Aprenda a fazer deliciosas trufas de chocolate caseiras

· 30 de abril de 2019
Se você for amante de doces ou sobremesas, então vai adorar estas deliciosas trufas de chocolate que apresentaremos abaixo. Descubra tudo sobre elas com esta receita caseira.

O chocolate é um dos ingredientes mais importantes no mundo da confeitaria. Por essa razão, trazemos uma receita caseira para você fazer deliciosas trufas de chocolate, e se dar um presente de vez em quando.

Também mostraremos algumas variações da mesma receita, para que você possa compartilhá-las com quem quiser. Continue lendo!

As trufas

As trufas são doces muito parecidos com os bombons. São feitos com chocolate derretido, manteiga, açúcar, gemas de ovos e algumas vezes, creme de leite.

Ela é conhecida por esse nome porque a sua textura e tamanho é semelhante ao de um fungo chamado da mesma maneira: “trufa”. Sua origem ocorre na Bélgica, mas tornou-se tão popular que foi comercializada no resto do mundo. Ela também tem variações de todos os tipos, desde trufas de chocolate, até de frutas.

Portanto, não fique com vontade de acalmar um desejo por medo daquelas odiosas calorias extras. Também ensinaremos como prepará-las com ingredientes light, para que você possa cuidar da sua forma e da sua saúde. Descubra como fazer deliciosas trufas de chocolate no conforto da sua casa.

Deliciosas trufas de chocolate

Deliciosas trufas de chocolate

1. Trufas de chocolate tradicionais

Para começar, as trufas se caracterizam por sua textura e sabor. Além disso, elas são muito fáceis de preparar. E, finalmente, os ingredientes de que você precisa já podem estar ao seu alcance na sua despensa.

Ingredientes:

  • ½ xícara de manteiga (60 g).
  • 1 lata de leite condensado (340 g).
  • 1 barra de chocolate amargo (200 g).
  • 2 colheres de sopa de coco ralado (30 g).
  • 6 pacotes de biscoitos maria (400 g).
  • 1 colher de sopa de chocolate granulado (15 g).
  • 1 colher de sopa granulados coloridos (15 g).

Preparação:

  1. Primeiro, triture os biscoitos maria no liquidificador. Reserve.
  2. Em seguida, em uma panela pequena, derreta a manteiga e o chocolate até que ambos estejam bem integrados.
  3. Depois, em uma tigela, misture o leite condensado com o chocolate derretido e adicione os biscoitos esmagados. Você deve deixá-lo em sua geladeira por pelo menos 30 minutos.
  4. Então, após o tempo correspondente, retire da geladeira e forme algumas bolas com a massa.
  5. Finalmente, passe algumas trufas pelo chocolate granulado, outras pela granulados coloridos, e outras pelo coco ralado, e pronto.
Deliciosas trufas de chocolate de baixa caloria

Descubra: Isso é o que acontece no seu corpo quando você come chocolate amargo

2. Deliciosas trufas de chocolate de baixa caloria

Com as sobremesas que incluem chocolate, como nesta ocasião, parece que pode não ser possível prepará-las de forma que sejam baixas em calorias, e recomendadas para consumo quando você está em dietas especiais, ou cuidando de sua forma. No entanto, é possível seguindo estes passos:

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chocolate amargo em barras (200 g).
  • ½ xícara de amêndoas (60 g).
  • 4 colheres de creme light de baunilha (60 g).
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha (15 g).
  • ½ xícara de coco ralado (60 g).

Preparação:

  1. Em primeiro lugar, coloque o chocolate amargo, o creme light e a essência de baunilha em uma panela pequena em banho-maria, e misture até derreter.
  2. É importante lembrar que a consistência deve ser semelhante à de um creme. Portanto, não fique tentado acrescentar água para torná-lo menos espesso.
  3. Como você pode ver, esta deliciosa trufa de chocolate não contém açúcar na receita. Portanto, não inclua.
  4. Logo então, uma vez obtida a consistência desejada, despeje o conteúdo em formas para trufas e leve-as ao refrigerador por pelo menos 4 horas.
  5. Posteriormente, após o tempo decorrido, coloque-as em um prato, e retire-as dos moldes onde estavam, com a ajuda de uma colher pequena.
  6. Finalmente, polvilhe coco ralado e amêndoas, para dar aquele toque extra de sabor e sensação crocante, quando forem mordidas.

Leia também: Prepare estes deliciosos biscoitos caseiros e surpreenda as suas visitas

3. Deliciosas trufas de chocolate com acompanhamento de frutas

Deliciosas trufas de chocolate com acompanhamento de frutas

Finalmente, se há uma receita que se destaca entre as sobremesas, e que pode ser combinada com o melhor das frutas doces e cítricas, é essa. Além disso, você verá que, para prepará-la, deve levar apenas 20 minutos, e não encontrará muitas complicações.

Ingredientes:

  • 1 ½ xícara de chocolate meio amargo (180 g).
  • 2 colheres de sopa de leite líquido (30 ml).
  • 3 colheres de sopa de manteiga (45 g).
  • 2 xícaras de açúcar refinado (240 g).
  • 2 gemas
  • 6 figos (80 g).
  • 2 ½ xícaras de amoras (300 g).
  • 2 colheres de sopa de vinho xerez (30 ml).
  • ½ xícara de chocolate em pó (60 g).

Preparação:

  1. Em primeiro lugar, use uma panela pequena e condicione-a ao banho-maria.
  2. Logo então, derreta os ingredientes juntos: chocolate, açúcar, xerez, leite líquido, manteiga, e gema de ovo.
  3. Posteriormente, misture bem os ingredientes e, pouco a pouco, encontrará a consistência necessária para a receita. Lembre-se, tem que ser como um creme. Não use água.
  4. Reduza o fogo enquanto encontra a consistência da mistura cremosa, desligue o fogo, e deixe descansar por 10 minutos.
  5. Assim que estiver prestes a terminar, despeje o conteúdo nos moldes de trufas, leve para a geladeira e deixe endurecer por 4 horas.
  6. Finalmente, retire-as da geladeira e coloque-as em um prato, onde você vai polvilhar chocolate em pó, que contrastará em gosto com os figos e as amoras que acompanharão as trufas.