Conheça a razão da queda do seu cabelo

· 10 de setembro de 2018
Quando o cabelo cai, é necessário prestar atenção em determinados fatores que podem estar provocando esse incômodo problema e tratá-lo para que não avance.

Existem algumas razões para seu cabelo cair e você pode não percebê-las. A queda de cabelo, em certos casos, reflete alguns problemas que não costumamos associar a esta circunstância. No entanto, conhecer as causas ajudará a resolvê-las.

Algumas vezes, a queda de cabelo é algo totalmente normal. Temos que levar em consideração que normalmente caem uma média de 100 fios diários. Isso não deveria nos preocupar, a menos que a quantidade se exceda.

Tampouco será a mesma quantidade de cabelo que cairá de alguém com o cabelo muito comprido quando comparado com uma pessoa que tenha o cabelo curto. Isso também deverá ser levado em consideração para não se preocupar sem motivo algum.

Razões para o cabelo cair

A seguir, veremos algumas razões para o cabelo e possíveis soluções, caso esteja em nossas mãos poder resolver esta situação.

Seu cabelo cai em grandes quantidades? Todo dia te desprendem mais de 100 fios? Então, talvez este artigo te interessará…

O estresse provoca queda de cabelo

Muitas pessoas que se estressam muito sofrem com queda de cabelo. É uma reação natural que alerta sobre algo que tem que ser solucionado rapidamente.

O que acontece se não resolvermos o problema do estresse ou este se torna crônico? Podemos chegar a sofrer alopécia ou, até mesmo, apresentar uma ou outra careca.

Confira essas 5 formas de evitar a queda de cabelo

Mulher surpresa pela queda do seu cabelo

A queda de cabelo por este motivo não se resolve utilizando um shampoo que evita a queda, e sim reduzindo o estresse. Quando o fizermos e este esteja sob controle, então poderemos sim começar um tratamento para fortalecer o cabelo e para que este volte a recuperar sua densidade.

Sofre com dermatite seborreica

A dermatite seborreica, em certos casos, é produto do motivo anterior. O estresse pode fazer com que a cabeça coce, que descame o couro cabeludo e que, nos casos mais graves, até apresente alguma ferida por não podermos evitar coçar.

Esta causa também provoca perda de cabelo. Pois a dermatite enfraquece e afeta a pele do couro cabeludo, os folículos pilosos se enfraquem, se inflamam e não são capazes de agarrar bem cada fio de cabelo. O resultado é que o cabelo caia e perder densidade capilar.

A solução se encontra em tratar primeiro as causas que podem estar causando este problema, por exemplo, o estresse. Depois, encontrar o produto adequado que elimine a coceira e resolva esta condição.

Depois disso, podemos iniciar um processo para recuperar a densidade do cabelo e que este deixe de cair.

As mudanças de estação fazem o cabelo cair

Talvez você não se encontre em nenhuma das circunstâncias anteriores, porém, existem duas épocas do ano nas quais seu cabelo cai de maneira irremediável. Já parou para pensar quando isso acontece? É bem provável que seja na primavera e no outono.

Ainda que a queda de cabelo estacional espontânea possa nos aterrorizar, a verdade é que não se preocupe. É algo momentâneo que não perdurará com o tempo e que tem a ver com a época do ano na qual nos encontramos.

O cabelo perdido devido as mudanças de estação é recuperado. Assim que não temos que nos alarmar por essa queda que parece que não deixará fio algum. Além disso, o que nosso cabelo está fazendo é se renovando, o caso é que nestas épocas cai com maior abundância.

Saiba também Como prevenir a queda do cabelo

Mulher percebendo a queda do seu cabelo na escova

Se nos preocupamos muito porque o cabelo está caindo, podemos procurar um médico ou um dermatologista que indicará se a perda de cabelo é momentânea e não devemos ficar alarmados ou se temos que iniciar algum tratamento.

Em certos casos, a perda de cabelo é produto de uma nutrição deficiente, de alguma mudança hormonal, de problemas metabólicos ou, simplesmente, fruto da genética. No entanto, antes de realizar um diagnóstico sozinho, procure um especialista para tirar as dúvidas.

Você conhece a razão da queda do seu cabelo? Está consciente de que em alguns momentos do ano o cabelo cai mais e alguns menos? A maioria dos problemas capilares pode ser resolvida, principalmente se tratada a tempo.