7 dicas para ter um cabelo abundante

Aplicar uma massagem diária no couro cabeludo pode ajudar a estimular a circulação dos folículos para um crescimento saudável.
7 dicas para ter um cabelo abundante

Última atualização: 02 Fevereiro, 2021

Ter um cabelo abundante, saudável ​​e forte é algo que muitas pessoas desejam, independentemente do sexo. A questão é que hoje fica claro que o cabelo é um dos principais acessórios que temos, em qualquer idade.

Porém, devido ao uso contínuo de secadores, pranchas, modeladores e tratamentos químicos (como os famosos permanentes), podemos prejudicar a saúde do cabelo, enfraquecendo-o e tornando-o mais sujeito a quebras e quedas.

Embora seja verdade que ao limitar o uso desses elementos seja possível minimizar seu impacto, muitas vezes as pessoas procuram outros recursos para cuidar dos cabelos e revitalizá-los o mais rápido possível.

Uma boa rotina de cuidados e um estilo de vida saudável, em que predomine uma alimentação adequada, podem ser muito benéficos na hora de exibir cabelos espetaculares. 

Muitas pessoas se limitam ao uso de produtos cosméticos de “reparação capilar” e deixam de lado uma questão muito importante: elas devem aliar a aplicação desses produtos à prática de hábitos saudáveis.

O que você deve ter em mente para conseguir um cabelo abundante? Bem, cuidados muito básicos. Aqui nós compartilharemos os 7 melhores para que você possa começar a considerá-los a partir de agora.

Os melhores conselhos para manter um cabelo abundante

A queda excessiva do cabelo é um tema preocupante para qualquer pessoa; no entanto, existem dicas simples que podem ajudar a combatê-la.

Na verdade, se o objetivo for manter o cabelo abundante, não é necessário esperar ter o problema para começar a aplicá-las.

1. Massagear o couro cabeludo

A aplicação de massagens suaves sobre o couro cabeludo é um bom costume para incentivar o crescimento saudável dos fios. Isso reativa a circulação do sangue e melhora a assimilação dos nutrientes nos folículos pilosos.

Dicas:

  • Massageie as raízes durante 5 ou 10 minutos, usando as pontas dos dedos.
  • Se desejar, complemente com um xampu de boa qualidade ou algum óleo essencial.

2. Adotar uma alimentação saudável

Adotar uma alimentação saudável para ter um cabelo abundante

Ainda que seja evidente, a nutrição através da alimentação é determinante sobre a saúde capilar. Tanto o couro cabeludo como os fios requerem vitaminas, minerais, proteínas e outras substâncias que compõem sua estrutura.

Dicas:

  • Assegure-se de comer alimentos com altos teores de vitaminas B e E, colágeno e proteínas.
  • Além disso, inclua fontes de ácidos graxos ômega 3 e ferro.

3. Consumir abundante água

A desidratação é um dos inimigos de um cabelo abundante; ainda que seja fácil se esquecer desse talhe importante, é um detonador do ressecamento das raízes e queda. Portanto, assegurar um ótimo consumo de água e líquidos saudáveis permite cuidar do cabelo.

Dicas:

  • Beba água ao longo do dia, dependendo da sua sedeHá quem recomende beber entre 6 e 8 copos de água por dia, para começar a ter o hábito (caso você não tenha).
  • Se você não tiver facilidade para tomar água, experimente infusões de plantas, águas frutais ou sucos.

4. Usar um bom método de secagem

Usar um bom método de secagem

A forma mais saudável de secar o cabelo é ao ar livre. O uso excessivo de secador pode afetar a produção natural de óleos, deteriorando os fios. No entanto, tampouco é correto envolvê-lo com uma toalha depois da lavagem. Este mau hábito faz com que ele fique mais frágil.

Dicas:

  • Incline a cabeça para baixo para que o cabelo caia “em cascata” e seque-o desse lado.
  • Absorva a umidade com uma toalha limpa, de cima para baixo.

5. Enxaguar com água fria

O uso constante de água quente na lavagem do cabelo pode influir nessa aparência opaca e seca. Pelo contrário, a água fria ativa a circulação do couro cabeludo e apoia o crescimento. 

Além disso, é hidratante e ajuda a prevenir o frizz.

Dicas:

  • Regule a temperatura do chuveiro e tente usar água fria pelo menos no último enxague.
  • Adicionalmente, procure lavá-lo somente dia sim dia não.

6. Aplicar vinagre de maçã

Vinagre de maçã
O vinagre de maçã deve ser usado diluído, pois pode ser irritante. Use por 2 ou 3 dias, até que o desconforto diminua.

Um dos melhores remédios naturais para um cabelo abundante é o vinagre de sidra de maçã orgânico. Devido ao seu teor de ácido acético, antioxidantes e minerais essenciais, atua como agente protetor contra a caspa e calvície.

Dicas:

  • Combine partes iguais de vinagre de maçã com água morna e, em seguida, espalhe-o por todo o cabelo com um borrifador.
  • Deixe-o secar ao ar livre para que o cheiro desapareça.

7. Escove várias vezes por dia

As mulheres que escovam seu cabelo várias vezes por dia podem ter muitos benefícios com relação a estimulação do crescimento.

Assim como ocorre com as massagens, este hábito melhora a circulação nas raízes e otimiza a oxigenação até os folículos. 

Dica:

  • Utilize uma escova de cerdas naturais para que o cabelo não se rompa ao ser penteado.
  • Evite aplicar muita força ao usá-lo, já que isso pode causar quebras.

Ainda não está colocando em prática estas recomendações? Então, considere-as agora mesmo para sua rotina capilar. Claro, você também pode contar com outros tratamentos naturais para promover o crescimento do cabelo.

Pode interessar a você...
9 dicas para fortalecer o couro cabeludo naturalmente
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
9 dicas para fortalecer o couro cabeludo naturalmente

Devido aos problemas de quebra e perda excessiva de cabelo, muitas pessoas sentem a necessidade de fortalecer o couro cabeludo.