7 modos de começar bem o dia para combater o estresse e ansiedade
Estresse e ansiedade fazem parte de nossa vida. Estas emoções naturais agem como mecanismos de sobrevivência no ser humano. Nos ativam para nos adaptarmos muito melhor aos desafios.
Por isso, precisamos ser capazes de ver que o estresse, bem gerenciado e controlado, é positivo. Atua como uma energia capaz de nos dar força e alento para resolver problemas e responder melhor às pequenas adversidades do dia a dia.
Entretanto, o problema chega quando perdemos o controle, quando a tensão se acumula, quando o cérebro só vê perigos e não os racionaliza.
Dia a dia, esse estresse se torna crônico até cair em um estado de indefesa absoluta onde não demora em aparecer a ansiedade, a dor muscular, as dores de cabeça, a hipertensão…
Assim, para evitar ou minimizar este cenário, propomos aos nossos leitores que coloquem em prática estes 7 conselhos.
São 7 ideias que podemos seguir pelas manhãs. Escolha as que se ajustam mais às suas necessidades e comece a enfrentar o dia de forma mais saudável!
1. Levante um pouco mais cedo
Sabemos que não é fácil, que tirar de nosso descanso uma hora de sono não é algo que podemos fazer todos os dias.
Entretanto, tente levantar pelo menos meia hora antes. As razões pelas quais deveríamos levantar um pouco antes são múltiplas e muito interessantes:
- Permitirá diminuir o ritmo e ir com mais calma (sair de casa com pressa aumenta o estresse).
- Além disso, levantarmos antes e de forma mais relaxada ajuda a ficarmos mais presentes, a sermos conscientes do aqui e do agora.
- Assim, poderemos dedicar mais tempo a alguns simples exercícios com os quais gerir o estresse e a ansiedade.
2. Beba um copo de água em pequenos goles
A chave principal para controlar o estresse diário é diminuir o ritmo e desenvolver uma consciência mais plena, serena e intuitiva diante das próprias necessidades.
- Passamos o dia pendentes destes focos exteriores: do que outros esperam de nós, do que nos falta fazer, do que devemos cumprir.
- Por isso, é preciso mudar o chip e dirigir o olhar para dentro, para o corpo e a mente que precisam ser purificados e oxigenados.
- Assim, um modo de conseguir isso é tomando um copo de água em jejum. Beba devagar, sem pressa.
3. Medite durante 5 minutos
A meditação melhora nossa qualidade de vida e tem um impacto muito benéfico sobre o nosso cérebro. Nos relaxa, nos permite revitalizar tensões, atender nosso ser interno e canalizar a ansiedade.
Além disso, algo de que devemos ser conscientes é de que a meditação é treinada no dia a dia.
Os benefícios não são vistos na primeira semana, mas sim depois de um tempo, quando nossa mente aprendeu a se desconectar do exterior para se conectar com o interior.
4. Faça algum exercício por 10 minutos
Você só precisa de 10 minutos do seu tempo. Assim que levantar, beba um copo de água e medite, nada melhor do que fazer algumas flexões, caminhar, pular...
Escolha o que mais se ajuste às suas possibilidades e que não seja de uma intensidade muito alta.
Assim, a circulação sanguínea melhorará, nosso coração se fortalecerá dia a dia e enfrentaremos os efeitos secundários do estresse de forma mais efetiva.
Leia também: Quer ter um busto mais firme? Então não perca estes 6 conselhos!
5. Um café da manhã antiestresse
Para começar o dia do melhor modo é necessário cuidar também de nossa nutrição.
Existem alimentos que, graças ao seu alto teor de antioxidantes, vitaminas e proteínas, por exemplo, nos permitem aumentar nossas defesas para que a capacidade de resposta ao estresse seja a apropriada.
Por isso, anote quais podem nos ajudar e comece a incluir no café da manhã:
- Aveia
- Laranjas
- Ovos
- Chocolate preto
- Abacate
- Mirtilo
- Nozes
- Uma infusão de camomila
Descubra 5 alimentos que você deve incluir em seu café da manhã caso sofra de artrite
6. Visualize seu dia a dia
- Hoje meu dia vai ser tranquilo.
- Nada e nem ninguém vai mudar minha paz interior.
- Vou suportar meu dia e nada vai ter o poder de me machucar.
- Sei quais são minhas forças, sei o que valho e nada nem ninguém vai fazer com que eu me sinta fraco.
- Hoje meu dia vai ter horas em que cumprirei minhas responsabilidades, mas me permito também dispor de um tempo para mim, para ser eu, para relaxar e praticar o que eu gosto.
7. Saia de casa “nutrido” de emoções positivas
Não é nenhuma bobagem. Pensemos nisso. Quantas vezes saímos de casa de mau humor?
Por exemplo, uma discussão com nosso parceiro, a pressa com nossos filhos ou inclusive nossos próprios pensamentos de que nosso dia vai ser horrível aumentam, sem dúvidas, a sensação de estresse.
- Tente sair de casa com um bom carregamento de emoções positivas em sua mochila pessoal.
- Despeça-se da sua família com um “te amo”, com as palavras que ficam no coração e que nos dá alento para o dia todo.
- Além disso, convença-se de que tudo vai ficar bem e de que você merece ser feliz. Uma mente tranquila atrai o equilíbrio pra sua vida.
Por fim, não deixe de pôr estes conselhos em prática.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Shin, L. M., & Liberzon, I. (2010, January). The neurocircuitry of fear, stress, and anxiety disorders. Neuropsychopharmacology. https://doi.org/10.1038/npp.2009.83
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.