7 estratégias para se desfazer de pessoas tóxicas

16 de outubro de 2019
Existem muitas pessoas tóxicas ao nosso redor, no entanto, existem algumas estratégias para evitar que se aproximem e que comecem a nos manipular.

Tem problemas com as pessoas com as quais se relaciona? Descubra hoje 7 estratégias para se desfazer de pessoas tóxicas ou, no caso de não poder consegui-lo, limitar o dano que podem causar.

Porque, às vezes, as pessoas tóxicas se encontram dentro de nosso núcleo familiar ou fazem parte de nossa equipe de trabalho e não podemos nos afastar delas sem motivo.

7 estratégias para se desfazer de pessoas tóxicas

1. Imponha limites

A primeira das estratégias é aprender a colocar limites. Caso tenha uma baixa autoestima, isso custará muito, portanto, fazer um trabalho para aumentá-la é imprescindível.

Uma forma de colocar limites é dizer «não». Isso é indispensável, já que não podemos carregar responsabilidades que não nos competem, muito menos com aquelas que sabemos que não teremos tempo.

Recomendamos que leia: Quando amamos é difícil dizer “não”, mas às vezes é preciso

2. Seja assertivo

Saiba dizer não

Ser assertivo é uma habilidade social que todos deveriam desenvolver. Lamentavelmente, poucas são as pessoas que conseguem ser assertivas, que fazem valer seus direitos e que falam claramente defendendo aquilo que acreditam.

O exemplo que demos no caso anterior, dizer «não», pode ser considerado também uma forma de ser assertivo. Em suma, isso ajudará a afastar as pessoas tóxicas.

3. Não se deixe manipular

Tudo o que foi dito anteriormente ajudará a evitar a manipulação das pessoas tóxicas. No entanto, ainda assim, elas podem ser tão sutis que não percebemos que estão nos manipulando, mesmo quando está acontecendo. O que podemos fazer nestes casos? Usar a técnica do observador. 

Esta técnica consiste em imaginar que somos uma pessoa que está observando a situação de maneira externa. Por exemplo, um amigo. Isso permitirá ter a perspectiva adequada para identificar se estão nos manipulando ou não.

4. Nunca discuta

As discussões são uma excelente ferramenta que as pessoas tóxicas utilizam para enganar e conseguir com que faça o que elas querem ou que se sinta como elas querem.

Por isso, não discuta. Seja assertivo, imponha limites e fique alerta a qualquer tentativa de manipulação. A pessoa tóxica tentará te ofender ou jogar sujo para começar a discussão. Então, não cai nisso. É uma armadilha.

5. Para se desfazer de pessoas tóxicas, foque nos seus atos

Mulher manipuladora

Para se desfazer de uma pessoa tóxica, costuma ser muito efetivo focar em como ela age. Com as palavras elas podem manipular e enganar, mas com as ações não.

Quando essa pessoa te requer? Só faz quando quer algo ou para saber como está sem nenhum interesse maior?

Tampar os ouvidos e abrir os olhos é uma das técnicas que podem ser colocadas em prática para adotar o papel de observador. Em resumo, isso permitirá clarear muitas coisas que não estamos conseguindo perceber com clareza.

Leia também este artigo: Você não é o problema, o problema é sua autoestima

6. Aumente sua autoestima

As pessoas tóxicas costumam escolher como vítimas aqueles que têm uma baixa autoestima. Isso aumenta devido a manipulação, ao controle e a enganação que exercem e que reduza ainda mais a autoestima e a confiança da outra pessoa.

Dessa forma, uma maneira de prevenir que as pessoas tóxicas exerçam algum tipo de influência, é fazer um trabalho para aumentar a autoestima. Ainda que, às vezes, esta esteja muito para baixo ou para cima, o ideal é saber onde está o equilíbrio e, principalmente, ser consciente de que a autoestima não depende de ninguém, somente de nós. 

7. Se você quiser se desfazer de pessoas tóxicas, não se afaste de outras pessoas

As pessoas tóxicas farão com que se afaste de outras que, possivelmente, podem te alertar do mal que estão fazendo. Por isso, não só vale prestar atenção caso esteja se afastando dos demais, e sim impedir que isso aconteça.

Existem muitas pessoas positivas ao nosso redor. Não se isole delas e escute-as. Podem te ajudar e abrir seus olhos com relação àquele indivíduo que está te arrastando.

Alguma vez teve que lidar com pessoas tóxicas? Costuma perceber com rapidez quando uma pessoa é assim? A autoestima é algo muito importante. Cuidá-la será muito necessário para se desfazer de pessoas tóxicas.