6 propriedades e benefícios da farinha de algaroba

21 de julho de 2019
A farinha de algaroba, entre outras propriedades saudáveis, ajuda a reduzir os níveis de colesterol. Além disso, seu conteúdo em gordura é muito baixo. O que é de grande ajuda para o controle do peso.

A farinha de algaroba é um tipo de farinha obtida de um legume. A algaroba é muito nutritiva e saudável. Por isso, é utilizada como substituta do cacau no preparo de várias receitas, como bolos, biscoitos, tortas ou bebidas. Conhece suas interessantes propriedades? Convidamos a todos a descobri-las neste artigo.

O que é a algaroba?

A algaroba é fruto da Algaroba, Ceratonia siliqua. É uma árvore originária da Bacia do Mediterrâneo e pertence à família das Fabáceas. Portanto, apresenta-se na forma de vagem com sementes em seu interior.

A algaroba é uma vagem de uns 10-20 centímetros de comprimento. Quando alcança a maturidade, no final do verão, adquire uma cor parda e um delicioso sabor doce.

Para fazer a farinha de algaroba é necessário retirar as sementes e posteriormente desidratá-las. Em seguida, são tostadas e moídas para se obter um pó muito fino. Este pó já está pronto para poder ser utilizado na cozinha ou para adicionar em vitaminas, iogurtes ou qualquer alimento.

Composição nutricional da farinha de algaroba

Sementes de algarroba

A algaroba é rica em carboidratos e fibras dietéticas. Além disso, também fornece proteínas e gorduras saudáveis.

A farinha de algaroba é rica em carboidratoscontém aproximadamente 40-50% de açúcares, principalmente sacarose, glicose, maltose e frutose.

Apesar de ser rica em açúcares, por seu teor de fibras, estes açúcares são absorvidos de maneira mais lenta. Além disso, seu teor em açúcares segue sendo muito mais baixo com relação ao cacau.

Em sua composição também há uma boa porcentagem de proteínas. Ademais, é baixa em gorduras e estas são de qualidade, como ácido linoleico e ácido oleico. Também estão presentes vitaminas do grupo B, ferro, cálcio e potássio.

A farinha de algaroba possui uma cor marrom intensa, é naturalmente doce e tem um sabor muito peculiar. As receitas preparadas com farinha de algaroba combinada com canela, essência de baunilha ou raspas de cítricos, ficam deliciosas e saudáveis.

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Propriedades saudáveis da farinha de algaroba

O conteúdo em gorduras da farinha é muito baixo, enquanto que o cacau é rico em gorduras saturadas, que são prejudiciais para a saúde do coração. Além disso, muitos dos benefícios associados ao consumo da farinha de algaroba se devem à presença de fibras solúveis. 

Este tipo de fibra, contribui para a regulação da função intestinal e para a redução notável dos níveis de colesterol no sangue. É livre de glúten, por isso que é apta para os celíacos e intolerantes ao glúten.

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Os principais benefícios da farinha de algaroba

1. Controle do peso

Pesar-se constantemente é um dos erros que interferem na perda de peso

Utilizar farinha de algaroba nas receitas pode ajudar a manter um peso saudável e equilibrado.

A farinha de algaroba é praticamente nula em gorduras e, por isso, as preparações feitas com ela trazem menos calorias do que se levassem cacau como ingrediente. Isso favorece o alcance e a manutenção de um peso saudável.

Por outro lado, este legume também é muito rico em fibras solúveis, que permanecem um longo tempo no estômago, prolongam a sensação de saciedade e reduzem o apetite.

2. Fonte de ferro

O ferro é um mineral essencial para manter a função imune, ter um bom rendimento físico e mental, e produzir glóbulos vermelhos normais. Para assimilar melhor o ferro presente na algaroba, é necessário combiná-lo com alimentos ricos em vitamina C, como os cítricos.

3. Fornecimento de cálcio

O cálcio presente na algaroba é melhor aproveitado do que em outras fontes vegetais. Isso se deve ao fato do legume não conter oxalatos, compostos que inibem a absorção intestinal do mineral.

4. Redução dos níveis de colesterol no sangue

A farinha de algaroba ajuda a reduzir o colesterol

Por seu alto teor de fibras, este alimento pode ser um bom aliado para controlar os níveis altos de colesterol.

A fibra solúvel desse legume capta o colesterol e inibe sua absorção. Por conseguinte, o colesterol não passa para o sangue e é eliminado. Além disso, não contém tiramina. Esta substância que está contida no cacau, está relacionada com o aparecimento de dores de cabeça e o agravamento de enxaquecas.

5. Efeito pré-biótico

Suas fibras ajudam a melhorar a flora intestinal fermentativa. O legume é utilizado como antidiarreico, mas também é laxante, e favorece o peristaltismo correto. Além disso, favorece o tratamento de infecções e problemas gastrintestinais.

A fibra alimentar presente na algaroba forma géis no intestino, o que favorece a evacuação. Por outro lado, também tem efeito adstringente por seu teor em taninos.

6. Fonte de antioxidantes

A algaroba contém polifenóis que ajudam a reduzir o dano oxidativo e a manter as células saudáveis. Por isso, entre outras coisas, ajuda a prevenir os efeitos do envelhecimento prematuro.

Conhecia todas estas propriedades da farinha de algaroba? Agora que sabe o quão boa é para a sua saúde, não deixe de utilizá-la no preparo de suas receitas favoritas.

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