Conheça a razão da queda do seu cabelo

Quando o cabelo cai, é necessário prestar atenção em determinados fatores que podem estar provocando esse incômodo problema e tratá-lo para que não avance.
Conheça a razão da queda do seu cabelo

Última atualização: 05 Fevereiro, 2021

Existem algumas razões para a queda do seu cabelo e você pode não percebê-las. A queda de cabelo, em certos casos, reflete alguns problemas que não costumamos associar a esta circunstância. No entanto, conhecer as causas ajudará a resolvê-las.

Algumas vezes, a queda de cabelo é algo totalmente normal. Temos que levar em consideração que normalmente caem uma média de 100 fios diários. Isso não deveria nos preocupar, a menos que a quantidade aumente e persista com o passar do tempo.

Motivos da queda do seu cabelo

Você acredita que mais de 100 fios de nosso cabelo caem todos os dias? Você gostaria de saber o que pode fazer para remediar isso? Então, talvez este artigo seja do seu interesse. A seguir veremos algumas razões pelas quais seu cabelo está caindo para que você saiba o que pode fazer para remediar isso.

1. Alto nível de estresse

As emoções têm muito a ver com a forma como nos sentimos fisicamente. Por isso, quando uma pessoa passa por um período de grande estresse é possível que seus cabelos caiam de forma mais perceptível. Isso é muito comum hoje em dia e é uma forma de somatização.

Diante da queda de cabelo, muitas pessoas se preocupam, pois acreditam que podem sofrer de alopecia ou que podem até mesmo estarem ficando carecas. No entanto, não é necessariamente assim. Em muitos casos, resolvendo o mal estar emocional, o cabelo para de cair.

Assim que cuidarmos desse grande estresse e em geral nos cuidarmos emocionalmente, poderemos iniciar um tratamento para fortalecer o cabelo e fazer com que ele recupere sua densidade.

Lembre-se que a queda de cabelo por esse motivo não se resolve com um shampoo antiqueda, mas sim reduzindo o nível de estresse.

2. Dermatite seborreica

A dermatite seborreica, em certos casos, é consequência do motivo mencionado anteriormente. O estresse pode fazer com que a cabeça coce, que descame o couro cabeludo e que, nos casos mais graves, até apresente alguma ferida por não podermos evitar coçar.

A dermatite enfraquece e afeta a pele do couro cabeludo, os folículos pilosos se enfraquem, se inflamam e não são capazes de agarrar bem cada fio de cabelo. O resultado é que o cabelo cai e perder densidade capilar.

A solução se encontra em tratar primeiro as causas que podem estar provocando este problema, por exemplo, o estresse. Depois, é necessário focar para encontrar o produto adequado que elimine a coceira e resolva esta condição, para isso, pode-se consultar um dermatologista.

Tendo feito isso, podemos iniciar um processo para recuperar a densidade do cabelo e que este deixe de cair.

3. Mudanças de estação

Mulher surpresa pela queda do seu cabelo

Existem duas épocas do ano em que o cabelo pode cair de forma mais perceptível: a primavera e o outono. Assim como a respectiva mudança de estação.

Embora a queda de cabelo sazonal espontânea possa nos assustar em um primeiro momento, a verdade é que isso não deve nos preocupar. É algo momentâneo que não perdurará com o tempo e que tem a ver com a época do ano em que nos encontramos.

O cabelo perdido devido as mudanças de estação é recuperado. Assim que não temos que nos alarmar por essa queda. Nosso cabelo está se renovando.

O que fazer?

Você pode ir ao médico, ao dermatologista, para examiná-lo e dizer se a queda de cabelo é momentânea e se você deve ou não se preocupar, ou se deve iniciar algum tratamento específico.

Às vezes, a queda de cabelo pode ser consequência de uma dieta pobre, de alguma mudança hormonal, problemas metabólicos ou, simplesmente, resultado da genética. Nesses casos, a solução também está na adoção e manutenção de bons hábitos de vida.

Você conhece a razão da queda do seu cabelo? Está consciente de que em alguns momentos do ano o cabelo cai mais e alguns menos?

Por último, mas não menos importante, é importante ter em mente que a maioria dos problemas capilares mais comuns podem ser resolvidos por meio de um estilo de vida saudável.

Pode interessar a você...
Por que meu cabelo cai tanto?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Por que meu cabelo cai tanto?

O cabelo vai caindo e se renovando diariamente, mas às vezes sua queda pode estar indicando algum problema de saúde.



  • Caseros, R., & Medicinales, P. (2018). Remedios con geranio para caída del cabello , piel y más.
  • Metola Gómez, M., Camacho Pastor, M., Dones Carvajal, J., & Martín Blázquez, M. (2004). Alopecia areata: ¿desencadenante el estrés? Alopecia Areata: Does Stress Precipitate It?.
  • Samaniego, J., & Fuertes, C. (2017). Diseño y formulación de un champú a base de extracto alcoholico de Urtica urens L. para su aplicación contra la caída del cabello. Rev Soc Quím Perú.