8 benefícios medicinais da mistura de canela e mel

A mistura de canela e mel é deliciosa, além de perfeita para preparar receitas diversas, desde infusões a sobremesas!
8 benefícios medicinais da mistura de canela e mel

Última atualização: 15 Fevereiro, 2021

Tanto a canela como o mel são ingredientes de origem natural que, por suas propriedades, fazem parte da medicina natural alternativa desde a antiguidade.

A ambos os alimentos são atribuídas diversas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antibióticas, entre outras que, juntas, ajudam a cuidar da saúde e melhorar a qualidade de vida.

Embora seja verdade que esses alimentos sejam usados ​​com mais frequência no preparo de diversas receitas, desde bebidas até sobremesas, também têm sido muito utilizados na preparação de remédios caseiros para diversos fins.

Devido ao seu valor nutricional, tanto a canela como o mel são bons suplementos para a dieta. De acordo com especialistas da Fundação Espanhola de Nutrição (FEN):

  • A canela fornece proteínas, ferro, cálcio, zinco, potássio, selênio, vitaminas B6, C, fenóis e aldeídos.
  • O mel oferece açúcares, aminoácidos, taninos, glicose e alcalóides.

Canela e mel, uma mistura saudável

A canela ocupa o primeiro lugar como condimento antioxidante, de acordo com estudos conduzidos pelo Departamento de Botânica da Universidade de Hong Kong.

O nutricionista clínico Josh Ax diz que adicionar canela à sua dieta pode ter alguns benefícios para a saúde.

O mel, por sua vez, tem tantos usos e benefícios atribuídos que é conhecido como o “ouro líquido” das terapias naturais. E, segundo estudos, é um alimento com muito potencial terapêutico. 

Por isso, não é de se estranhar que a mistura dos dois seja um remédio milenar que continua válido.

Embora pareça mais fácil acessar os medicamentos convencionais, não faz mal verificar os interessantes benefícios deste produto natural.

Levando em consideração que muitos ainda não sabem para que serve, a seguir queremos compartilhar seus 8 benefícios medicinais.

1. Combate a tosse

Canela e mel, uma mistura saudável

Dizem que a mistura de canela e mel ajuda a aliviar tosses, irritações e dores de garganta. Isso ocorreria porque ambos os ingredientes são atribuídos a propriedades expectorantes e antibacterianas.

Ingredientes

  • 1 xícara de água (250 ml).
  • 1 colher de sopa de mel (25 g).
  • Canela em pó (uma pitada).

Procedimento

  • Leve a água para esquentar e, quando estiver quente, junte o mel e a canela e misture bem.
  • Consuma com moderação. De preferência, não mais do que 3 copos por dia.

2. Ajuda a perder peso

As pessoas com sobrepeso e obesidade podem perder peso com mais facilidade se consumirem esta mistura como parte de sua alimentação.

Dizem que a mistura de canela e mel pode ajudar a acelerar o metabolismo, ao mesmo tempo que aumenta o gasto de energia. Por outro lado, ambos os alimentos possuem propriedades antioxidantes, que ajudam a manter a saúde de todo o corpo.

Ingredientes

  • 1 colher de mel (25 g)
  • 1 colher de canela em pó (5 g)

Procedimento

  • Misture ambos os ingredientes e consuma uma colher da mistura em jejum, todos os dias.

3. Protege a saúde articular

Articulação
A dor crônica nos pontos-gatilho tem uma abordagem variada. Técnicas de massagem podem ser usadas até infiltrações

Por outro lado, à mistura de canela e mel são atribuídas propriedades anti-inflamatórias. Portanto, acredita-se que possa ajudar a aliviar alguns desconfortos, como dores e inchaço nas articulações.

Prepare a mesma mistura como no caso anterior e tome uma colher de sopa com o estômago vazio, 3 vezes por semana, antes do exercício.

4. Neutraliza o mau hálito

A canela é um dos temperos mais escolhidos para eliminar o mau hálito, não só por ter um aroma delicioso, mas por combater as bactérias que causam o mau cheiro. Portanto, a mistura de canela e mel pode ser útil para esse mesmo propósito.

5. Protege a saúde cardiovascular

Protege a saúde cardiovascular

Como os dois alimentos contêm antioxidantes, afirma-se que a mistura de canela e mel pode ser benéfica, como suplemento dietético, para pacientes com doenças cardiovasculares.

Recomenda-se tomar uma colher de sopa desta mistura com o estômago vazio ou junto com o café da manhã todos os dias.

6. Melhora a digestão

Além disso, a mistura de canela e mel melhora a digestão, uma vez que ambos os ingredientes têm propriedades anti-inflamatórias. Para prepará-lo como remédio, deve-se seguir a seguinte receita.

Ingredientes

  • 1/2 xícara de água (125 ml)
  • 1 colher de mel (25 g)
  • 1 colher de canela em pó (5 g)

Procedimento

  • Dilua uma colher do remédio em meia xícara de água morna e consuma.

7. Fornece energia

Fornece energia
A dança pode complementar sua rotina de exercícios para aumentar o gasto de energia e a perda de peso.

A mistura de canela e mel pode ser consumida pela manhã para obter um fornecimento adicional de energia. O mel fornece as calorias e a canela, o toque aromático e delicioso.

8. Melhora a saúde da pele

Por fim, dizem também que, devido à sua quantidade de antioxidantes, a mistura de canela e mel pode ser muito benéfica para a saúde da pele.

Algumas pessoas são incentivadas a tomar uma colher de sopa da mistura diariamente, enquanto outras escolhem produtos de higiene pessoal com esses ingredientes, para garantir que mantenham a pele saudável e bonita.

A mistura de canela e mel é deliciosa, mas deve ser usada com cautela. Por um lado, porque o mel é um alimento rico em calorias e, se não o consumirmos com moderação, pode contribuir para o ganho de peso; por outro lado, a canela é uma especiaria que em alguns casos é contraindicada e é necessário se informar bem antes de a integrar regularmente na alimentação.

Pode interessar a você...
Benefícios de tomar diariamente uma colher de canela e mel
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Benefícios de tomar diariamente uma colher de canela e mel

A combinação de uma colher de canela e mel é excelente para emagrecer, aumentar as defesas, rejuvenescer o organismo, entre outros.



  • Antioxidant capacity of 26 spice extracts and characterization of their phenolic constituents.
    Department of Botany and Department of Zoology, The University of Hong Kong. (2015). https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16190627
  • Cinnamon and health. Gruenwald J1, Freder J, Armbruester N.(2010) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20924865
  • Honey. (n.d.). (2015) naturaldatabase.therapeuticresearch.com/nd/Search.aspx?cs=NEWORDER&s=ND&pt=100&id=738&fs=ND&searchid=49864225
  • The Potential Role of Honey and its Polyphenols in Preventing Heart Diseases: A Review. Khalil, M., & Sulaiman, S. (2010). Med., 7(4), 315-321. Retrieved January 10, 2015, from ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3005390/?tool=pubmed
  • Everything you need to know about honey. Joseph Nordqvist. Medical New Today. (2018). https://www.medicalnewstoday.com/articles/264667.php