seu cabelo enquanto seca para ter cabelo liso e brilhante

O processo de secagem é um ponto chave para ajudar a manter o cabelo liso e brilhante.

Depois de terminar de lavar o cabelo você não deve esfregá-lo ou apertá-lo de forma brusca, ou com muita força. Isso pode causar um efeito indesejado, como ficar enrolado ou ondulado.

Considerando que você tenha o cabelo úmido, livre-se dos nós com a ajuda de um pente, de preferência com dentes largos. Você pode começar das pontas até as raízes. É aconselhável ir por partes, adicionando o condicionador sem enxágue.

Em seguida, continue a pentear até certificar-se de que o produto foi distribuído uniformemente. Quando terminar, deixe secar naturalmente. Se você está resfriada ou gripada, ou simplesmente é inverno e não quer passar frio, não há problema. Lembre-se de adaptar essas dicas às suas necessidades e preferências lisos pessoais.

Leia este artigo: Seu cabelo tem pontas duplas e quebradiças? Repare-as com estes 5 tratamentos caseiros

Máscaras naturais para um cabelo liso e brilhante

Às vezes é necessário recorrer ao cuidado estético para o embelezamento do cabelo usando máscarasExistem tratamentos naturais que são fáceis e simples. Além disso, sendo feitas em casa, oferecem inúmeros benefícios e deixam o cabelo liso e brilhante.

O óleo coco ou o azeite de oliva são os mais utilizados. Por serem ricos em nutrientes ajudam a fortalecê-lo fornecendo máxima nutrição, e ajudando a melhorar sua estrutura capilar. Para utilizá-los você pode usar duas colheres de azeite ou óleo de coco.

  • Aqueça o óleo escolhido, esfregando-o em suas mãos, até que se aqueça.
  • Em seguida, prossiga a massagear o couro cabeludo e deixe agir por alguns minutos, depois lave o cabelo com xampu. É importante lembrar que esse tratamento pode ser feito duas vezes por semana.

Você tem muitas maneiras de fortalecer o seu cabelo, e para mantê-lo dessa maneira deve sempre tratá-lo com uma rotina de beleza que envolve cuidados permanentes. Desta forma irá conseguir um cabelo liso e brilhante.

 

  • Gode, V., Bhalla, N., Shirhatti, V., Mhaskar, S., & Kamath, Y. (2012). Quantitative measurement of the penetration of coconut oil into human hair using radiolabeled coconut oil. Journal of cosmetic science (Vol. 63).
  • Nadia Sabatini, Enzo Perri, Domenico Rongai, Chapter 4 – Olive Oil Antioxidants and Aging, Editor(s): Alina Maria Holban, Alexandru Mihai Grumezescu, In Handbook of Food Bioengineering, Food Quality: Balancing Health and Disease, Academic Press,
    2018, Pages 145-157, ISBN 9780128114421, https://doi.org/10.1016/B978-0-12-811442-1.00004-3.
    (http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9780128114421000043)
  • S Rele, A., & B Mohile, R. (2002). Effect of mineral oil, sunflower oil, and coconut oil on prevention of hair damage. Journal of cosmetic science (Vol. 54).