7 alimentos que ajudarão a diminuir a hipertensão em 15 dias

· 6 de fevereiro de 2019
Para controlar nossa hipertensão é fundamental que evitemos hábitos prejudiciais como o cigarro e que procuremos melhorar nossa dieta e incluir alimentos que nos ajudem a depurar toxinas.

Sabemos que a hipertensão depende de muitos fatores. Agora, tudo aquilo que entre pela boca é sempre determinante na hora de diminuir a hipertensão e desfrutar de uma tensão arterial equilibrada.

Depende de nós cuidar de um dos cavalos de guerra mais perigosos para a nossa saúde cardiovascular, esse inimigo que muitas vezes descuidamos e que sempre dá seus primeiros sintomas da forma mais perigosa.

Não é tarde para começar a mudar costumes. Para nos movermos um pouco mais e enfrentarmos o sedentarismo. Para gerirmos muito melhor o estresse, deixar hábitos como o cigarro e, porque não, comer muito melhor.

Nós propomos o seguinte: abra mão do consumo de sal e introduza estes 7 alimentos em sua dieta diária.

Se, além disso, você se animar a praticar exercícios, temos certeza de que em 15 dias desfrutará de uma pressão arterial mais equilibrada.

Vale a pena tentar.

1. A beterraba

Beterraba para diminuir a hipertensão

Tanto os nitratos quanto os nitritos presentes nas beterrabas são compostos básicos para o nosso sistema metabólico e, em geral, para regular nossa tensão arterial.

  • O óxido nítrico melhora a vasodilatação arterial. Daí que todos aqueles alimentos ricos em nitratos são maravilhosos para cuidar de nossa saúde cardiovascular.
  • A beterraba é, sem dúvidas, nossa melhor aposta, nossa melhor aliada para toda dieta que procure equilibrar a pressão.

Por isso, não deixe de consumi-la de forma natural em suas saladas ou em adequados sucos combinados com outras frutas como as maçãs ou inclusive as uvas. Delicioso!

Leia também: Como reduzir os níveis de açúcar, colesterol e ácido úrico com água de alcachofra

2. O alho

Este dado é curioso: antes que o alho fosse esse ingrediente essencial em nossa cozinha, foi usado como medicamento.

  • O alho picado ou socado se usava exclusivamente na Grécia antiga, tanto para curar feridas tanto para diminuir a pressão arterial.
  • O alho também reduz o colesterol, graças às suas lipoproteínas de baixa densidade (LDL).

Não há nada mais saudável do que consumir um dente de alho em jejum!

3. O ácido graxo ômega 3

Alimentos para diminuir a hipertensão

O óleo de peixe, o abacate ou o azeite de oliva extra virgem são alimentos ricos em ácidos graxos naturais ômega 3.

Este tipo de gorduras “saudáveis” são grandes artífices de uma boa saúde cardíaca.

  • Nos ajudam a ter vasos sanguíneos mais fortes e elásticos, melhorando assim nossa circulação sanguínea para evitar os picos que derivam na hipertensão.
  • Sabe-se que o ácido ômega 3 docosahexaenoico de cadeia larga (DHA) é imprescindível na dieta das pessoas hipertensas.

Assim, não descuide de consumir salmão para jantar, temperar as saladas com óleo de linhaça ou azeite de oliva e incluir um punhado de nozes em seu café da manhã.

4. Couve galega para diminuir a hipertensão

Seu sabor é intenso, é preciso mastigá-la bem e não é do agrado de todo mundo. Porém, é conveniente incluí-la semanalmente em nossa alimentação.

  • A couve galera é um dos poucos “superalimentos” que por si só ganha esse apelido. Dispõe de mais vitaminas, minerais e antioxidantes do que o espinafre.
  • Porém, a razão pela qual a couve galera pode diminuir a pressão arterial alta é devido ao seu perfil nutritivo: é muito rica em magnésio, potássio e vitamina C.
  • Todos esses componentes vão nos ajudar a regular nossa hipertensão.

Descubra estes 8 hábitos ruins para a saúde do seu coração

5. A aveia

A aveia é um cereal fabuloso, rico em fibra, pobre em gordura e, além disso, com pouquíssimo sódio, um mineral que tende a aumentar nossa pressão arterial.

  • A aveia, assim como sua farinha, é maravilhosa para incluir diariamente em nossa dieta, seja no café da manhã ou tirando proveito dela através de seus pães, biscoitos…

Além disso, combine-a com mel e com frutas deliciosas e cuide-se muito melhor!

6. As bananas

Banana para diminuir a hipertensão

Em apenas uma banana encontramos um altíssimo nível de potássio. De fato, se comermos uma por dia, disporemos quase de 10% do valor diário recomendado deste mineral.

  • Como já sabe, o potássio é imprescindível para manter nossa saúde renal em bom estado.
  • Enquanto que o sódio nos inflama e aumenta o nível de líquidos acumulados, o potássio favorece uma correta circulação sanguínea, além de um bom efeito diurético.

Também não podemos nos esquecer de que as bananas nos dão energia, assim…. Porque não comê-las com mais frequência?

7. O iogurte natural

Iogurte para diminuir a hipertensão

O iogurte, para surpresa de muitos, dispõe de dois componentes ideais para diminuir a hipertensão: cálcio e probióticos.

  • Uma deficiência de cálcio pode aumentar a curto prazo a pressão sanguínea; algo tão fácil como incluir um iogurte em nossa dieta pode fazer com que obtenhamos cálcio e, antes de tudo, probióticos.
  • Uma flora intestinal forte e saudável nos ajuda a absorver melhor os nutrientes e a ter um sangue livre de toxinas para favorecer assim uma boa circulação.

Não deixe de seguir estes conselhos para ver resultados em 15 dias.

Por fim, inclua estes alimentos em sua dieta. E lembre-se de fazer check ups periódicos para combater este assassino silencioso: a hipertensão.

  • Lopes, H. F., Barreto-Filho, J. A. S., & Riccio, G. M. G. (2003). Tratamento não-medicamentoso da hipertensão arterial. Rev Soc Cardiol Estado de São Paulo13(1), 148-55.
  • Basho, S. M., & Bin, M. C. (2010). Propriedades dos alimentos funcionais e seu papel na prevenção e controle da hipertensão e diabetes. Interbio4(1), 48-58.
  • de Mattos, M. A., de Souza Filho, M. D., de Mello, D. B., & Dantas, E. H. M. (2010). Consumo alimentar, pressão arterial e controle metabólico em idosos diabéticos hipertensos. Rev Bras Cardiol23(3), 162-170.