7 exercícios para as mãos que amenizam a artrite
A artrite é uma doença caracterizada pela deterioração progressiva da articulação e perda de cartilagem, que é o “amortecedor” que protege as articulações. Hoje falaremos sobre alguns exercícios para as mãos que amenizam a artrite.
Essa doença pode ser o resultado de uma inflamação aguda ou crônica que afeta os tecidos moles que a rodeiam devido a causas genéticas e ambientais que ainda estão sendo estudadas.
O tipo mais comum de artrite é a degenerativa ou osteoartrite, que pode afetar uma ou mais partes do corpo. Geralmente, ocorre quando a pessoa atinge a idade da velhice e causa problemas nas mãos e nas articulações que suportam o peso.
Tratamento da artrite da mão
Quando a artrite afeta as articulações da mão, tende a produzir uma dor intensa e rigidez. Por razões óbvias, a qualidade de vida da pessoa doente é afetada, pois ela tem dificuldades para movimentar as mãos e aprender a suportar a dor.
Felizmente, existem muitas maneiras de lutar contra a dor e combater a artrite para melhorar seus sintomas.
O tratamento medicamentoso inclui certos remédios que podem ser tomados por via oral ou administrados através de injeções. Se essas opções não funcionarem, uma cirurgia também pode ser realizada para reparar a articulação danificada.
Mas, além disso, as pessoas com artrite na mão podem melhorar sua qualidade de vida através da adoção de um estilo de vida saudável e da prática de alguns exercícios.
Tome nota!
Exercícios para as mãos: fazer um punho
Este exercício pode ser feito a qualquer momento e lugar quando você sentir a rigidez na mão.
Para começar, deve-se estender a mão esquerda e, lentamente, ir empunhando a mão, colocando o polegar em direção à parte externa da mão. Deve-se fazer sem pressionar a mão, porque isso pode agravar a dor.
Abra a mão devagar e faça o mesmo movimento 10 vezes. Em seguida, faça com a mão direita.
Exercícios para as mãos: dobrar os dedos
Estenda a palma da mão e dobre o polegar para baixo e para cima, mantendo a posição por dois segundos. Em seguida, faça o mesmo exercício com o resto dos dedos até realizá-lo com toda a mão. Repita em ambas as mãos, duas ou três vezes.
Exercícios para as mãos: polegar curvado
Estenda a palma da mão esquerda e dobre o polegar para dentro, contra a palma da mão. Puxe a parte inferior do dedo mínimo até o polegar e tente manter esta posição por alguns segundos.
Em seguida, retorne à posição inicial e faça 10 repetições com o polegar de cada mão.
Não se esqueça de ler: Benefícios da aveia para tratar a artrite: Muito medicinal!
Exercícios para as mãos: fazer um “O”
Com a mão esquerda apontando para cima, dobre delicadamente os dedos para dentro até que toquem o seu polegar e formem um “O”. Mantenha esta posição por alguns segundos e, em seguida, retorne à posição inicial para repetir o exercício.
Exercícios para as mãos: tabela curva
Coloque a borda do dedo mindinho da mão esquerda ao lado de uma mesa, com o polegar apontando para cima.
Com o polegar na mesma posição, dobre os outros quatro dedos para dentro até que a mão faça um “L”. Mantenha esta posição por alguns segundos, volte à posição inicial e faça 10 repetições em cada mão
Exercícios para as mãos: levantar o dedo
Coloque sua mão esquerda sobre uma mesa com a palma da mão sobre a superfície. Inicie levantando lentamente o dedo para fora e, pouco a pouco, faça o mesmo com cada dedo.
Mantenha a posição por dois segundos, abaixe e repita. Quando já tiver exercitado todos os dedos da mão esquerda, faça com a direita.
Você quer saber mais? Leia: 7 remédios naturais para artrite nas mãos
Exercícios para as mãos: mover o pulso
Não devemos esquecer que o pulso também é afetada pela dor e a rigidez da artrite.
Para exercitá-la, você deve colocar o braço direito com a palma virada para baixo e, com a mão contrária, pressionar para baixo até sentir um alongamento em seu pulso e braço.
Mantenha a posição por 10 segundos e depois repita com o punho da mão esquerda.
Todos estes exercícios podem ser feitos a qualquer momento e como uma simples terapia para combater a dor e a rigidez.
Na verdade, também pode ser praticado como método de prevenção da artrite.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Quesada, S. (2010). Artritis Reumatoide Y Su Tratamiento. Instituto de Información de Medicamentos.
- Romero, M. (1998). Artritis reumatoide. Guias Clínicas. http://doi.org/10.1016/B978-84-458-1911-1.50048-8
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.