Benefícios do óleo essencial de citronela respaldados pela ciência

13 Agosto, 2020
O óleo essencial de citronela é conhecido pela sua capacidade de repelir insetos naturalmente. No entanto, além disso, ele tem outros usos interessantes. Convidamos você a descobri-los a seguir.
 

Os benefícios do óleo essencial de citronela têm sido objeto de pesquisas nos últimos anos. Assim, foi determinado que ele apresenta efeitos interessantes contra algumas infecções e problemas de pele. Alguns até sugerem que ele ajuda a combater o excesso de peso, desconfortos gastrointestinais e favorece a cura de machucados decorrentes de pancadas. Então, o que acha de aprender mais sobre ele?

Para começar, devemos lembrar que este produto é obtido a partir da destilação de uma planta asiática pertencente ao gênero Cymbopogon. Ela também é conhecida como “bálsamo de limão” devido ao seu característico aroma cítrico floral. Além disso, a planta pode medir até um metro e meio e se distingue por suas folhas verdes com nervuras.

O que a ciência diz sobre os benefícios do óleo essencial de citronela?

Uma revisão publicada na Current Drug Discovery Technologies destaca o potencial terapêutico do óleo essencial de citronela. Especificamente, comenta que ele contém componentes como citronelal, citronelol e geraniol, que lhe conferem efeitos antioxidantes, antimicrobianos e curativos.

Atualmente, é um produto amplamente utilizado como repelente natural de insetos, pois a Agência de Proteção Ambiental (EPA) reconhece que é eficaz e não tóxico. No entanto, além disso, ele tem recebido outras formas de aplicações. Vejamos algumas que são apoiadas pela ciência.

Repelente de insetos

Não é por acaso que um dos benefícios mais importantes do óleo essencial de citronela é seu uso como repelente de insetosOs estudos realizados nesse sentido garantem que ele pode ajudar a prevenir picadas de mosquito.

 

Uma revisão publicada na Tropical Medicine & International Health constatou que o óleo essencial de citronela combinado com vanilina, um composto orgânico da fava da baunilha, fornece um efeito protetor contra mosquitos que dura até três horas.

Repelentes contra os mosquitos
Um dos usos mais difundidos da citronela é como repelente de mosquitos.

Talvez você também possa se interessar: Óleo de citronela: um bom repelente de mosquitos, piolhos e pulgas

Agente antifúngico

Em pesquisas recentes, como uma publicada na revista Applied Microbiology and Biotechnology, o óleo essencial de citronela mostrou ter atividade antifúngica. Ou seja, pode ajudar a enfraquecer ou eliminar alguns tipos de fungos que causam problemas de saúde, como o Aspergillus niger.

Esse microrganismo é uma causa frequente de infecções no sistema respiratório, especialmente em pacientes com um sistema imunológico enfraquecido. No estudo, o óleo de citronela ajudou a destruir a parede celular dos fungos e a combater microrganismos dentro da célula. Portanto, os pesquisadores determinaram que ele pode servir como um fungicida natural e ecológico.

São necessárias mais pesquisas, mas deve-se notar que, em 2016, um estudo publicado na revista médica Acta Odontologica Scandinavica também descobriu que este produto pode ser útil contra fungos como a Candida Albicans.

 

Cicatrização de feridas

Outro dos benefícios conhecidos do óleo essencial de citronela é na cicatrização de feridas da pele. É recomendado até para pacientes com neuropatia diabética, cujas feridas são mais difíceis de curar. Através de um estudo publicado na Frontiers in Pharmacology, descobriu-se que este óleo tem o potencial de acelerar a cicatrização de feridas.

Os pesquisadores observaram que, em particular, teve efeitos interessantes contra a cicatrização de feridas infectadas por Candida em camundongos diabéticos. Em geral, eles concluíram que este é um produto com efeitos antifúngicos e anti-inflamatórios. 

Perda de peso

Por si só, o óleo essencial de citronela não é uma fórmula milagrosa para a perda de peso. No entanto, acredita-se que possa ser uma ajuda para as pessoas que estão nesse processo. Um estudo publicado na revista Nutrients constatou que a inalação do óleo essencial de citronela diminui os desejos por comida e, consequentemente, o ganho de peso.

Cicatrização de feridas
Outro uso interessante da citronela é na cicatrização de feridas.

Não deixe de ler: Perda de peso: hábitos saudáveis ​​que a prejudicam

Outros benefícios do óleo essencial de citronela

 

O óleo essencial de citronela também é usado na aromaterapia para outros fins terapêuticos. No entanto, muitas dessas aplicações ainda carecem de pesquisas. De qualquer forma, dados anedóticos sugerem que ele pode servir como um complemento para certos problemas. Estes incluem:

  • Espasmos estomacais e gastrite nervosa.
  • Dor reumática, como a causada pela artrite.
  • Dores musculares.
  • Dor de cabeça de tensão e enxaqueca.
  • Hiperidrose
  • Fadiga e estresse.

Seu modo de utilização varia de acordo com os benefícios que você deseja obter. Como repelente, recomenda-se combinar entre 10 e 15 gotas para cada 30 ml de água. Além disso, também pode ser colocado em um difusor para dispersar seu aroma nos ambientes da casa.

Além disso, 15 gotas podem ser combinadas com 30 ml de creme corporal ou óleo transportador (coco, azeitona ou jojoba) para usá-lo através de massagens. O que você acha de tentar?

 
  • Sharma, R., Rao, R., Kumar, S., Mahant, S., & Khatkar, S. (2018). Therapeutic Potential of Citronella Essential Oil: A Review. Current Drug Discovery Technologies, 16(4), 330–339. https://doi.org/10.2174/1570163815666180718095041
  • Kongkaew, C., Sakunrag, I., Chaiyakunapruk, N., & Tawatsin, A. (2011). Effectiveness of citronella preparations in preventing mosquito bites: Systematic review of controlled laboratory experimental studies. Tropical Medicine and International Health16(7), 802–810. https://doi.org/10.1111/j.1365-3156.2011.02781.x
  • Li, W. R., Shi, Q. S., Ouyang, Y. S., Chen, Y. B., & Duan, S. S. (2013). Antifungal effects of citronella oil against Aspergillus niger ATCC 16404. Applied Microbiology and Biotechnology97(16), 7483–7492. https://doi.org/10.1007/s00253-012-4460-y
  • de Almeida, L. de F. D., de Paula, J. F., de Almeida, R. V. D., Williams, D. W., Hebling, J., & Cavalcanti, Y. W. (2016). Efficacy of citronella and cinnamon essential oils on Candida albicans biofilms. Acta Odontologica Scandinavica74(5), 393–398. https://doi.org/10.3109/00016357.2016.1166261
  • Kandimalla R, Kalita S, Choudhury B, Dash S, Kalita K, Kotoky J. Chemical Composition and Anti-Candidiasis Mediated Wound Healing Property of Cymbopogon nardus Essential Oil on Chronic Diabetic Wounds. Front Pharmacol. 2016;7:198. Published 2016 Jun 30. doi:10.3389/fphar.2016.00198