6 hábitos que danificam sua saúde pulmonar

· 12 de abril de 2019
O oxigênio é o combustível de seus pulmões. Ter uma boa saúde pulmonar te ajudará a respirar bem e a estar saudável.

Os pulmões dão vida ao seu corpo, mas é necessário cuidar deles, evitando certos hábitos que danificam a saúde pulmonar. Respire e traga vitalidade para o seu corpo, não deixe que os maus hábitos afetem seu bem-estar.

O pulmão é um órgão de superfície extensa e vulnerável. Sua função é captar oxigênio do meio ambiente para viver e ajudar a expulsar gases nocivos para o organismo.

Mulher com dificuldade para respirar

Quais hábitos danificam a saúde pulmonar?

Quando falamos de saúde pulmonar, referimo-nos à prevenção e ao manejo das doenças pulmonares. A saúde pulmonar busca compreender a relação entre o indivíduo e o ambiente que o rodeia.

Entre as diferentes doenças pulmonares pode-se encontrar a asma, a bronquite ou qualquer inflamação nos pulmões ou vias respiratórias. No entanto, estas doenças não surgem espontaneamente, estão frequentemente vinculadas aos maus hábitos que praticamos todos os dias.

Aprenda sobre este tema: Exercícios de respiração que ajudam a relaxar

Aqui conhecerá 6 hábitos que danificam sua saúde pulmonar. Evite a prática destas prejudiciais rotinas e verá como seus pulmões ficarão fortalecidos e terá uma vida saudável. Respire e encha seu corpo de vitalidade!

Uma boa saúde pulmonar permite respirar bem

1. Falta de atividade esportiva

Praticar exercício ajuda os pulmões a transportarem mais oxigênio. Dessa maneira, proporcionam energia, assim como eliminam uma maior concentração de dióxido de carbono do organismo. Caso não pratique esportes e leva uma vida sedentária, sua saúde pulmonar se verá afetada.

O esporte te enche de energia e limpa os pulmões, ademais, estimula o sistema nervoso. É possível realizar a atividade esportiva que preferir, mas não fique em casa sem fazer nada. Ative seu corpo!

Geralmente, a falta de atividade física é uma causa para o cansaço físico e mental. O sedentarismo não é saudável. Assim que, deixe de lado a rotina e pratique esportes para melhorar sua saúde pulmonar.

2. Não praticar exercícios de respiração

No dia a dia, costumamos esquecer como respirar corretamente e por isso, algumas vezes, nos sentimos mais cansados. Respirar é vital para o corpo, deixe de lado os pensamentos e dedique alguns minutos por dia para inspirar e expirar o ar tranquilamente.

Dessa maneira, deixará que o oxigênio entre em seus pulmões e vias respiratórias. Não permita que a pressa e o estresse te consumam. De fato, os exercícios de respiração não só ajudarão na saúde pulmonar, como também trarão a calma para realizar as tarefas pendentes.

3. Fumar

Fumar é um mau hábito e é um dos agentes causadores das doenças pulmonares. De fato, o cigarro ou tabaco contém nicotina e esta afeta o correto funcionamento dos pulmões. O ato de fumar constantemente pode ser um fator de risco para o aparecimento do câncer de pulmão ou da DPOC (Doença pulmonar obstrutiva crônica), que faz com que o fluxo de ar se obstrua e haja dificuldade para respirar com normalidade.

Descubra: Motivos para parar de fumar agora mesmo

Deixar de fumar é ideal para a saúde pulmonar. Poderá respirar melhor e aumentará a qualidade de vida. O hábito de fumar se converte em um vício e a pessoa se torna viciada em nicotina. 

Parar de fumar contribui para a saúde pulmonar

4. Não limpar a casa e o espaço de trabalho

A limpeza da casa e do lugar de trabalho é fundamental para evitar o aparecimento de doenças pulmonares. O hábito de ter tudo desorganizado e não limpar é nocivo para os pulmões a longo prazo.

As partículas de pó acumuladas penetram nas vias respiratórias e não permitem a livre circulação do oxigênio. Mantenha seu espaço limpo, a limpeza é um hábito positivo porque te ajuda a ser mais organizado e higiênico.

5. Proteger-se do clima

Expor-se à chuva ou baixas temperaturas é um fator de risco para o aparecimento de gripe ou outras viroses. Antes de mais nada, caso for sair e vê que o tempo está nublado ou frio, lembre-se de se manter agasalhado.

Como é de se esperar, uma gripe mal curada ou as alergias ocasionadas pelas mudanças de clima afetarão a saúde pulmonar. Para evitá-las, agasalhe-se e consuma vitamina C para fortalecer o organismo dos vírus que se encontram no ambiente.

6. Uma má alimentação

Ainda que não acredite, a má alimentação é um mau hábito que afeta a saúde pulmonar. É por isso que o corpo precisa de vitaminas e minerais que fortalecerão os pulmões e vias respiratórias.

Inclua frutas e vegetais na dieta que ajudem na oxigenação do corpo. São alimentos ricos nas vitaminas C e E. Principalmente os cítricos, abacate e frutos secos.

Em resumo, estes 6 hábitos danificam sua saúde pulmonar e não permitirão que siga uma vida saudável. Deixe de lado estes maus costumes e traga para o seu corpo a qualidade de vida que precisa. Cuide de sua saúde pulmonar e respire!