7 hábitos que apoiam a regeneração dos neurônios

26 de novembro de 2019
Contrário ao que se acreditava há alguns anos, é sim possível que os neurônios se regenerem. No entanto, estas células o fazem com menor rapidez quando comparadas com as do resto do corpo.

No meio da rotina diária, às vezes adotamos certos hábitos que afetam o corpo e a mente. Isso pode causar a perda de neurônios, entre outras coisas. Por isso, mostraremos o que deve fazer para apoiar a regeneração dos neurônios e assim melhorar a saúde mental.

Se está acostumado a não tomar café da manhã, comer fora de hora ou ter uma vida sedentária e cheia de estresse, é provável que esteja contribuindo para a perda de células cerebrais. Às vezes, um simples ato como dormir menos de 7 horas diárias pode afetar bastante o cérebro, ainda que não note de imediato.

Portanto, é necessário cuidar do corpo e da menta com bons hábitos que te farão ter uma vida mais saudável. Com uma pequena mudança, notará uma grande diferença. Sabe o que deve fazer?

7 hábitos que apoiam a regeneração dos neurônios

1. Exercite-se

Exercício para fortalecer sinapses

Certamente já escutou muitíssimas vezes que é bom se manter em forma por meio do exercício físico. Nós repetimos! Não só para melhorar a aparência: o mais importante é melhorar a saúde.

Fazer exercícios com frequência ajudará a oxigenar o cérebro e células do corpo. Por conseguinte, a chegada de oxigênio mais puro ao cérebro contribui para o fortalecimento dos neurônios.

Além disso, com o exercício físico, aumenta-se a produção de endorfinasEstes hormônios ajudam a melhorar o ânimo e reduzir o estresse, um dos causadores da degeneração neuronal.

Leia mais: Melhores exercícios para a sua saúde: conheça 3

2. Sua mente também precisa estar em forma

É importante que o cérebro também esteja em forma para produzir novos neurônios. Por isso, realize atividades que promovam o fortalecimento e desenvolvimento neuronal.

Por exemplo, monte quebra-cabeças, resolva palavras-cruzadas ou Sudoku, aprenda um novo idioma, analise e leia muito. Estas e outras atividades colocarão seu cérebro em movimento e desafiarão suas habilidades mentais.

2. Faça sexo com mais frequência

Sim, o sexo também ajuda na regeneração dos neurônios. Devido a quantidade de endorfinas produzidas durante o ato sexual, o nível de estresse se reduz. Isso fornece um bom cenário para o desenvolvimento e fortalecimento neuronal.

Isso é afirmado por um estudo conduzido pela Universidade de Maryland em 2013. Além disso, indica que, graças ao sexo, melhora-se a função do hipocampo e, por conseguinte, a função cognitiva do cérebro.

4. Consuma ômega 3

Alimentos adequados para a regeneração celular

O consumo de ácidos graxos ômega 3 não só fortalece o sistema cardiovascular, como também é bom para o cérebro. Além disso, melhora a concentração, a memória e o estado de ânimo.

Além de promover o desenvolvimento de novos neurônios, o ômega 3 também freia a morte dos neurônios já existentes. Por isso, incluir alimentos ricos em ômega 3 na dieta será benéfico para a saúde.

5. Consuma cúrcuma

A cúrcuma tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e neuroprotetoras. Dessa forma, é outro alimento ideal para promover a regeneração dos neurônios.

A cúrcuma contém um composto chamado turmerona aromática que estimula a geração de células nervosas. Por outro lado, a curcumina, outro composto da especiaria, previne o acúmulo de placas beta-amiloide, estreitamente relacionadas com o aparecimento do Alzheimer. 

Conheça a: Meditação e 7 de seus benefícios

6. Medite para favorecer a regeneração dos neurônios

26

Meditar relaxa a tensão cerebral e o estresse. Os benefícios desta prática são muito conhecidos para a saúde mental, assim que não hesite em tomar um tempo para meditar.

A meditação ajuda a melhorar a memória, concentração e atenção, o que aumenta as capacidades cognitivas. Quando o cérebro está livre de estresse, a regeneração de células cerebrais é favorecida.

7. Beba chá verde

O chá verde é uma bebida com excelentes benefícios para a saúde. Tem propriedades antioxidantes que fortalecem a memória, por isso que a ingestão diária desta bebida ajudará a ter boa memória e aumentará as funções cognitivas.

Além disso, tomar pelo menos uma xícara de chá verde por dia ajudará a reduzir a depressão e o estresse. Também ajudará a combater a insônia. Isso, ademais, favorece a regeneração neuronal.

Em resumo, gozar de uma boa saúde mental é possível caso siga estes hábitos simples. Somente é preciso ser constante e disciplinado. Evite se estressar muito e consumir substâncias como drogas e álcool. Além disso, o sedentarismo também é prejudicial para a saúde em geral, assim que se movimente por seu cérebro!

Ainda que a regeneração dos neurônios seja mais lenta do que sua degeneração, vale a pena se esforçar para manter uma boa saúde mental. Isso, em muitos casos, te manterá afastado de doenças degenerativas do cérebro.

  • Chin, D., Huebbe, P., Pallauf, K., & Rimbach, G. (2013). Neuroprotective Properties of Curcumin in Alzheimer’s Disease – Merits and Limitations. Current Medicinal Chemistry. Available at: doi.org/10.2174/09298673113209990210
  • Eresdeportista.com Importancia del Omega 3 [Online] Available at: eresdeportista.com/dieta-nutricion/suplementos/importancia-del-omega-3/
  • Glasper ER, Gould E. Sexual experience restores age-related decline in adult neurogenesis and hippocampal function. Hippocampus. 2013 Apr;23(4):303-12